Liderança

Autoconhecimento para liderar: a diferença entre o estar e ser um grande líder

O autoconhecimento precisa ser desenvolvido com foco na liderança. A pessoa-líder deve entender sua história, seus gatilhos, suas perspectivas futuras e a construir a autoliderança para assim exercê-la com empatia e inteligência emocional em seus liderados
Heloísa Capelas pe CEO do Centro Hoffman e criadora do “Universo do Autoconhecimento”. Autora das publicações *Inovação emocional*, *Perdão, a revolução que falta* e *O mapa da felicidade*.

Compartilhar:

Com as grandes transformações no mundo e também no mercado de trabalho, as empresas que entendem a importância da capacitação e do desenvolvimento interior e exterior de seus colaboradores, principalmente aqueles que ocupam cargos de liderança, são as que mais prosperam nos negócios.

Recebo, frequentemente, em minha sala de aula, profissionais com histórias de sucesso inspiradoras. São líderes incríveis, produtivos, reconhecidos pelo seu trabalho, mas com problemas gravíssimos de comunicação com a sua equipe.

Você que ocupa um cargo de liderança, já parou para refletir sobre o seu perfil como líder, em como se posiciona e como desenvolve a sua comunicação no ambiente corporativo, com as pessoas com quem trabalha? Você está sendo compreendido ou alguns ruídos têm prejudicado esses resultados? Uma comunicação assertiva, madura e humanizada é a peça chave para a transformação da produtividade e dos resultados de um trabalho desenvolvido em equipe; a conexão com o outro; compreender e ser compreendido é, sem dúvida, um dos principais passos para liderar grandiosamente.

Outro ponto a ser observado pelo líder é o peso do querer tudo 100% perfeito e à sua maneira. O perfeccionismo é um padrão de comportamento enlouquecedor, pois busca incessantemente pela versão mais premium de todas as coisas. Essa conduta traz consigo um investimento muito grande e precioso de tempo. É preciso tomar cuidado para não se perder excessivamente no detalhe, fazendo e refazendo atividades, cobrando exaustivamente dos outros e, muitas vezes, perdendo a possibilidade de entregar o que já feito pelo tamanho da busca pela perfeição. Vale ressaltar que líderes que agem assim pressionam excessivamente seus liderados, criando um clima de tensão, muitas vezes, maior do que a equipe pode suportar. O resultado disso é a queda de produtividade, insatisfação e até problemas relacionados ao estresse no trabalho, como o burnout.

O autoconhecimento deve ser desenvolvido com o foco na liderança. A partir disso, a pessoa-líder passa a entender sua história, seus gatilhos, perspectivas futuras e a construir a autoliderança para assim exercê-la com empatia e inteligência emocional em suas equipes e empresas. O líder tem uma história pessoal, sonhos, erros e acertos, portanto, ao compartilhar todo esse lado humano, ele certamente conseguirá as conexões necessárias para exercer maior liderança sobre os outros, entendendo que cada um tem sua história e aspirações. A união desses sentimentos e dessa sinergia cria um elo não tóxico, positivo e propositivo. Feito isso, o líder passa a ser admirado, querido e seguido por outras pessoas.

Há muitas técnicas de autoconhecimento; e um curso deve ser marcado por muitas trocas, atividades práticas e feedbacks que levam os participantes a refletir e aprender com o outro em um ciclo de reconstrução desse ser humano e da sua forma de liderar. A palavra-chave é relacionamento. Liderar é uma prática relacional, portanto, a comunicação, flexibilidade, escuta-ativa, ambiente positivo e acolhimento do outro são características inequívocas de um grande líder. O autoconhecimento é o caminho que leva as pessoas nessa direção, que permite essa conexão consigo mesmo e com o outro. Essas ferramentas incluem saber por que e o que sinto, o que está me motivando, e o que eu decido pensar, sentir e agir no meu papel como líder; isto é, ter controle e estar no comando.

Maleabilidade, empatia, amor, acolhimento, ponderação, direcionamento, reconhecimento, agradecimento; tudo isso faz parte do dia a dia de um líder. Ao reconhecer essas competências em você, tenha certeza que, neste dia, você será um grande e inspirador líder. Prepare-se e conte com o autoconhecimento neste longo e bonito caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura