Uncategorized

Aprendizagem 4.0 e o profissional do futuro

Estudo do Ibmec RJ analisou como as empresas estão preparando seus profissionais para os novos desafios do mercado

Compartilhar:

Na esteira das transformações sociais, proporcionadas em parte pela introdução de novos mecanismos digitais, as empresas estão repensando as formas de selecionar novos talentos, como também suas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento internos. Pesquisa realizada pelo [Ibmec RJ](https://www.ibmec.br/rj) com 90 educadores corporativos de empresas de diferentes ramos de atuação identificou quais são as novas tendências educacionais e como elas já vêm sendo adotadas.

Sala de aula invertida, jogos e atividades vivenciais (gamificação) e o uso mais intensivo de smartphones são algumas dessas atividades. O estudo entrevistou educadores corporativos de várias partes do Brasil, com destaque para as cidades do Rio de Janeiro (32%), Niterói (26%) e São Paulo (14%). Já o perfil profissional estava ligado às áreas de Educação (49%), Recursos Humanos (32%), Administração (12%) e Psicologia (5%). De acordo com os entrevistados, essas novas tendências educacionais já vêm sendo adotadas pelas empresas e atingirão alta frequência de uso em 2023. Entre as companhias, destacam-se Natura, Vivo e Perestroika.  

“Empresas podem alcançar grandes benefícios no que diz respeito a produtividade, motivação e inovação a partir da mudança de abordagens aplicadas nos treinamentos pelos facilitadores”, afirmam Betania Dumoulin, orientadora da pesquisa e professora de Administração do Ibmec RJ, e Lucas Bianchini, graduando em Administração pelo Ibmec RJ.

Para os pesquisadores, o estudo deixou claro também o quanto é necessário que as organizações treinem e desenvolvam seus colaboradores, devido às mudanças que ocorreram no mundo corporativo e às novas tecnologias que vêm sendo aplicadas nas empresas. “Também identificamos que os profissionais da área de RH e Gestão de Pessoas estão se modernizando e querem se especializar ainda mais nessas novas abordagens de ensino-aprendizagem”, avaliam.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura