Gestão de Pessoas
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Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos

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O Brasil criou 1.483.598 postos de trabalho com carteira assinada em 2023.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, São Paulo registrou 290.719 postos, seguido do Rio de Janeiro, com 160.680, e Minas Gerais, que teve 140.836 contratações.

Nesse cenário, o papel do RH se torna imprescindível não só para o acolhimento e a inserção na cultura da empresa, mas para otimizar a contratação e acelerar a chegada de novos colaboradores. A adesão de ferramentas que facilitam processos de admissão e gestão de pessoas, reduzindo custos para as empresas, se torna fundamental.

Pautada pela inovação, a Danone buscava uma solução que automatizasse seus processos de contratações, respeitando a melhor experiência de dentro para fora.
Para isso, a companhia decidiu investir em algo que contribuísse para a jornada do candidato após passar no processo seletivo e apostou no Unico People, uma solução de admissão 100% digital e de assinatura eletrônica integrada desenvolvida pela Unico.

Com este tipo de alternativa, que envolve os processos se tornaram extremamente diferentes. Em três anos, a Danone economizou mais de 7.520 horas de trabalho operacional do seu departamento de RH. Hoje, 29% dos documentos enviados são assinados em até duas horas, enquanto 42% são feitos em até 12 horas. E, para alinhar as expectativas e objetivos de ESG da companhia, a transformação e a digitalização do departamento de RH foram priorizadas e prioritárias, incluindo a adequação dos processos às leis de proteção de dados.

Hoje, a operação brasileira da Danone possui cerca de 3.500 funcionários, sendo que mais da metade deles foi admitida digitalmente pela plataforma. A tecnologia possibilitou não só uma melhor sinergia dos processos, mas trouxe agilidade na contração, permitindo a escolha dos benefícios de maneira antecipada e assinatura dos documentos admissionais de maneira eletrônica.

“Hoje, o colaborador pode fazer todo processo de admissão na palma da sua mão com o seu celular. Ganhamos dinâmica no nosso trabalho. Se não fosse a praticidade e a celeridade que a solução oferece, teríamos uma rotina de tarefas burocráticas. Também evoluímos na produtividade da equipe, com a admissão digital e a assinatura eletrônica de documentos. Só no primeiro semestre de 2023, a média de satisfação dos funcionários chegou a 4,59, o que consideramos como excelente”, comenta Celso Minatel, Gerente Sênior de Employer Services.

Os primeiros resultados foram perceptíveis logo no início, mas, ao longo de três anos, foi possível mensurar os impactos positivos no RH, na sustentabilidade e na percepção dos candidatos. Desde a implementação até dezembro de 2023, foram mais de 65 mil de documentos enviados para assinatura eletrônica e, com o processo de admissão 100% digital, foi possível:

• Evitar 83.560 conferências manuais de documentos;

• Poupar 4.512 horas de trabalho e 3.008 horas de retrabalhos;

• Evitar o tombamento de 10 eucaliptos (preservação);

• Evitar a emissão de mais de 120 kg de CO2 na atmosfera;

• Evitar o desperdício de mais de 835 mil litros de água;

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