Direto ao ponto

As cinco novíssimas qualidades de liderança

As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora

Compartilhar:

Na Siemens dos Estados Unidos havia, poucos anos atrás, uma imagem perfeita do que deveria ser um líder. Segundo Barbara Humpton, a CEO da empresa, diz à *strategy+business*, era um “teatro de gerenciamento de desempenho”, em que havia um conjunto de características definido para ter ou desenvolver. A abordagem foi trocada por um framework em torno de quatro prioridades– impacto no cliente, tecnologia com propósito, mentalidade de crescimento e capacitação – e atenção maior a metas de disrupção. E a empresa cresceu 8,2% no último ano fiscal.

Esse é um exemplo radical de mudança em relação à liderança. David Reimer, Harry Feuerstein e Adam Bryant, especialistas em mentoria de executivos e desenvolvimento de liderança do The ExCo Group, dos Estados Unidos, escrevem, na *s+b*: Se o modelo de líder estava quase inalterado aos olhos dos conselhos de administração entre o início do pós-guerra e março de 2020 – pesava a capacidade de maximizar a eficiência e oferecer um desempenho estável –, os tsunamis causados por “ativismo de stakeholders, tensão geopolítica, avanços tecnológicos e mudanças macroeconômicas”, colocaram cinco “novas” qualidades nos “navios”:

__1. Conseguir liderar com bússola quando não houver mapa.__ No caso, mapas são documentos de estratégia plurianuais e bússola, os dados que vão surgindo. Liderar é tomar decisão.
__2. Transformar a incerteza em esporte coletivo,__ Ficar confortável com a ambiguidade já era; é preciso incutir adaptabilidade como habilidade-chave em toda a empresa. A mensagem a transmitir é: o futuro é incerto, mas nós somos feitos para ele.
__3. Fazer o que se fala.__ Afinal, os líderes enfrentam o escrutínio de stakeholders diversos.
__4. Dominar estruturas matriciais modernas__, que tornam uma empresa mais responsiva às necessidades do cliente. Os melhores usam a matriz com pensamento interdisciplinar e liberando inovação.
__5. Ter autenticidade.__ Por isso, os valores pessoais contam mais para os conselhos.

__Leia também: [Como (não) eliminar sua média gerência](https://www.revistahsm.com.br/post/como-nao-eliminar-sua-media-gerencia)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança