Direto ao ponto

As pequenas também têm de ser modernas

Pesquisa da DocuSign da Alemanha mostra que companhias de pequeno e médio porte têm de atender Às mesmas demandas das grandes

Compartilhar:

“Zeitgeist” é uma palavra alemã. Se este texto fosse poesia, diria que os colaboradores exigem das PMEs da Alemanha o mesmo que exigiriam das grandes, por nascerem com o espírito do tempo.

Brincadeiras à parte, a Docusign publicou em seu blog um estudo com 503 profissionais de empresas PME que revela grandes expectativas em relação aos temas zeitgeist – transformação digital, ESG e modelo de trabalho alternativo.

Quase metade deles (47%) quer acelerar a transformação digital da empresa. Razão? Lidar com papelada consome cerca de quatro horas e dez minutos de sua semana.

A visão ESG (governança ambiental, social e corporativa) também pesa: 74% acham que menos papelada contribui para mais sustentabilidade. Aliás, 70% dizem, felizes, que suas empresas têm alguma ação de responsabilidade socioambiental empresarial (RSE).

Sobre o modelo de trabalho, 74% dos funcionários pedem mais treinamento (38% das PMEs já aumentaram a oferta) e 84% mudariam para empregadores que oferecem trabalho 100% remoto para viabilizar sua saídas das grandes cidades. E nas nossas PMEs?

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura