Gestão de Pessoas

Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos
Hugo Rodrigues possuí uma sólida experiência em Vendas, Administração, OMNI e Relações com Investidores em grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como startups. Atualmente, é diretor de Negócios na Unico, empresa brasileira de identidade digital, sendo responsável por produtos como Unico Auto, Unico People e Unico Doc. Possui ampla e diferenciada perspectiva de negócios B2B adquirida com experiência no segmento de bebidas de grande porte, ao atuar na Ambev e em startups focadas no setor. Já atuou como CEO e Diretor Geral em empresas como Petlove, Vet Smart e Printi, com responsabilidade estatutária pelas áreas Administrativo-Financeira e cumprimento da governança local em diferentes países. É bacharel em Ciência da Computação com MBA pela London Business School.

Compartilhar:

O Brasil criou 1.483.598 postos de trabalho com carteira assinada em 2023.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, São Paulo registrou 290.719 postos, seguido do Rio de Janeiro, com 160.680, e Minas Gerais, que teve 140.836 contratações.

Nesse cenário, o papel do RH se torna imprescindível não só para o acolhimento e a inserção na cultura da empresa, mas para otimizar a contratação e acelerar a chegada de novos colaboradores. A adesão de ferramentas que facilitam processos de admissão e gestão de pessoas, reduzindo custos para as empresas, se torna fundamental.

Pautada pela inovação, a Danone buscava uma solução que automatizasse seus processos de contratações, respeitando a melhor experiência de dentro para fora.
Para isso, a companhia decidiu investir em algo que contribuísse para a jornada do candidato após passar no processo seletivo e apostou no Unico People, uma solução de admissão 100% digital e de assinatura eletrônica integrada desenvolvida pela Unico.

Com este tipo de alternativa, que envolve os processos se tornaram extremamente diferentes. Em três anos, a Danone economizou mais de 7.520 horas de trabalho operacional do seu departamento de RH. Hoje, 29% dos documentos enviados são assinados em até duas horas, enquanto 42% são feitos em até 12 horas. E, para alinhar as expectativas e objetivos de ESG da companhia, a transformação e a digitalização do departamento de RH foram priorizadas e prioritárias, incluindo a adequação dos processos às leis de proteção de dados.

Hoje, a operação brasileira da Danone possui cerca de 3.500 funcionários, sendo que mais da metade deles foi admitida digitalmente pela plataforma. A tecnologia possibilitou não só uma melhor sinergia dos processos, mas trouxe agilidade na contração, permitindo a escolha dos benefícios de maneira antecipada e assinatura dos documentos admissionais de maneira eletrônica.

“Hoje, o colaborador pode fazer todo processo de admissão na palma da sua mão com o seu celular. Ganhamos dinâmica no nosso trabalho. Se não fosse a praticidade e a celeridade que a solução oferece, teríamos uma rotina de tarefas burocráticas. Também evoluímos na produtividade da equipe, com a admissão digital e a assinatura eletrônica de documentos. Só no primeiro semestre de 2023, a média de satisfação dos funcionários chegou a 4,59, o que consideramos como excelente”, comenta Celso Minatel, Gerente Sênior de Employer Services.

Os primeiros resultados foram perceptíveis logo no início, mas, ao longo de três anos, foi possível mensurar os impactos positivos no RH, na sustentabilidade e na percepção dos candidatos. Desde a implementação até dezembro de 2023, foram mais de 65 mil de documentos enviados para assinatura eletrônica e, com o processo de admissão 100% digital, foi possível:

• Evitar 83.560 conferências manuais de documentos;

• Poupar 4.512 horas de trabalho e 3.008 horas de retrabalhos;

• Evitar o tombamento de 10 eucaliptos (preservação);

• Evitar a emissão de mais de 120 kg de CO2 na atmosfera;

• Evitar o desperdício de mais de 835 mil litros de água;

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança