Liderança, Times e Cultura

Bons líderes hackeiam o próprio sistema

Entre as várias definições de liderança, uma das melhores diz que liderar é aprender e se adaptar todos os dias. Usar hacks (e boosters) de gestão nos três maiores desafios ajuda
Daniela Garcia é CEO do Instituto Capitalismo Consciente, entusiasta do terceiro setor e dos negócios de impacto social e articula parcerias com o mundo corporativo.

Compartilhar:

> “Precisamos hackear nosso próprio sistema e entender como inovar e ser continuamente melhores.”

As palavras acima, de um líder que admiro muito, resumem com maestria o que é liderar. Então, se é para hackearmos nosso sistema, especialmente com consciência, vale destacar o uso de hacks que subvertem (e/ou boosters que aceleram) nos três grandes desafios do exercício da liderança: liderar a operação, liderar pessoas e liderar a si mesmo *como HSM Management abordou na edição 159*. Compartilho alguns:

__1. Liderar a Operação.__ A governança pessoal é a orientação aqui, bem como não confiar na própria memória.

– De cenas de filme a insights, tudo precisa ser documentado e guardado. Faça isso em devices eletrônicos ou com caderno e caneta, mas faça.
– Separe suas informações por categoria e crie uma rotina diária de leitura – 30 minutos de manhã bastam.
– Use ferramentas online de administração de tarefas, mindmapping etc. Abuse da agenda digital, com horários para as atividades pessoais.
– Mantenha seus arquivos em nuvem.
– Nunca confie em sua memória.

__2. Liderar Pessoas.__ O tripé é ter clareza na comunicação, atentar à condução diária e dar suporte para todos.

– Entenda o perfil de cada colaborador, suas habilidades técnicas e softskills. Recorra a testes de perque tiver.
– Forneça feedback regular e construtivo. Não sabe? Aprenda – incluindo comunicação não violenta.
– Inteligência emocional, empatia e transparência são itens obrigatórios para compreender as necessidades e preocupações do time. Pratique.
– Crie KPIs em conjunto com as pessoas, olho no olho. Fique disponível para responder a perguntas e apoiar. Deixe que inovem.
– Defina prazos realistas para a conclusão das tarefas delegadas. Manter todos na mesma página em relação às prioridades é fundamental.
– Sugiro uma reunião semanal com todas as lideranças em conjunto, uma 1:1 com cada líder em separado (30 minutos) e uma entrevista de permanência com cada pessoa da equipe de seis em seis meses.

__3. Liderar a si mesmo.__ A palavra-chave é autodesenvolvimento. Líderes que buscam isso continuamente estão mais conectados consigo e tendem a se destacar; leem mais, aprendem com os outros, estão sempre em busca de melhorias e inovações. Alguns hacks:

– Faça meditação em grupo, exercícios de presença e reserve momentos para conexão com as pessoas.
– Abra reuniões com check-in e termine com espaço para perguntas e trocas.
– Celebre sucessos da equipe.

Isso é não é tudo! Liderar é orgânico, vivo, sempre há novos desafios. Mas hackeie-se e viva cada experiência.

ENTREVISTA DE PERMANÊNCIA
Na visão de Daniela Garcia, estas são as melhores perguntas:

1. Como seria um dia de trabalho ideal para você?
2. O que faz você se sentir frustrado no dia a dia?
3. O que te dá energia e te motiva a vir trabalhar todos os dias?
4. Há algo que estamos fazendo que você acha que poderia ser melhorado?
5. O que eu, como sua chefia imediata, posso fazer mais ou menos para você?
6. Quando foi a última vez que você pensou em sair da empresa?
7. O que te levaria a deixar a organização?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança