Uncategorized

Autocontrole e “grit” em alta

Quer ter êxito? Psicologia focaliza os fatores do sucesso mais suscetíveis a intervenções
Angela Duckworth é professora da University of Pennsylvania, fundadora e CEO do Character Lab e autora do best-seller Garra: o poder da paixão e da perseverança. Seu vídeo TED A chave do sucesso? A determinação tinha 12,3 milhões de visualizações até meados de outubro de 2017.

Compartilhar:

Por que algumas pessoas têm mais sucesso do que outras? Uma resposta óbvia é talento; outra talvez seja oportunidade. Mas, quando lembramos que pessoas com níveis similares de talento e oportunidades obtêm diferentes graus de sucesso, a dúvida persiste. 

A psicologia estuda essa questão desde seus primórdios. Sir Francis Gallon (1822-1911) atribuiu o sucesso a autocontrole, zelo e trabalho pesado. Na mesma linha, **Sigmund Freud** (1856-1939) especulou que a capacidade de regular a própria atenção, emoção e comportamento aumenta as chances de uma pessoa ter êxito no dia a dia. De minha parte, concordo com ambos, trocando zelo e trabalho pesado por “grit” [garra ou determinação] – quem tem grit tem paixão e perseverança para alcançar suas metas, especialmente as de longo prazo. 

Autocontrole e grit vêm atraindo crescente interesse da psicologia nos últimos anos, e não à toa: parecem ser mais suscetíveis a intervenções que outros fatores geradores de sucesso. Autocontrole depende de habilidades que podem ser melhoradas com treinamento e prática; já grit tem mais a ver com vontade e motivação. 

Pesquisas sobre autocontrole ressaltam a importância de alinharmos ações com as metas que nos são mais valiosas, algo bem difícil de fazer quando há ações imediatamente mais compensadoras à vista. Importante: um estudo sobre grit sugere que os indivíduos se saem melhor quando as metas que buscam têm um signifi cado extraordinário e duradouro. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/672c28c7-2841-48da-9772-89b319bf6e08.png)![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/3eafa940-78cc-4878-89a2-d8812bbdffd3.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Uncategorized, Inovação & estratégia, Marketing & growth
6 de fevereiro de 2026
Escalar exige mais do que mercado favorável: exige uma arquitetura organizacional capaz de absorver decisões com ritmo, clareza e autonomia.

Daniella Portásio Borges - CEO da Butterfly Growth

7 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de fevereiro de 2026
O desafio não é definir metas maiores, mas metas possíveis - que mobilizem o time, sustentem decisões e evitem o ciclo da frustração corporativa.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança