Direto ao ponto

Agronegócio indiano na economia de plataforma

A startup Agrigator criou um ecossistema que favorece a colaboração para lidar com uma cadeia de fornecimento complexa similar à brasileira

Compartilhar:

Imagine colocar todas as partes interessadas de uma supply chain na mesma plataforma digital: compradores e vendedores de grãos, comerciantes, usinas, indústrias, exportadores e donos de frotas. Foi o que a startup Agrigator conseguiu fazer na Índia.

A empresa foi criada em 2019 por dois colegas do Indian Institute of Management Ahmedabad (IIMA), Udit Sangwan e Charu Chaturvedi, que notaram diversas lacunas no sistema de fornecimento que poderiam ser resolvidas com a ajuda de tecnologia. Uma delas era a grande fragmentação e o alto grau de complexidade da cadeia de fornecimento na Índia. Mais de 90% da venda dos grãos para moinhos e processadores na Índia é feita por corretores, por exemplo.

Atualmente, na Agrigator, o processo de transporte de produtos agrícolas não perecíveis é feito, com apenas alguns cliques, para mais de 2,5 milhões de processadores. O crescimento da demanda é constante e tem impacto positivo nos números. Em 2021 foram mais de 1,5 mil viagens, e o crescimento da receita no ano fiscal 2020-2021 foi de impressionantes 738%. A empresa cobra uma porcentagem por seus serviços e também tem uma taxa de associação para serviços premium. Até 2023 ela deverá estar presente em todo o território indiano.

Sangwan disse ao *BusinessToday.In* que as empresas enfrentam diversas ineficiências operacionais e não conseguem escalar seus negócios, o que pode ser facilitado com um ecossistema de produtos e serviços. A Agrigator, segundo ele, está criando novas soluções focadas nos stakeholders secundários, integrando compras, logística e financiamento. Vem sendo bem-sucedida no seu próprio financiamento, tendo levantado recursos de nomes conhecidos na Índia, como Sanjay Mehta, da 100X.VC; Manish Modi, da Mastermind Capital; e Apoorva Ranjan Shama, da Venture Catalyst, em duas rodadas de investimento.

__Leia mais: [E se a Great Resignation fosse uma grande oportunidade?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-se-a-great-resignation-fosse-uma-grande-oportunidade)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)