Uncategorized

Aprenda a aprender

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Compartilhar:

“O analfabeto do século 21 não será quem não souber ler e escrever, mas quem não souber aprender, desaprender e reaprender”, afirmou o futurista norte-americano Alvin Toffler (1928-2016). Saber aprender é determinante na sociedade contemporânea.

No mundo corporativo, este tema ganhou renovada ênfase com rubricas como “Lifelong learning” (habilidade de manter o ímpeto por aprender no curso da vida) e, mais recentemente, “learnability” (habilidade em aprender). Já existe, inclusive, um software que avalia o “quociente de aprendizagem”: Learnability Quotient (LQ). Desenvolvido pelo Manpower Group em parceria com a Hogan Assessments – líder em avaliações de personalidade –, o LQ demonstra como a capacidade de ser “ensinável” é um poderoso diferencial de carreira. Jonas Prising, diretor do Manpower Group, chega a afirmar que **a capacidade de aprender bem e rápido é o maior diferencial que um profissional pode ter hoje.**

“Aprendizagem” é definida pelo grupo como: “o desejo e a capacidade de rapidamente crescer e adaptar um conjunto de capacidades que possuímos, de modo a mantermo-nos empregáveis ao longo do período da vida em que estivermos ativos no trabalho”.

Por que as pessoas não aprendem?
——————————–

Três obstáculos podem ser identificados no caminho do aprendizado: 

1. O primeiro é a falta de foco: o excesso de informações pode ser tão ou mais nocivo que a falta de informações. A noção de que estamos _“afogados em informação, mas famintos por conhecimento”_ (John Naisbitt) já é quase um clichê – mas não deixa de ser verdadeira. 

2. Um segundo obstáculo ao aprendizado é a falta de vontade: há profissionais simplesmente preguiçosos. Há indivíduos acomodados em determinados postos de emprego que simplesmente se tornarão obsoletos – empregos, atividades e setores econômicos inteiros que deixarão de existir em pouco tempo. É necessário comprometimento e um contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos. 

3. Um terceiro obstáculo é a falta de método: os conhecimentos não se organizam sozinhos, precisam ser sistematizados. Estudar e aprender são tarefas árduas. É necessário selecionar as melhores oportunidades, filtrar os conteúdos que serão assimilados, levar o aprendizado à sério.

O pêndulo do conhecimento
————————-

Victor Marinho, diretor de RH do Banco Bradesco, afirmou que os profissionais precisam compreender que a dinâmica do aprendizado é semelhante ao movimento pendular: de um lado está o quanto o profissional aprende, do outro lado está o quanto o profissional gera de valor com o conhecimento aprendido. A ideia-chave de Marinho é: _o quanto você gera de valor é sempre proporcional ao quanto você aprende._

Bernabé Tierno (1940-2015), psicólogo e pedagogo espanhol, afirmou na obra “As melhores técnicas de estudo” (Martins Fontes) que o interesse facilita a aprendizagem, porque aumenta o rendimento e diminui o cansaço: “a experiência confirma-nos que a espontaneidade não é suficiente para educar; é preciso despertar e manter o interesse e a curiosidade intelectual”. 

Até meados do século 20 os diplomas técnico-universitários eram suficientes para a estabilidade profissional. O cenário de competitividade crescente do início do século 21 exige uma completa mudança de mentalidade profissional. O novo profissional precisa conservar as qualidades de um bom aluno. **Aprender é trabalhar.** E como afirma um provérbio persa: _“Um aprendiz torna-se um mestre mais tarde”._

Compartilhar:

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
27 de maio de 2026 17H00
Este artigo traz um compilado dos principais insights que emergiram da edição do ATD Summit 2026. Realizada em Los Angeles, entre os dias 17 e 20 de maio, as reflexões desse evento global precisam entrar, com urgência, na agenda de líderes e organizações.

Daniel Spinelli - Consultor especialista em liderança, Palestrante Internacional e Mentor

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de maio de 2026 14H00
Ao propor o conceito PACE, este artigo argumenta que a inteligência artificial não apenas intensificou o caos, mas criou uma nova infraestrutura de ação - deslocando o foco da sobrevivência para a capacidade de operar, decidir e criar valor em um mundo reprogramável.

Leonardo Tristão - CEO da Performa_IT e membro do Conselho de Administração da IMA

13 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
27 de maio de 2026 08H00
A crise do trabalho não é de esforço - é de estrutura. Este artigo mostra que nunca se investiu tanto em produtividade, e nunca o trabalho pareceu tão insustentável.

Tiago Amor - CEO na Lecom

3 minutos min de leitura
Estratégia
26 de maio de 2026 14H00
O problema das govtechs não é a burocracia - é tratar o governo como cliente quando ele deveria ser parceiro.

Luiz Costa - Gerente de Inovação da Dome Ventures e Lincoln Ferdinand - Gerente de Marketing da Dome Ventures

3 minutos min de leitura
Estratégia, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de maio de 2026 07H00
Ao criticar abordagens superficiais e reativas, este artigo mostra por que cumprir a norma não basta - e como organizações precisam ir além do diagnóstico de risco para construir, de fato, ambientes que sustentem o florescimento humano.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

11 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
25 de maio de 2026 17H00
Diante da crescente complexidade dos negócios, este artigo propõe uma mudança estrutural: sair de modelos organizacionais fragmentados para desenvolver a nexialidade - a capacidade de conectar inteligências, integrar decisões e operar como um sistema coletivo em rede.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

7 minutos min de leitura
Estratégia
26 de maio de 2026 14H00
Quando a inteligência deixa de ser centralizada, a criatividade deixa de ser limitada - e a organização inteira passa a responder melhor ao mundo real.

Marcos Brabo - Chief Strategy Officer (CSO) e sócio da Agência Ginga

4 minutos min de leitura
Estratégia
25 de maio de 2026 08H00
Ao olhar para o fitness como laboratório de comportamento, este artigo revela por que engajamento real não nasce da atração inicial, mas da capacidade de transformar intenção em rotina por meio de conveniência, personalização e pertencimento.

Felipe Calbucci - CEO Latam da TotalPass

4 minutos min de leitura
Estratégia, Gestão de Pessoas
24 de maio de 2026 12H00
Quando a energia do Mundial entra no cotidiano corporativo, o humor, empatia e pertencimento se modificam; e quem ganha é a corporação, com o incremento do comprometimento de colaboradores e impactados

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

0 min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
24 de maio de 2026 08H00
Este artigo propõe uma nova lógica de liderança: menos controle, mais calibração - onde a inteligência artificial não reduz a agência humana, mas redefine a forma como decidimos, pensamos e lideramos em contextos de incerteza.

Carlos Cruz - Pesquisador, Escritor e Consulting Partner Executive na IBM

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão