Tecnologia e inovação

Benefícios do deep learning no ensino a distância

Essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas e também pode ser usada para avançar o e-learning
Administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação. Luiz é coautor do livro “Olhares para os Sistemas” e é CEO da NextGen Learning.

Compartilhar:

À medida que avançamos no campo da Inteligência Artificial (AI), novas técnicas são desenvolvidas para melhorar a eficácia do aprendizado de máquina, nos levando constantemente em direção a uma verdadeira autonomia. Uma dessas técnicas são as redes neurais artificiais, que abriram portas para o *deep learning* (aprendizado profundo).

Uma rede neural artificial é uma técnica aplicada ao aprendizado de máquina. É composta de uma rede de nós ou neurônios, vagamente semelhantes ao cérebro humano e ao sistema neural.

Ao usar algoritmos de aprendizado profundo é possível ter avanços em muitas áreas como reconhecimento de face, processamento de imagem e reconhecimento de fala. E se essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas, é mais do que natural que também seja usada para avançar o e-learning.

## Vantagens para alunos e organizações

Há uma variedade de benefícios que o deep learning pode oferecer aos alunos online, bem como às organizações que investem em plataformas de e-learning. Trago apenas algumas das vantagens:

O aprendizado profundo oferece conteúdo de e-learning mais personalizado, pois prevê resultados com base no desempenho anterior e nas metas de aprendizagem individuais para fornecer materiais específicos em um formato personalizado. 

Por exemplo, os alunos mais avançados podem “pular” alguns módulos, enquanto os estudantes que têm mais dificuldades se aprofundarão nos conhecimentos mais básicos. 

O sistema é capaz de ajustar automaticamente o mapa de curso de cada aluno por meio de uma [personalização automática](https://revistahsm.com.br/post/comportamento-experiencia-digital-e-tecnologias-no-futuro-da-sala-de-aula). Isso significa utilizar um processo de recomendação usando técnicas de redes neurais artificiais em diferentes dados.

O aprendizado profundo oferece uma melhor [alocação de recursos](https://revistahsm.com.br/post/3-premissas-que-mostram-como-a-tecnologia-agrega-valor-ao-seu-negocio) para que os alunos recebam os conteúdos exatos de que precisam para preencher lacunas e atingir seus objetivos de aprendizagem. Além disso, permitirá que os desenvolvedores gastem menos tempo analisando gráficos e métricas e mais tempo desenvolvendo um conteúdo de e-learning.

## Cursos exclusivos

O aprendizado profundo pode automatizar a programação de cursos para alunos ou fornecer recursos com base em seus resultados. Em um futuro próximo será possível gerar automaticamente cursos exclusivos para cada estudante.

O deep learning melhora o retorno sobre o investimento (ROI). Um menor tempo de treinamento com maior personalização se traduz em uma margem de lucro mais ampla. 

Com a ajuda do aprendizado profundo os alunos serão capazes de receberem uma experiência individualizada em vez de um curso de e-learning genérico que se concentra em tópicos irrelevantes. Assim, os estudantes ficam motivados para se envolver com o conteúdo e atingir seu potencial. 

## Conteúdo atualizado e aprimorado

Além da qualidade, o aprendizado profundo apresenta uma solução valiosa em treinamentos dinâmicos ou que precisam de adaptações. As empresas que necessitam atualizar seu material de curso continuamente se beneficiarão do aprendizado profundo, já que ele pode prever com precisão como seus conteúdos precisam ser aprimorados e/ou alterados. 

Ambientes de aprendizado profundo também podem [analisar dados](https://revistahsm.com.br/post/o-poder-da-analise-de-dados-na-era-da-informacao) em todas as instâncias de treinamento de forma inteligente, para recomendar melhorias e destacar ineficiências que não seriam possíveis de outra forma.

Os benefícios do aprendizado profundo e sua aplicação ao e-learning são inegáveis. Como você os imaginaria na sua empresa?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura