Desenvolvimento pessoal

Boeing: dados como combustível

Em entrevista, o CIO da Boeing, Ted Colbert, conta que os investimentos em analytics, embora causem desconforto, estão ajudando a Boeing a voar mais alto.

Compartilhar:

A negociação para a venda da terceira maior fabricante de aviões do mundo, a brasileira Embraer, à líder mundial do setor, a norte-americana Boeing, tem ocupados os noticiários. Embora o capital da empresa esteja sob controle privado, o governo federal possui a chamada “golden share”, a ação de classe especial que lhe permite vetar alterações como a transferência do controle acionário – uma vez que a Embraer é uma fornecedora do Ministério da Defesa do Brasil.

Enquanto a situação não se define, uma das questões que chama a atenção das duas companhias é a área de data analytics. O CIO da Boeing Ted Colbert é um evangelista da análise de dados e a Embraer criou uma unidade de negócios dedicada ao pós-venda que trabalha intensamente com analytics _[veja quadro na próxima página]_. Em entrevista, Colbert conta como tem pregado a palavra do analytics na Boeing, fazendo-a mudar sua cultura.

**SAIBA MAIS SOBRE TED COLBERT E A BOEING**

**QUEM É:** chief information officer da Boeing Company e vice-presidente sênior de tecnologia da informação e analytics, à frente de mais de 6,5 mil funcionários nas áreas de estratégia, operações e processos de TI. Vem da área de sistemas e segurança, e está na empresa desde 200.

**TRAJETÓRIA:** atuou na Ford por 11 anos e no Citigroup, onde chegou a vice-presidente sênior de arquitetura de négocios.

**SOBRE A BOEING:** fundada em 1916 por William Boeing em Seattle, fundiu-se com a McDonell Douglas em 1997 e hoje está sediada em Chicago. Seu CEO atual é Dennis Muilenburg.

**A Boeing sempre foi reconhecida por seu poder de fogo na engenharia. Agora ela vai se destacar mais por seu poder de analytics?**

De certa forma, sim. Temos muitos engenheiros, matemáticos, cientistas e estatísticos incríveis. Analytics certamente não é uma área nova para a empresa. Quando comecei a prestar atenção a sua importância cada vez maior, tínhamos cerca de 800 pessoas que podíamos classificar como cientistas de dados, o que era um ótimo começo [hoje são 6,5 mil].

Mas, quando começamos a perguntar [por volta de 2009], quão orientadas por dados eram nossas decisões, se realmente usávamos os dados que tínhamos para melhorar produtividade e habilidades da empresa, descobrimos que havia muito a ser feito. Por exemplo, usávamos ciência dos dados para melhorar decisões de manutenção, mas não para entender como o sistema da Boeing podia funcionar melhor. 

Todos os processos estavam documentados: sabíamos que os mecânicos gastavam um quarto do tempo identificando peças, projetos e ferramentas para começar seu trabalho, por exemplo. Mas não propúnhamos revoluções na fábrica.

**É difícil mudar a mentalidade?**

De início, muitos me disseram que não havia nada de novo no que eu dizia sobre analytics. Só quando você consegue ter pontos de prova em áreas importantes é que as pessoas veem a luz – se estão sob pressão para aumentar margens e notam que seu jeito de fazer isso não resolve mais, aí a mentalidade muda.

Entender que é preciso mudar nem sempre é confortável. Por exemplo, tivemos de integrar 13 sistemas para demonstrar a quantidade de estoque parada em nossa organização. Em uma empresa do nosso tamanho, era de esperar que isso valesse dezenas de milhões de dólares, mas descobrimos que eram centenas de milhões. Algumas pessoas ficaram muito desconfortáveis, e questionaram os dados como primeira reação. 

**A cultura digital de alta performance, própria da empresa movida a dados, é uma cultura ágil. A Boeing consegue ser ágil?**

É fato: o DNA da Boeing gira em torno de um longo ciclo de negócio que põe a segurança em primeiro lugar, enquanto desenvolvimentos digitais são engrenagens minúsculas, movendo-se 100 vezes mais rápido. Meu trabalho é garantir que as menores não quebrem a grande.

Na prática, a área de serviços da Boeing é essencialmente digital, e costuma ser um lugar melhor para aprender do que as áreas comercial e de defesa. Damos a nossos engenheiros a oportunidade de trabalhar em serviços, por exemplo, e isso leva a nova cultura digital adiante.

**A Boeing costuma ter funcionários com 20 ou 30 anos de casa. A cultura de contratação da Boeing mudou em função do analytics?**

O que me faz perder o sono é saber se teremos os talentos corretos. Em um de nossos projetos, eu simplesmente não consegui achar alguém da área de negócios que compreendesse todos os processos do início ao fim bem o suficiente para entregar o resultado e fiquei insone. O importante, portanto, é proporcionar às pessoas que conhecem bem a Boeing que construam novas habilidades. E se eu quiser que trabalhem de outra forma, também tenho de construir credibilidade com elas, provando que há valor em fazer as coisas de outra forma. Eu é que vim de fora, do setor automobilístico e de banco. 

**EMBRAER: PÓS-VENDA COM ANALYTICS**

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer também está investindo pesado em big data analytics, o que fica particularmente nítido em sua área de pós-venda. Em entrevista a **HSM Management**, Johann Bordais, presidente e CEO da unidade de serviços e suporte da Embraer [na foto ao lado], contou sobre a adoção do sistema de analytics da Salesforce, que permite à empresa prever, cada vez mais, os esforços de manutenção necessários às aeronaves, reduzindo ao máximo os tempos de manutenção e, principalmente, os possíveis defeitos.

“Hoje estamos ao vivo na operação do cliente e nossa meta é conseguir antecipar em até 30 dias eventuais problemas. Antes tínhamos 80 bancos de dados diferentes e, quando os dados eram extraídos, era preciso compilar e traduzir para o vocabulário executivo para que tivessem alguma utilidade. Agora foi tudo unificado, essa tradução é automática e tudo ficou não só mais eficaz, mas em tempo real, e no celular”, explica Bordais.

Assim, o pós-venda é hoje o grande diferencial das empresas, segundo o executivo, uma vez que os aviões se tornaram praticamente commodities. Os planos para a área de serviços não se limitam aos aviões da empresa; o objetivo é, um dia, atender aviões de outros fabricantes. “Chegar a isso também é uma meta”, diz Bordais.

**MAIS UM PONTO EM COMUM**

Atualmente, apenas três fabricantes do setor dominam essa tecnologia de analytics, segundo o CEO: além da Embraer,  a Airbus e a Boeing. Esse é mais um ponto de contato da brasileira com a Boeing, que desde 2016 vem demonstrando interesse em incorporar a Embraer e aumentar a verticalização de seu negócio, com a produção interna de partes adquiridas de terceiros.  **(Lizandra Magon de Almeida)**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura
Uncategorized, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de agosto de 2025
A Geração Z está redefinindo o que significa trabalhar e empreender. Por isso é importante refletir sobre como propósito, impacto social e autonomia estão moldando novas trajetórias profissionais - e por que entender esse movimento é essencial para quem quer acompanhar o futuro do trabalho.

Ana Fontes

4 minutos min de leitura
Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital, Cultura organizacional, Inovação & estratégia
18 de agosto de 2025
O futuro chegou - e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Bruno Pedra, Gerente de estratégia de marca na Blip

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de agosto de 2025
Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas - como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas - e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Carol Zatorre, sócia e CO-CEO da Kyvo. Antropóloga e coordenadora regional do Epic Latin America

4 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Como a prática da meditação transformou minha forma de viver e liderar

Por José Augusto Moura, CEO da brsa

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança