Assunto pessoal

Calando seu Bruno interior

Três passos para combater a autossabotagem que o desenho da disney pixar apresenta

Compartilhar:

A animação *Luca*, da Disney Pixar, traz várias lições de diversidade e amizade. Mas também ensina a combater a voz daninha que nos julga e persegue diariamente – o self 1 de que o pai do coaching Timothy Gallwey fala em *The Inner Game*. Se você assistiu ao mais recente longa-metragem de animação da Disney Pixar, vai se lembrar do mantra do personagem Alberto: “Silenzio, Bruno!”. O tal Bruno é o nome que Alberto deu à sua voz interior, aquele sabotador nocivo que o tempo todo fica tentando impedi-lo de tomar riscos.

Luca, o personagem principal, é um menino superprotegido pela família, que tem suas primeiras aventuras com Alberto. E aprende com o amigo a ter uma mentalidade mais positiva contra esse crítico interno que todos trazemos dentro de nós e que muitas vezes põe a perder nossas iniciativas mais básicas.

Brooke Collier, colunista do site *Scary Mommy*, analisa o filme desse ponto de vista, e dá dicas para calarmos o Bruno que habita em nós. O primeiro passo é reconhecê-lo. Comece a reparar nos pensamentos tóxicos que surgem em sua mente ao longo do dia. Se for o caso, anote, grave no celular. Se você está pensando o tempo todo, no que está pensando?

O próximo passo é dar um nome a esse censor. Alberto o chamou de Bruno. Julia Cameron, autora de *O Guia Prático para a Criatividade*, chama o dela de Nigel. Escolha o seu. Por fim, é hora de descobrir como silenciá-lo: vai mandá-lo calar a boca ou polidamente dizer “Silêncio!”, como Bruno. O melhor jeito é o seu jeito.

Com os pensamentos tóxicos reconhecidos, um nome e uma frase para calá-lo, você já pode exercitar a leveza. Se ainda não se convenceu, pense nisto que a autora do texto comenta: “Você deixaria alguém falar com seu filho ou sua filha da maneira péssima como fala consigo mesmo(a)? É claro que não. Você mesmo não falaria assim com ele ou com ela. Então, por que fazer isso com você?”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura