Assunto pessoal

Cansou de pessoas tóxicas? Saiba o que fazer

O livro "Jerks at work", da especialista Tessa West, da New York University, lista cinco táticas

Compartilhar:

A língua inglesa tem uma palavra única para definir pessoas tóxicas do trabalho: o bajulador, o ladrão de créditos, o microgerenciador, o manipulador, o aproveitador, o sabotador, todos esses são “jerks”. A tradução em português geralmente é um palavrão impublicável para essas pessoas de mau caráter frequentemente encontradas no local de trabalho. Tessa West é uma professora de psicologia da New York University, que estuda as interações humanas há duas décadas e é consultora científica da MindGym, consultoria de bem-estar organizacional. Uma vez, West chegou a reorganizar seu horário de trabalho para evitar compartilhar o banheiro com um indivíduo “jerk”. Essa experiência em particular a inspirou a pesquisar e lançar em 2022 um livro com táticas: *Jerks at Work: Toxic coworkers and what to do about them*. Aqui estão cinco delas, selecionadas pela revista Forbes:

__1 – Tente entender por que essa pessoa tóxica está fazendo o que está fazendo.__ Como é a paisagem emocional no trabalho? A maioria de nós pensa que idiotas são pessoas que querem nos atingir. No entanto, muitas vezes eles são produtos de seus próprios ambientes de trabalho: eles têm um chefe microgerenciador ou há uma cultura de medo que os leva a ser um pouco controladores demais. Saber essas coisas ajudará você a descobrir sua melhor abordagem no futuro.

__2 – Enfrente o comportamento problemático cedo e com frequência.__ A maioria de nós tem medo do confronto, então adiamos. Em vez disso, levante os problemas assim que puder. Concentre-se em pequenos comportamentos que tenham soluções claras – como não ter tempo de resposta suficiente em um projeto. Quando esperamos muito para confrontar as pessoas, muitas vezes nos concentramos em características em vez de comportamentos específicos. Por exemplo, em vez de dizermos: “Tive dificuldade em expressar meus pensamentos naquela reunião porque fui muito interrompido”, esperamos demais e acabamos estourando e dizendo: “Você me arrasa nas reuniões e suga todo o oxigênio do ambiente”. Comentários como esse não são úteis.

__3 – Pense fora da caixa quando se trata de formar aliados.__ É bom reclamar com nossos melhores amigos, mas eles geralmente não são as pessoas ideais para nos ajudar a sair de uma situação complicada no local de trabalho. Pense grande. Encontre alguém com quem você normalmente não interage e também seja vítima. Busque especialmente uma vítima com boa rede de contato. Use suas conexões para encontrar essas vítimas adicionais, que vão ajudar a sensibilizar os líderes para o problema.

__4 – Se você é chefe, não espere que as pessoas reclamem para agir.__ Nem todos os locais de trabalho têm imbecis, mas a maioria tem potencial para que eles apareçam. Pequenos passos, como fazer perguntas específicas aos membros da equipe sobre seus relacionamentos com outras pessoas no trabalho, são muito melhores do que perguntas genéricas como: “Está tudo bem?”. O objetivo é farejar problemas de relacionamento antes que eles se tornem grandes demais.

__5 – Dê uma boa e longa olhada no espelho.__ A maioria de nós não receberá feed­back direto de que somos “jerks” no trabalho, especialmente se ocuparmos posições de chefia. Mas o fato é que a maioria de nós é capaz, sim, de ficar aquém do ideal. E tudo bem, porque todos podemos melhorar. Saber o que traz à tona o seu eu pior no local de trabalho é a chave para evitar ser jerk.

Gostou das ideias de Tessa West? Você não precisa fofocar e desabafar por aí, pedir demissão ou enviar currículos para todas as empresas do mercado. Há saídas.

__Leia também: [Reinvente sua relação (doentia) com o trabalho](https://www.revistahsm.com.br/post/reinvente-sua-relacao-doentia-com-o-trabalho)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura