Assunto pessoal

Cansou de pessoas tóxicas? Saiba o que fazer

O livro "Jerks at work", da especialista Tessa West, da New York University, lista cinco táticas

Compartilhar:

A língua inglesa tem uma palavra única para definir pessoas tóxicas do trabalho: o bajulador, o ladrão de créditos, o microgerenciador, o manipulador, o aproveitador, o sabotador, todos esses são “jerks”. A tradução em português geralmente é um palavrão impublicável para essas pessoas de mau caráter frequentemente encontradas no local de trabalho. Tessa West é uma professora de psicologia da New York University, que estuda as interações humanas há duas décadas e é consultora científica da MindGym, consultoria de bem-estar organizacional. Uma vez, West chegou a reorganizar seu horário de trabalho para evitar compartilhar o banheiro com um indivíduo “jerk”. Essa experiência em particular a inspirou a pesquisar e lançar em 2022 um livro com táticas: *Jerks at Work: Toxic coworkers and what to do about them*. Aqui estão cinco delas, selecionadas pela revista Forbes:

__1 – Tente entender por que essa pessoa tóxica está fazendo o que está fazendo.__ Como é a paisagem emocional no trabalho? A maioria de nós pensa que idiotas são pessoas que querem nos atingir. No entanto, muitas vezes eles são produtos de seus próprios ambientes de trabalho: eles têm um chefe microgerenciador ou há uma cultura de medo que os leva a ser um pouco controladores demais. Saber essas coisas ajudará você a descobrir sua melhor abordagem no futuro.

__2 – Enfrente o comportamento problemático cedo e com frequência.__ A maioria de nós tem medo do confronto, então adiamos. Em vez disso, levante os problemas assim que puder. Concentre-se em pequenos comportamentos que tenham soluções claras – como não ter tempo de resposta suficiente em um projeto. Quando esperamos muito para confrontar as pessoas, muitas vezes nos concentramos em características em vez de comportamentos específicos. Por exemplo, em vez de dizermos: “Tive dificuldade em expressar meus pensamentos naquela reunião porque fui muito interrompido”, esperamos demais e acabamos estourando e dizendo: “Você me arrasa nas reuniões e suga todo o oxigênio do ambiente”. Comentários como esse não são úteis.

__3 – Pense fora da caixa quando se trata de formar aliados.__ É bom reclamar com nossos melhores amigos, mas eles geralmente não são as pessoas ideais para nos ajudar a sair de uma situação complicada no local de trabalho. Pense grande. Encontre alguém com quem você normalmente não interage e também seja vítima. Busque especialmente uma vítima com boa rede de contato. Use suas conexões para encontrar essas vítimas adicionais, que vão ajudar a sensibilizar os líderes para o problema.

__4 – Se você é chefe, não espere que as pessoas reclamem para agir.__ Nem todos os locais de trabalho têm imbecis, mas a maioria tem potencial para que eles apareçam. Pequenos passos, como fazer perguntas específicas aos membros da equipe sobre seus relacionamentos com outras pessoas no trabalho, são muito melhores do que perguntas genéricas como: “Está tudo bem?”. O objetivo é farejar problemas de relacionamento antes que eles se tornem grandes demais.

__5 – Dê uma boa e longa olhada no espelho.__ A maioria de nós não receberá feed­back direto de que somos “jerks” no trabalho, especialmente se ocuparmos posições de chefia. Mas o fato é que a maioria de nós é capaz, sim, de ficar aquém do ideal. E tudo bem, porque todos podemos melhorar. Saber o que traz à tona o seu eu pior no local de trabalho é a chave para evitar ser jerk.

Gostou das ideias de Tessa West? Você não precisa fofocar e desabafar por aí, pedir demissão ou enviar currículos para todas as empresas do mercado. Há saídas.

__Leia também: [Reinvente sua relação (doentia) com o trabalho](https://www.revistahsm.com.br/post/reinvente-sua-relacao-doentia-com-o-trabalho)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança