Criar uma experiência de aprendizagem memorável e um grande desafio, sobretudo em tempos onde as agendas estão sobrecarregadas e cansados mentalmente. Muitas vezes acreditamos que a solução é adquirir cursos, comprar livros ou mesmo oferecer uma plataforma com conteúdos, no entanto, consumir informação não é o mesmo que aprender.
No primeiro dia de ATD 2025, Danielle Walace explorou de forma brilhante, a necessidade que as empresas tem de repensar suas práticas de aprendizagem, e propôs um design centrado no desempenho, adotando abordagens que tornam a aprendizagem mais afetiva, efetiva e ativa, que consequentemente, aumenta o engajamento e os resultados.
Ela trouxe seis abordagens práticas:
- Comece com o que importa: problemas reais
A aprendizagem precisa partir do contexto, não do conteúdo. Um exemplo prático apresentado foi o de um gerente que precisa conversar com sua equipe sobre saúde mental. A solução não é um módulo sobre “o que é depressão”, mas uma simulação prática com perguntas difíceis e decisões reais. Isso gera retenção e prepara para a ação.
2. Troque exposição por experiência
Roleplays, quizzes inteligentes, microdesafios e simulações são mais eficazes do que qualquer sequência de slides. Treinamentos genéricos não dão conta da complexidade do ambiente atual. A aprendizagem precisa ser ativa e contextualizada.
3. Use a IA para dar feedback de verdade
A inteligência artificial permite personalização em escala — e feedback imediato. Seja por meio de avatares, chatbots ou quizzes interativos, o retorno precisa ser construtivo, orientado à melhoria e integrado à prática.
4. Peça para aplicar e compartilhar resultados
Wallace foi categórica: quando o aprendiz sabe que terá que compartilhar como aplicou o que aprendeu, a curva de atenção muda. Chamadas à ação durante a formação, aliadas a espaços de compartilhamento (lives, chats, fóruns), aumentam a responsabilidade e o senso de pertencimento.
5. Aposte em storytelling
Histórias, vídeos, quadrinhos e até avatares de IA ajudam a humanizar conteúdos e facilitar a transferência para o cotidiano.
6. Insira reflexão como parte do processo, não como fechamento
Refletir durante e depois da experiência amplia a retenção e favorece a transferência. Se a sua universidade corporativa ainda está presa ao trio conteúdo-prova-certificado, está na hora de repensar esse modelo.
A aprendizagem que transforma combina prática, personalização, afeto e contexto.