Uncategorized

Aprendizagem 4.0 e o profissional do futuro

Estudo do Ibmec RJ analisou como as empresas estão preparando seus profissionais para os novos desafios do mercado

Compartilhar:

Na esteira das transformações sociais, proporcionadas em parte pela introdução de novos mecanismos digitais, as empresas estão repensando as formas de selecionar novos talentos, como também suas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento internos. Pesquisa realizada pelo [Ibmec RJ](https://www.ibmec.br/rj) com 90 educadores corporativos de empresas de diferentes ramos de atuação identificou quais são as novas tendências educacionais e como elas já vêm sendo adotadas.

Sala de aula invertida, jogos e atividades vivenciais (gamificação) e o uso mais intensivo de smartphones são algumas dessas atividades. O estudo entrevistou educadores corporativos de várias partes do Brasil, com destaque para as cidades do Rio de Janeiro (32%), Niterói (26%) e São Paulo (14%). Já o perfil profissional estava ligado às áreas de Educação (49%), Recursos Humanos (32%), Administração (12%) e Psicologia (5%). De acordo com os entrevistados, essas novas tendências educacionais já vêm sendo adotadas pelas empresas e atingirão alta frequência de uso em 2023. Entre as companhias, destacam-se Natura, Vivo e Perestroika.  

“Empresas podem alcançar grandes benefícios no que diz respeito a produtividade, motivação e inovação a partir da mudança de abordagens aplicadas nos treinamentos pelos facilitadores”, afirmam Betania Dumoulin, orientadora da pesquisa e professora de Administração do Ibmec RJ, e Lucas Bianchini, graduando em Administração pelo Ibmec RJ.

Para os pesquisadores, o estudo deixou claro também o quanto é necessário que as organizações treinem e desenvolvam seus colaboradores, devido às mudanças que ocorreram no mundo corporativo e às novas tecnologias que vêm sendo aplicadas nas empresas. “Também identificamos que os profissionais da área de RH e Gestão de Pessoas estão se modernizando e querem se especializar ainda mais nessas novas abordagens de ensino-aprendizagem”, avaliam.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura