Uncategorized

App brasileiro conecta pessoas interessadas em mudar o mundo pela tecnologia

Elaborado para a Singularity University, o SU App, aplicativo desenvolvido por brasileiros conecta pessoas interessadas em usar a tecnologia para mudar o mundo, recebeu a funcionalidade de chat, aproximando ainda mais a sua comunidade frente ao futuro e à resolução dos problemas mais urgentes do mundo

Compartilhar:

Comunidade que reúne milhares de usuários em mais de 159 países, a _Singularity University_ disponibiliza uma nova funcionalidade no aplicativo SU App. Com o chat, o aplicativo amplia  sua experiência quanto à troca de informações, pesquisas e dados em áreas como inteligência artificial, robótica e biologia digital. A atualização da plataforma,  desenvolvida pela brasileira [Cheesecake Labs](https://cheesecakelabs.com//?utm_source=AI), foi apresentada durante o [SingularityU Brazil Summit 2019](https://www.hsm.com.br/singularityu-brazil-summit-2019/).

O Summit, que reuniu cientistas, formadores de opinião, especialistas e empreendedores em São Paulo, contou com a presença da Cheesecake Labs. Em um stand pensado para estar alinhado com o propósito do evento, a startup, que busca criar uma nova maneira de desenvolver colaborativamente produtos e soluções, coletou entre os participantes ideias para solucionar os principais desafios do Brasil em diferentes áreas, como educação, finanças, infraestrutura, segurança pública e alimentação. A ideia é estimular a inclusão de mais usuários na plataforma, além de reforçar a discussão a respeito dos temas citados.

Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake Labs, explica que o app conecta milhares de pessoas que participam dos cursos e eventos da Singularity University, possibilitando a realização de projetos e a continuidade do aprendizado. “No Summit, pudemos divulgar a ferramenta para um público variado. Algumas pessoas já tinham o aplicativo, mas não sabiam que podiam conversar com pessoas da mesma área de interesse. Por isso, levamos uma TV touch screen onde elas podiam testar a funcionalidade. Como qualquer pessoa pode acessar o aplicativo, mesmo quem não fez os cursos se interessou em participar. Tivemos um retorno positivo com várias pessoas baixando o app na hora”, completa.

O fato de ter sido uma empresa brasileira que desenvolveu a plataforma para uma comunidade internacional sediada em uma base da Nasa, no Vale do Silício, também chamou atenção de quem participou do evento. “Nosso stand ficou bem localizado, entre grandes parceiros da Singularity University, como a HSM e a Deloitte. Com isso, conseguimos mostrar nosso trabalho e enfatizar que uma startup catarinense está inserida em projetos de inovação como este”, explica Marcelo.  

A versão inicial desenvolvida pela Cheesecake Labs foi uma plataforma somente para web em 2015. Hoje, está disponível também em iOS e Android e pode ser usada por qualquer pessoa interessada em explorar novas oportunidades e suas implicações, utilizando tecnologias exponenciais,  para mudar o mundo. Ainda neste ano, serão desenvolvidas novas funcionalidades, algumas delas críticas para possibilitar ainda mais o direcionamento desta comunidade global, reunindo discussões específicas com players importantes do mercado global, com a possibilidade de serem acessíveis para pessoas do mundo todo.

**Singularity University Brasil**

No SU Summit, a Singularity University anunciou a primeira unidade no Brasil. Em parceria com a HSM, a instituição abriu vagas para mentores. “Há alguns requisitos que as pessoas interessadas devem cumprir. Elas podem se manter informadas pela plataforma e se conectar com outros pesquisadores antes de se inscrever”, sugere Marcelo.

Estes professores serão certificados [SU](https://www.hsm.com.br/singularityubrazil/faculty/) em capacidades como liderança, inovação, tecnologias exponenciais, por exemplo. A programação iniciará no segundo semestre de 2019.

**Sobre a Cheesecake Labs**

Nascida em 2013, a [Cheesecake Labs](https://cheesecakelabs.com//?utm_source=AI) é uma empresa de design e desenvolvimento web & mobile que ajuda startups e empresas a aumentar seu impacto positivo por meio de tecnologia e de pessoas empoderadas. Com uma cultura disruptiva e com raízes no Vale do Silício, constrói produtos para diferentes indústrias em colaboração com startups e empresas dos EUA, Europa e Brasil. A Cheesecake Labs já desenvolveu mais de 100 aplicativos e impactou 46,5 milhões de usuários ao redor do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa precisa de um cargo ou de uma competência?

Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

O que CEOs e CFOs realmente avaliam nas reuniões de orçamento

Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

Quando a geopolítica entra pela porta da empresa

Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

O mito da falta de qualificação das pessoas com deficiência

Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Cultura organizacional
8 de agosto de 2026 08H00
A tecnologia já tornou possível identificar padrões, prever comportamentos e agir antes que problemas aconteçam. O desafio agora não é tecnológico, mas cultural: desenvolver lideranças capazes de tomar decisões baseadas em probabilidades e reorganizar a gestão em torno do que está prestes a acontecer, e não apenas do que já aconteceu.

Wilian Luis Domingues - CIO da Tempo

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
7 de agosto de 2026 14H00
A inteligência artificial deixou de ser apenas uma ferramenta de apoio para se tornar uma infraestrutura capaz de reorganizar decisões, processos e modelos de trabalho. Em um cenário marcado pelo avanço dos agentes inteligentes, o desafio das lideranças já não é implementar tecnologia, mas redesenhar a forma como humanos e máquinas colaboram para gerar valor.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de agosto de 2026 09H00
Programas de startups, laboratórios de inovação e investimentos em inteligência artificial tornaram-se comuns nas grandes organizações. O problema é que poucas conseguem transformar experimentação em resultado de negócio. O artigo discute como estruturar processos que convertam conhecimento externo em decisões estratégicas capazes de gerar crescimento, adaptação e vantagem competitiva.

Roberta Barros - Gerente de Strategy, Innovation & Ventures na Deloitte.

7 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
6 de agosto de 2026 17H00
Tarifas, conflitos geopolíticos, rupturas nas cadeias de suprimentos e mudanças regulatórias expõem uma fragilidade comum em muitas organizações: a dependência de um único cenário de futuro. Ao analisar os efeitos recentes do tarifaço sobre produtos brasileiros, o artigo argumenta que a verdadeira vantagem competitiva não está em prever corretamente o próximo choque, mas em construir operações capazes de se adaptar rapidamente a diferentes realidades sem comprometer resultados.

Átila Persici Filho - CINO, professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação.

12 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de agosto de 2026 08H00
Trinta e cinco anos após a criação da Lei de Cotas, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho continua sendo medida principalmente pelo número de contratações. O desafio agora é outro: garantir experiências de trabalho dignas, acessíveis e capazes de promover desenvolvimento, pertencimento e crescimento profissional.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de agosto de 2026 14H00
Promover talentos internos, contratar no mercado ou recorrer a executivos por projeto são decisões cada vez mais frequentes em empresas que crescem e se transformam. Mas a escolha mais importante acontece antes disso: compreender qual problema realmente precisa ser resolvido. O artigo discute por que muitas organizações se concentram em preencher posições rapidamente, quando deveriam dedicar mais tempo a entender a natureza, a duração e a complexidade dos desafios que enfrentam.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
5 de agosto de 2026 08H00
A mobilização que o maior evento esportivo do mundo desperta revelou algo poderoso sobre os brasileiros: nossa capacidade de nos unir em torno de um objetivo comum. Mas por que essa mesma energia raramente se traduz em avanços estruturais para o país?

Laura Jane Pereira de Souza - Administradora de empresas, consultora e mentora

8 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
4 de agosto de 2026 14H00
O retorno obrigatório ao trabalho presencial tem sido defendido como uma solução para desafios de gestão, colaboração e produtividade. O artigo propõe uma reflexão: organizações de alta performance gerenciam pessoas pela presença ou pelo valor que entregam?

Marta Ferreira

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
4 de agosto de 2026 de 2026
Durante um dos maiores congressos de RH do mundo, uma provocação ganhou destaque: o futuro da área não será definido por sua capacidade de justificar sua relevância, mas por demonstrar, com dados e resultados, o impacto que gera para o negócio. Em um cenário marcado por inteligência artificial, novas formas de trabalho e pressão crescente por resultados, o RH é chamado a assumir um papel cada vez mais estratégico.

Valéria Siqueira - Fundadora da Let’s Level

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de agosto de 2026 14H00
Christopher Nolan levou a Odisseia de volta às conversas contemporâneas. Este artigo aproveita a trajetória de Odisseu para discutir um dos desafios mais invisíveis das organizações: reconhecer quando estratégias que garantiram sobrevivência no passado passaram a limitar confiança, aprendizagem e crescimento no presente.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo