Uncategorized

App brasileiro conecta pessoas interessadas em mudar o mundo pela tecnologia

Elaborado para a Singularity University, o SU App, aplicativo desenvolvido por brasileiros conecta pessoas interessadas em usar a tecnologia para mudar o mundo, recebeu a funcionalidade de chat, aproximando ainda mais a sua comunidade frente ao futuro e à resolução dos problemas mais urgentes do mundo

Compartilhar:

Comunidade que reúne milhares de usuários em mais de 159 países, a _Singularity University_ disponibiliza uma nova funcionalidade no aplicativo SU App. Com o chat, o aplicativo amplia  sua experiência quanto à troca de informações, pesquisas e dados em áreas como inteligência artificial, robótica e biologia digital. A atualização da plataforma,  desenvolvida pela brasileira [Cheesecake Labs](https://cheesecakelabs.com//?utm_source=AI), foi apresentada durante o [SingularityU Brazil Summit 2019](https://www.hsm.com.br/singularityu-brazil-summit-2019/).

O Summit, que reuniu cientistas, formadores de opinião, especialistas e empreendedores em São Paulo, contou com a presença da Cheesecake Labs. Em um stand pensado para estar alinhado com o propósito do evento, a startup, que busca criar uma nova maneira de desenvolver colaborativamente produtos e soluções, coletou entre os participantes ideias para solucionar os principais desafios do Brasil em diferentes áreas, como educação, finanças, infraestrutura, segurança pública e alimentação. A ideia é estimular a inclusão de mais usuários na plataforma, além de reforçar a discussão a respeito dos temas citados.

Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake Labs, explica que o app conecta milhares de pessoas que participam dos cursos e eventos da Singularity University, possibilitando a realização de projetos e a continuidade do aprendizado. “No Summit, pudemos divulgar a ferramenta para um público variado. Algumas pessoas já tinham o aplicativo, mas não sabiam que podiam conversar com pessoas da mesma área de interesse. Por isso, levamos uma TV touch screen onde elas podiam testar a funcionalidade. Como qualquer pessoa pode acessar o aplicativo, mesmo quem não fez os cursos se interessou em participar. Tivemos um retorno positivo com várias pessoas baixando o app na hora”, completa.

O fato de ter sido uma empresa brasileira que desenvolveu a plataforma para uma comunidade internacional sediada em uma base da Nasa, no Vale do Silício, também chamou atenção de quem participou do evento. “Nosso stand ficou bem localizado, entre grandes parceiros da Singularity University, como a HSM e a Deloitte. Com isso, conseguimos mostrar nosso trabalho e enfatizar que uma startup catarinense está inserida em projetos de inovação como este”, explica Marcelo.  

A versão inicial desenvolvida pela Cheesecake Labs foi uma plataforma somente para web em 2015. Hoje, está disponível também em iOS e Android e pode ser usada por qualquer pessoa interessada em explorar novas oportunidades e suas implicações, utilizando tecnologias exponenciais,  para mudar o mundo. Ainda neste ano, serão desenvolvidas novas funcionalidades, algumas delas críticas para possibilitar ainda mais o direcionamento desta comunidade global, reunindo discussões específicas com players importantes do mercado global, com a possibilidade de serem acessíveis para pessoas do mundo todo.

**Singularity University Brasil**

No SU Summit, a Singularity University anunciou a primeira unidade no Brasil. Em parceria com a HSM, a instituição abriu vagas para mentores. “Há alguns requisitos que as pessoas interessadas devem cumprir. Elas podem se manter informadas pela plataforma e se conectar com outros pesquisadores antes de se inscrever”, sugere Marcelo.

Estes professores serão certificados [SU](https://www.hsm.com.br/singularityubrazil/faculty/) em capacidades como liderança, inovação, tecnologias exponenciais, por exemplo. A programação iniciará no segundo semestre de 2019.

**Sobre a Cheesecake Labs**

Nascida em 2013, a [Cheesecake Labs](https://cheesecakelabs.com//?utm_source=AI) é uma empresa de design e desenvolvimento web & mobile que ajuda startups e empresas a aumentar seu impacto positivo por meio de tecnologia e de pessoas empoderadas. Com uma cultura disruptiva e com raízes no Vale do Silício, constrói produtos para diferentes indústrias em colaboração com startups e empresas dos EUA, Europa e Brasil. A Cheesecake Labs já desenvolveu mais de 100 aplicativos e impactou 46,5 milhões de usuários ao redor do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Nenhuma estratégia é melhor do que a lente que a criou

Empresas expostas aos mesmos dados, cenários e tendências frequentemente chegam a decisões opostas. O que explica essa diferença não é a informação disponível, mas a forma como cada organização interpreta a realidade.

Centauros corporativos: quem está no controle da inteligência?

Na mitologia grega, os centauros simbolizavam a convivência entre razão e instinto. Hoje, a união entre inteligência humana e artificial cria uma nova versão desse mito e desafia líderes a equilibrar produtividade, discernimento e autonomia em um mundo cada vez mais automatizado.

Cláusula de raio: proteção legítima ou barreira à concorrência?

Muito utilizada em contratos de locação em shopping centers, a chamada cláusula de raio impede que lojistas abram operações concorrentes em uma determinada área geográfica ao redor do empreendimento. Embora não seja considerada ilegal por si só, a prática tem sido cada vez mais questionada por seus potenciais impactos sobre a livre concorrência, a liberdade empresarial e os direitos dos consumidores. O artigo analisa a evolução do entendimento dos tribunais e do CADE sobre o tema e discute os critérios que devem orientar a avaliação de sua legalidade.

Isolamento nas empresas não é só físico: é cultural

Nem sempre a queda de engajamento está relacionada à falta de motivação individual. Muitas vezes, ela surge em ambientes onde as pessoas deixam de se sentir ouvidas, evitam discordar e aprendem que é mais seguro permanecer em silêncio.

Estratégia
8 de setembro de 2026 18H00
Empresas expostas aos mesmos dados, cenários e tendências frequentemente chegam a decisões opostas. O que explica essa diferença não é a informação disponível, mas a forma como cada organização interpreta a realidade.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

10 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
8 de setembro de 2026 14H00
Na mitologia grega, os centauros simbolizavam a convivência entre razão e instinto. Hoje, a união entre inteligência humana e artificial cria uma nova versão desse mito e desafia líderes a equilibrar produtividade, discernimento e autonomia em um mundo cada vez mais automatizado.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
8 de setembro de 2026 08H00
Muito utilizada em contratos de locação em shopping centers, a chamada cláusula de raio impede que lojistas abram operações concorrentes em uma determinada área geográfica ao redor do empreendimento. Embora não seja considerada ilegal por si só, a prática tem sido cada vez mais questionada por seus potenciais impactos sobre a livre concorrência, a liberdade empresarial e os direitos dos consumidores. O artigo analisa a evolução do entendimento dos tribunais e do CADE sobre o tema e discute os critérios que devem orientar a avaliação de sua legalidade.

Daniel Cerveira - sócio do escritório Cerveira, Bloch, Goettems, Hansen & Longo Advogados Associados e Coordenador da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF - Associação Brasileira de Franchising

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de setembro de 2026 14H00
Muito além da programação e da montagem de robôs, o artigo mostra como a robótica educacional está ajudando estudantes a pensar criticamente, experimentar, colaborar e criar soluções para problemas reais, conectando aprendizagem, propósito e impacto social desde a escola.

André Brandão Sala - CEO da Robomind

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de setembro de 2026 08H00
O Brasil já demonstrou sua capacidade de formar pesquisadores altamente qualificados. O desafio agora é fortalecer as pontes entre universidades, empresas, investidores e empreendedores para que a produção científica gere mais inovação, competitividade e impacto social.

Luiz Caires, PhD - Cofundador e CEO da Vyro Bio

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional
6 de setembro de 2026 15H00
Nem sempre a queda de engajamento está relacionada à falta de motivação individual. Muitas vezes, ela surge em ambientes onde as pessoas deixam de se sentir ouvidas, evitam discordar e aprendem que é mais seguro permanecer em silêncio.

Rodrigo Rovaris - Gerente de Gente & Gestão da Blendus

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Marketing & growth
6 de setembro de 2026 08h00
À medida que a produção de conteúdo se torna cada vez mais presente na vida profissional e pessoal, surge uma questão importante: estamos ampliando oportunidades ou naturalizando a ideia de que toda experiência, habilidade e momento da vida precisam ser convertidos em visibilidade, audiência e monetização?

Ingrid Spyker - sócia da Creator Economy

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
5 de setembro de 2026 14H00
A maioria das organizações sabe exatamente quanto faturou ontem. Poucas sabem quanto perderiam se amanhã não conseguissem operar. Ao discutir os impactos financeiros da indisponibilidade de sistemas, o artigo propõe uma mudança de perspectiva: cibersegurança não deve ser vista apenas como um investimento em tecnologia, mas como uma estratégia de proteção da receita, da continuidade operacional e da capacidade do negócio de seguir funcionando diante de incidentes cada vez mais frequentes.

Felipe Berneira - CEO da Pronnus Tecnologia

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
5 de setembro de 2026 08H00
À medida que a inteligência artificial assume atividades repetitivas e amplia a capacidade analítica das organizações, surge uma oportunidade para redefinir a gestão de pessoas. O artigo mostra como tecnologias aplicadas a remuneração, benefícios e bem-estar podem fortalecer decisões mais inteligentes e personalizadas, sem substituir aquilo que continua sendo exclusivamente humano: empatia, julgamento e liderança.

Natalia Ubilla - Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

3 minutos min de leitura
ESG, Cultura organizacional
4 de setembro de 2026 14H00
A busca por equidade de gênero não se encerra quando as mulheres conquistam um assento nas mesas de decisão. Ela continua na forma como suas ideias são recebidas, valorizadas e transformadas em influência. Ao discutir comunicação, liderança e protagonismo, o artigo mostra por que fortalecer a voz feminina é também uma estratégia para ampliar diversidade, inovação e resultados nas organizações.

Juliana Algodoal - PhD em Análise do Discurso e especialista em comunicação corporativa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo