Cultura organizacional

[ÁUDIO] Como mudar a cultura organizacional de uma empresa familiar?

Manter as convenções ou aceitar novos hábitos no dia a dia? Nelson Cury Filho analisa o equilíbrio entre tradição e inovação dentro das empresas familiares. Um dos desafios é fomentar o protagonismo das novas gerações ao mesmo tempo que se incentiva o respeito ao legado dos fundadores das empresas familiares
É sócio-proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors e da Consilium Family Office Advisros. Graduado em gestão de recursos humanos e mestrado em consulting and coaching for change pela INSEAD Business School, na França, trabalhou por mais de 20 anos como executivo no conglomerado de empresas de sua família. Especialista em governança Familiar e no desenvolvimento da família empresária, cursou diversos programas como parceria para o desenvolvimento do acionista-PDA e desenvolvimento de conselheiros-PDC, pela Fundação Dom Cabral-FDC. É certificado internacionalmente em Family Business advisor pelo Family Firm Institute-FFI, de Boston (USA). É fundador do Fórum Brasileiro da Família Empresária-FBFE.

Compartilhar:

__Estes são os destaques:__

– O sucesso da gestão está ligado ao estabelecimento de diálogo, respeito e confiança entre os mais experientes e os mais jovens.
– Para os mais jovens, buscar capacitação é um importante passo para criar musculatura e ser capaz de somar à empresa.
– O pulo do gato para uma mudança de cultura está em deixar de pensar na empresa como algo familiar e partir para a transformação em uma família empreendedora.
– Dessa forma, os mais jovens precisam buscar o aprendizado com as gerações anteriores para que possam agregar novas visões, sem desviar o foco.
– Os jovens precisam ter orgulho da empresa e buscar o seu espaço com ideias e incentivar os mais velhos a ouvi-las.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura