“Zeitgeist” é uma palavra alemã. Se este texto fosse poesia, diria que os colaboradores exigem das PMEs da Alemanha o mesmo que exigiriam das grandes, por nascerem com o espírito do tempo.
Brincadeiras à parte, a Docusign publicou em seu blog um estudo com 503 profissionais de empresas PME que revela grandes expectativas em relação aos temas zeitgeist – transformação digital, ESG e modelo de trabalho alternativo.
Quase metade deles (47%) quer acelerar a transformação digital da empresa. Razão? Lidar com papelada consome cerca de quatro horas e dez minutos de sua semana.
A visão ESG (governança ambiental, social e corporativa) também pesa: 74% acham que menos papelada contribui para mais sustentabilidade. Aliás, 70% dizem, felizes, que suas empresas têm alguma ação de responsabilidade socioambiental empresarial (RSE).
Sobre o modelo de trabalho, 74% dos funcionários pedem mais treinamento (38% das PMEs já aumentaram a oferta) e 84% mudariam para empregadores que oferecem trabalho 100% remoto para viabilizar sua saídas das grandes cidades. E nas nossas PMEs?