Assunto pessoal

Calando seu Bruno interior

Três passos para combater a autossabotagem que o desenho da disney pixar apresenta

Compartilhar:

A animação *Luca*, da Disney Pixar, traz várias lições de diversidade e amizade. Mas também ensina a combater a voz daninha que nos julga e persegue diariamente – o self 1 de que o pai do coaching Timothy Gallwey fala em *The Inner Game*. Se você assistiu ao mais recente longa-metragem de animação da Disney Pixar, vai se lembrar do mantra do personagem Alberto: “Silenzio, Bruno!”. O tal Bruno é o nome que Alberto deu à sua voz interior, aquele sabotador nocivo que o tempo todo fica tentando impedi-lo de tomar riscos.

Luca, o personagem principal, é um menino superprotegido pela família, que tem suas primeiras aventuras com Alberto. E aprende com o amigo a ter uma mentalidade mais positiva contra esse crítico interno que todos trazemos dentro de nós e que muitas vezes põe a perder nossas iniciativas mais básicas.

Brooke Collier, colunista do site *Scary Mommy*, analisa o filme desse ponto de vista, e dá dicas para calarmos o Bruno que habita em nós. O primeiro passo é reconhecê-lo. Comece a reparar nos pensamentos tóxicos que surgem em sua mente ao longo do dia. Se for o caso, anote, grave no celular. Se você está pensando o tempo todo, no que está pensando?

O próximo passo é dar um nome a esse censor. Alberto o chamou de Bruno. Julia Cameron, autora de *O Guia Prático para a Criatividade*, chama o dela de Nigel. Escolha o seu. Por fim, é hora de descobrir como silenciá-lo: vai mandá-lo calar a boca ou polidamente dizer “Silêncio!”, como Bruno. O melhor jeito é o seu jeito.

Com os pensamentos tóxicos reconhecidos, um nome e uma frase para calá-lo, você já pode exercitar a leveza. Se ainda não se convenceu, pense nisto que a autora do texto comenta: “Você deixaria alguém falar com seu filho ou sua filha da maneira péssima como fala consigo mesmo(a)? É claro que não. Você mesmo não falaria assim com ele ou com ela. Então, por que fazer isso com você?”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de fevereiro de 2026
Cinco gerações, poucas certezas e muita tecnologia. O cenário exigirá estratégias de cultura, senso de pertencimento e desenvolvimento

Tiago Mavichian - CEO e fundador da Companhia de Estágios

4 minutos min de leitura
Uncategorized, Inovação & estratégia, Marketing & growth
6 de fevereiro de 2026
Escalar exige mais do que mercado favorável: exige uma arquitetura organizacional capaz de absorver decisões com ritmo, clareza e autonomia.

Daniella Portásio Borges - CEO da Butterfly Growth

7 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de fevereiro de 2026
O desafio não é definir metas maiores, mas metas possíveis - que mobilizem o time, sustentem decisões e evitem o ciclo da frustração corporativa.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança