Direto ao ponto

As cinco novíssimas qualidades de liderança

As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora

Redação HSM Management

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Na Siemens dos Estados Unidos havia, poucos anos atrás, uma imagem perfeita do que deveria ser um líder. Segundo Barbara Humpton, a CEO da empresa, diz à *strategy+business*, era um “teatro de gerenciamento de desempenho”, em que havia um conjunto de características definido para ter ou desenvolver. A abordagem foi trocada por um framework em torno de quatro prioridades– impacto no cliente, tecnologia com propósito, mentalidade de crescimento e capacitação – e atenção maior a metas de disrupção. E a empresa cresceu 8,2% no último ano fiscal.

Esse é um exemplo radical de mudança em relação à liderança. David Reimer, Harry Feuerstein e Adam Bryant, especialistas em mentoria de executivos e desenvolvimento de liderança do The ExCo Group, dos Estados Unidos, escrevem, na *s+b*: Se o modelo de líder estava quase inalterado aos olhos dos conselhos de administração entre o início do pós-guerra e março de 2020 – pesava a capacidade de maximizar a eficiência e oferecer um desempenho estável –, os tsunamis causados por “ativismo de stakeholders, tensão geopolítica, avanços tecnológicos e mudanças macroeconômicas”, colocaram cinco “novas” qualidades nos “navios”:

__1. Conseguir liderar com bússola quando não houver mapa.__ No caso, mapas são documentos de estratégia plurianuais e bússola, os dados que vão surgindo. Liderar é tomar decisão.
__2. Transformar a incerteza em esporte coletivo,__ Ficar confortável com a ambiguidade já era; é preciso incutir adaptabilidade como habilidade-chave em toda a empresa. A mensagem a transmitir é: o futuro é incerto, mas nós somos feitos para ele.
__3. Fazer o que se fala.__ Afinal, os líderes enfrentam o escrutínio de stakeholders diversos.
__4. Dominar estruturas matriciais modernas__, que tornam uma empresa mais responsiva às necessidades do cliente. Os melhores usam a matriz com pensamento interdisciplinar e liberando inovação.
__5. Ter autenticidade.__ Por isso, os valores pessoais contam mais para os conselhos.

__Leia também: [Como (não) eliminar sua média gerência](https://www.revistahsm.com.br/post/como-nao-eliminar-sua-media-gerencia)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

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