Uncategorized

BRANDING, MUITO ALÉM DO MARKETING

Compartilhar:

**Vale a leitura porque…**

… a internet, as tecnologias de modo geral, o consumidor empoderado e a globalização vêm tendo profundo impacto sobre o marketing; é preciso entender a transformação da atividade de maneira integrada, não em partes isoladas.
… uma análise holística aponta novos fatores de sucesso e também a necessidade de diferentes processos de marketing para as empresas – na posição de anunciantes ou como fornecedoras de serviços – e de distintas habilidades para os profissionais da área. 

Há uma grande mudança de paradigma no mundo do marketing. Vista em partes isoladas, talvez não seja tão perceptível, mas integrada, como neste Dossiê, mostra sua real dimensão. 

Seu primeiro diferencial é a ascensão do branding. Aos olhos de um número crescente de especialistas, a atividade de construir uma marca deixa de ser contida pelo marketing e passa a contê-lo. Já surgiu a figura do CBO, o executivo- -chefe de marca, na sigla em inglês. Não será surpresa se, em breve, aparecer o primeiro departamento de branding nos moldes do atual departamento de marketing. 

Na era do branding, mudam elementos- -chave do marketing: 

• em vez de só pesquisar o que conquista clientes, as empresas investigam como os têm perdido;
• no lugar de focar apenas a atração de novos clientes, preocupam-se mais com a retenção (até no desenvolvimento de produtos e serviços);
• utilizam duas novas armas do marketing digital para fortalecer suas marcas: a mídia programática e o branded content.

Compartilhar:

Artigos relacionados

IA aprofunda a crônica escassez de talentos no Brasil

Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura