Gestão de Pessoas

Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos
Hugo Rodrigues possuí uma sólida experiência em Vendas, Administração, OMNI e Relações com Investidores em grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como startups. Atualmente, é diretor de Negócios na Unico, empresa brasileira de identidade digital, sendo responsável por produtos como Unico Auto, Unico People e Unico Doc. Possui ampla e diferenciada perspectiva de negócios B2B adquirida com experiência no segmento de bebidas de grande porte, ao atuar na Ambev e em startups focadas no setor. Já atuou como CEO e Diretor Geral em empresas como Petlove, Vet Smart e Printi, com responsabilidade estatutária pelas áreas Administrativo-Financeira e cumprimento da governança local em diferentes países. É bacharel em Ciência da Computação com MBA pela London Business School.

Compartilhar:

O Brasil criou 1.483.598 postos de trabalho com carteira assinada em 2023.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, São Paulo registrou 290.719 postos, seguido do Rio de Janeiro, com 160.680, e Minas Gerais, que teve 140.836 contratações.

Nesse cenário, o papel do RH se torna imprescindível não só para o acolhimento e a inserção na cultura da empresa, mas para otimizar a contratação e acelerar a chegada de novos colaboradores. A adesão de ferramentas que facilitam processos de admissão e gestão de pessoas, reduzindo custos para as empresas, se torna fundamental.

Pautada pela inovação, a Danone buscava uma solução que automatizasse seus processos de contratações, respeitando a melhor experiência de dentro para fora.
Para isso, a companhia decidiu investir em algo que contribuísse para a jornada do candidato após passar no processo seletivo e apostou no Unico People, uma solução de admissão 100% digital e de assinatura eletrônica integrada desenvolvida pela Unico.

Com este tipo de alternativa, que envolve os processos se tornaram extremamente diferentes. Em três anos, a Danone economizou mais de 7.520 horas de trabalho operacional do seu departamento de RH. Hoje, 29% dos documentos enviados são assinados em até duas horas, enquanto 42% são feitos em até 12 horas. E, para alinhar as expectativas e objetivos de ESG da companhia, a transformação e a digitalização do departamento de RH foram priorizadas e prioritárias, incluindo a adequação dos processos às leis de proteção de dados.

Hoje, a operação brasileira da Danone possui cerca de 3.500 funcionários, sendo que mais da metade deles foi admitida digitalmente pela plataforma. A tecnologia possibilitou não só uma melhor sinergia dos processos, mas trouxe agilidade na contração, permitindo a escolha dos benefícios de maneira antecipada e assinatura dos documentos admissionais de maneira eletrônica.

“Hoje, o colaborador pode fazer todo processo de admissão na palma da sua mão com o seu celular. Ganhamos dinâmica no nosso trabalho. Se não fosse a praticidade e a celeridade que a solução oferece, teríamos uma rotina de tarefas burocráticas. Também evoluímos na produtividade da equipe, com a admissão digital e a assinatura eletrônica de documentos. Só no primeiro semestre de 2023, a média de satisfação dos funcionários chegou a 4,59, o que consideramos como excelente”, comenta Celso Minatel, Gerente Sênior de Employer Services.

Os primeiros resultados foram perceptíveis logo no início, mas, ao longo de três anos, foi possível mensurar os impactos positivos no RH, na sustentabilidade e na percepção dos candidatos. Desde a implementação até dezembro de 2023, foram mais de 65 mil de documentos enviados para assinatura eletrônica e, com o processo de admissão 100% digital, foi possível:

• Evitar 83.560 conferências manuais de documentos;

• Poupar 4.512 horas de trabalho e 3.008 horas de retrabalhos;

• Evitar o tombamento de 10 eucaliptos (preservação);

• Evitar a emissão de mais de 120 kg de CO2 na atmosfera;

• Evitar o desperdício de mais de 835 mil litros de água;

Compartilhar:

Artigos relacionados

Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura