Assunto pessoal

As redes sociais e o que Cheryl faria

Se você teme pela alta exposição e os potenciais conflitos digitais, ninguém melhor do que uma celebridade para lhe dar conselhos – um deles é desenvolver coragem

Compartilhar:

Como você tem lidado com a exposição pública – seja nas redes sociais, seja em ambientes profissionais? Os potenciais conflitos afetam sua vida privada? E seus filhos? E os colaboradores no trabalho? Essa questão vem subindo de importância nos âmbitos pessoal e profissional por conta da exposição crescente das pessoas nas redes – e também porque, cada vez mais, liderar pressupõe se expor.

Pois o assunto acaba de ganhar uma mentora inesperada: a atriz Bryce Dallas Howard. Você pode vê-la em *Homem Aranha 3*, em *Jurassic World: Domínio*, no shakespeariano *As You Like It* sob a direção de Kenneth Branagh ou no TED Talk lançado agora em junho.

O que credencia Howard em gestão da privacidade, primeiro, é a prática. Sempre viveu sob os holofotes, como atriz de Hollywood, como parte de uma família com três gerações de celebridades, como filha do incensado diretor Ron Howard, responsável por uma série de filmes e de Oscars – só em 2002, seu *Uma Mente Brilhante* amealhou oito. Mas a mentora Howard também tem teoria, que atribui a sua mãe, Cheryl Alley, preocupada em preservar os quatro filhos da extrema visibilidade do marido e em lhes ensinar a manter o equilíbrio entre vida pública e privada. Tanto é assim que a ferramenta-chave de Howard é se perguntar, diante dos variados dilemas, o que sua mãe faria. Howard compartilha a expertise de Cheryl em três lições:

__1. Treinamento em coragem.__ É preciso impor aos filhos uma vida de mimo zero. “Por exemplo, quando criança, eu tinha pavor de cobras. O que minha mãe fez? Me deu uma cobra de estimação”, relata. “E quando eu tive um apagão em meu primeiro recital de piano e saí correndo do palco aos prantos, minha mãe não me deixou ir para casasumir.Eu tive de ficar lá e apoiar meus colegas.” Segundo a atriz, a visão da matriarca era de que a prática de enfrentar medos e desconfortos fortaleceria as crianças para que tivessem menos medo (e mais coragem) diante das incômodas situações de exposição e para que, desse modo, desenvolvessem autoconfiança. Cheryl diz que não adianta aparência ou posses; autoconfiança vem do caráter, e este se constrói com a coragem de enfrentar os próprios medos.“Viver em público exige que sejamos corajosos.”

__2. Sem proteção.__ A nova mentora diz sempre ficar tentada a proteger seus filhos de potenciais brigas digitais. “Mas, como sei que criamos nossa identidade quando participamos do mundo, trato de ajudá-los a se descobrir usando as tecnologias, não evitando-as.”

__3. Duas regras de ouro.__ Howard fez um trato com os filhos: (1) eles esperam 48 horas antes de postar/compartilhar algo e (2) cuidam para que cada post tenha um bom propósito.

Essas orientações valem para crianças e para adultos. Coragem!

Desabafo no Linkedin acaba em processo

Em 21 de junho, a Justiça do Trabalho brasileira condenou o ex-funcionário de uma indústria mecânica do interior paulista a pagar cinco vezes seu último salário ao ex-empregador

(R$ 6,6 mil) como indenização por danos morais. A causa? Ele fez várias críticas à empresa no LinkedIn – por exemplo, disse que as pessoas deviam pensar duas vezes antes de ir trabalhar lá. É possível que a sentença seja revertida na segunda instância, mas essa decisão judicial deixa claro: exposição pública requer preparo.

__Leia mais: [Uma gestão de recursos humanos para humanos](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-gestao-de-recursos-humanos-para-humanos)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

NR-1: nova norma exige método, não pânico

A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

O anti-Magalhães: a coragem de saber parar

Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

Quando o acesso vira a estratégia da indústria farmacêutica

Com Sérgio Frangioni e a Blanver como pontos de observação, o terceiro artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira investiga como decisões empresariais, PDPs, IFAs e produção local podem aproximar inovação farmacêutica da vida concreta dos pacientes.

Você deve pensar sua carreira como um sistema

Mais do que acumular experiências, este artigo propõe uma mudança na forma de pensar carreira, apoiando-se em conceitos como “capital profissional” (composto de cinco capitais) e “professional equity”

Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de junho de 2026 08H00
A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

Erich Silva - COO e Head de Talentos da Lecom

3 minutos min de leitura
Liderança
29 de junho de 2026 16H00
Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de junho de 2026 08H00
Ao contrastar o poder das big techs ocidentais com a força industrial e estrutural do Oriente, este artigo amplia a leitura sobre inovação e revela que o futuro da economia global não será definido por empresas isoladas, mas pela interação entre ecossistemas tecnológicos interdependentes.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de junho de 2026 15H00
Com Sérgio Frangioni e a Blanver como pontos de observação, o terceiro artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira investiga como decisões empresariais, PDPs, IFAs e produção local podem aproximar inovação farmacêutica da vida concreta dos pacientes.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

13 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de junho de 2026 08H00
Diante de um cenário de sobrecarga crescente no trabalho, este artigo mostra que o problema não está apenas no volume, mas na forma como o trabalho é organizado, e apresenta caminhos práticos para redesenhá-lo com mais significado, autonomia e energia.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Estratégia
27 de junho de 2026 15H00
Mais do que acumular experiências, este artigo propõe uma mudança na forma de pensar carreira, apoiando-se em conceitos como “capital profissional” (composto de cinco capitais) e “professional equity”

Nathália Brandão - Head de Educação Corporativa no TikTok LATAM, Escritora e Forbes Under 30

5 minutos min de leitura
Liderança
27 de junho de 2026 08H00
Na estreia da coluna do Grupo Mulheres do Brasil, este artigo mostra que a liderança do futuro não será construída por decisões individuais, mas pela capacidade de mobilizar diversidade, escuta e inteligência coletiva para enfrentar desafios que já não cabem em uma única visão.

Andrea Gasques - Diretora de Comunicação do Grupo Mulheres do Brasil

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
26 de junho de 2026 14H00
Ao revisitar os 30 anos do CESAR, este artigo mostra por que, em um mundo cada vez mais automatizado, a vantagem competitiva não estará apenas na tecnologia, mas na capacidade de formar pessoas que saibam interpretar, conectar e dar sentido ao conhecimento.

Janaina Calazans - Gerente de Ensino Superior da CESAR School

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Lifelong learning, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de junho de 2026 08H00
Este artigo revela por que o verdadeiro desafio da IA não é adoção, mas uso intencional, capaz de ampliar o pensamento, e não substituí-lo.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura
Estratégia, Gestão de recursos
25 de junho de 2026 15H00
A teoria dos jogos expõe o erro estrutural por trás do modelo reativo que consome bilhões sem gerar resultados proporcionais. Este artigo mostra que não falta dinheiro na saúde, falta estratégia para usar.

Dr. Jorge Luiz Andrade - Anestesiologista e vice-presidente da Unimed Nova Iguaçu

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão