Business content, Comunidades: Gestão PME, Empreendedorismo

Além de gerar renda, empreendedorismo feminino contribui para sociedade igualitária

A crise decorrente da pandemia estimulou o empreendedorismo feminino no Brasil. Mas o sufoco financeiro não é o único incentivo para as mulheres
É colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Que a desigualdade de oportunidades afeta mais as mulheres do que os homens não é novidade. Ocorre que, com a eclosão da pandemia, as condições de trabalho e renda ficaram ainda piores para o público feminino – de diferentes formas e independentemente da região.

Nos Estados Unidos, onde as mulheres compunham 43% da força de trabalho, elas representaram [56% das perdas de empregos relacionadas à covid-19](https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/covid-19-and-gender-equality-countering-the-regressive-effects), segundo um relatório divulgado em julho de 2020 pela McKinsey. No Brasil, cerca de [3,1 milhões de mulheres simplesmente desistiram de procurar emprego](https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/09/recuperacao-do-emprego-tem-beneficiado-mais-homens-do-que-mulheres-no-brasil.shtml) no segundo trimestre de 2021, conforme um levantamento do jornal *Folha de S.Paulo*. Para efeitos de comparação, o total de homens desalentados – nome dado aos que gostariam, mas desistiram de trabalhar – ficou em 2,5 milhões.

Em meio a um cenário adverso, as mulheres buscam ser donas das próprias carreiras. O número de empreendedoras cresceu 40% em 2020, chegando a 30 milhões. É o equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), segundo informações da Rede Mulher Empreendedora (RME).

Mas esse avanço não vem sem desafios. Começa que, no Brasil, o empreendedorismo feminino é [mais por necessidade do que por paixão](https://vogue.globo.com/Vogue-Negocios/noticia/2021/07/necessidade-ou-paixao-mulheres-que-empreendem-por-falta-de-opcao-sao-maioria.html) – segundo a RME. Um levantamento do Sebrae, em parceria com o movimento Aladas, traz outro ponto: 78% das empreendedoras investem do próprio bolso ao abrir um negócio.

E ainda: apenas 4,7% das startups foram criadas exclusivamente por mulheres no país, segundo o estudo *[Female Founders Report 2021](https://materiais.distrito.me/mr/female-founders-report)*, produzido pelo Distrito Dataminer, em parceria com a B2Mamy e Endeavor. Ou seja: a desigualdade de gênero atinge até mesmo o ecossistema de inovação, que por vezes se vende como sendo um ambiente de diversidade e inclusão.

## Desenvolvimento das mulheres
Os dados acima reforçam que o caminho não é fácil para o empreendedorismo feminino. Ao [compreender a realidade das mulheres](https://www.revistahsm.com.br/post/onde-estao-as-mulheres-da-sua-empresa), dentro e fora dos negócios, é perceptível a necessidade de se criar oportunidades que incentivem e qualifiquem lideranças femininas – uma rede de apoio que seja capaz de transformar realidades, como a B2Mamy. A empresa capacita e conecta mães ao ecossistema de tecnologia e inovação, incentivando a liderança e liberdade econômica. Desde 2016, a B2Mamy capacitou mais de 30 mil mulheres.

A Rede Mulher Empreendedora também age no sentido de [integrar mulheres aos negócios](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-combate-a-violencia-contra-as-mulheres-e-meninas). Atuando desde 2010, a RME calcula que mais de 750 mil pessoas foram impactadas por seus programas e ações. Em todo Brasil, são 133 embaixadoras e 50 influenciadoras da RME. A organização conta ainda com um grupo no Facebook, com 88 mil membros, onde a sororidade (união feminina em busca de objetivos comuns, tendo como base a solidariedade e a empatia) é promovida por meio de discussões e ajuda mútua.

Além da capacitação, é possível qualificar essa categoria por meio de serviços que dinamizam a potencialidade e criam novas perspectivas de sucesso. É o caso de [Localiza Meoo](https://meoo.localiza.com/?utm_source=blog-hsm-comunidade&utm_medium=organico&utm_campaign=jussi-pp_localiza-meoo_topo_blog-hsm-comunidade_refarral_trafego_meoo-carro-inteligente_campanha_blog-hsh), serviço de carro por assinatura. A empresa oferece aluguel de veículos de forma prática, tranquila, econômica e transparente às usuárias.

Com diferentes categorias para aluguel, Localiza Meoo se aplicada a qualquer tipo de negócio – conforme os objetivos da empreendedora. Há carros compactos e ágeis para deslocamento ou com espaço de sobra para transportar mercadorias. Há para quem precisa de carros com mais estilo ou para comportar toda a família. Seja qual for a realidade, as empreendedoras têm em Localiza Meoo uma parceira para solucionar os desafios do dia a dia.

## Empoderamento econômico
Por que as mulheres empreendem? Pode ser para aumentar o rendimento mensal, passar mais tempo com a família, ter a sensação de que é dona das próprias demandas. Mas [empreender também pode ser uma questão de segurança para mulheres](https://www.revistahsm.com.br/post/mercado-de-trabalho-precisamos-falar-sobre-jovens-e-mulheres).

Determinados tipos de [violência de gênero](https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/04/02/empreendedorismo-pode-ajudar-a-salvar-mulheres-em-situacao-de-violencia.htm) acontecem a partir do controle que o agressor tem sobre a vítima, incluindo o controle financeiro. Levantamento desenvolvido pelo Núcleo de Violência Doméstica da Promotoria de Justiça de Taboão da Serra (SP), entre de 2012 e 2016, constatou que 30% das mulheres que sofreram violência e não denunciaram estavam em situação de risco por dependerem economicamente do agressor.

A partir dessa perspectiva, o empreendedorismo atua não apenas como uma alternativa de renda: também é um investimento na independência, segurança e liberdade da mulher.

Outro fator que intensifica a importância do empreendedorismo: [a presença de líderes do gênero feminino contribui para uma sociedade mais igualitária](https://www.mitsloanreview.com.br/post/mulheres-no-mercado-de-trabalho-por-que-o-avanco-e-tao-lento). O report da Distrito menciona um estudo realizado pela Kauffman Fellows, em 2019, onde se observou que empresas com ao menos uma fundadora mulher e uma c-level empregam seis vezes mais mulheres que times compostos por homens na liderança.

Como se vê, a pandemia pode até ter estimulado o empreendedorismo feminino no Brasil. Mas sair do sufoco financeiro não é, nem de longe, o único benefício desse movimento. Se pretendemos ter uma sociedade menos desigual, vamos precisar de mais empresas criadas e lideradas por mulheres.

__*A Comunidade: Gestão PME é uma coprodução HSM Management, Localiza Meoo e Confraria do Empreendedor.*__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança