Uncategorized

Carta-Convite

Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

Para estimular ações em prol da proteção ao ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

E a gente com isso? Bem, para quem ainda acha que o tema é responsabilidade de especialistas em sustentabilidade, esta revista chegou em boa hora. Para quem já está ciente de que essa é uma pauta importante para todos, a hora também é agora. Explico: nossa ideia é justamente promover um grande encontro entre iniciantes e escolados, para que a sustentabilidade alcance o patamar que ela precisa e assim, de fato, observarmos mudanças significativas em prol de uma qualidade de vida melhor para todos.

Pretensiosos? Talvez. Até porque nem mesmo uma publicação de 500 páginas daria conta de cobrir tudo que é relevante quando o assunto é proteção do meio ambiente. Mas preferimos nos autointitular “sonhadores”, porque se de um lado sonhamos com um mundo em que a sustentabilidade é parte integrante de nossa atitude como seres humanos, de outro sabemos que toda longa jornada começa com um primeiro passo. E eis nosso primeiro passo: lançar uma publicação totalmente diferente das edições extras anteriores, falando de respeito, consciência e trabalho coletivo.

Aqui você vai encontrar uma coletânea de artigos escritos por especialistas no assunto, cada qual com seu ponto de vista, sobre como devemos ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim, temos desde um case reconhecido internacionalmente como o da Natura, escrito por Keyvan Macedo, responsável pela área de sustentabilidade de marcas e produtos da empresa, até um leve e didático artigo sobre aquecimento global, assinado pela engenheira ambiental especialista em mudanças climáticas, Mariana Fieri. Ainda na categoria artigos, tanto Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota na América Latina, quanto Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável e compromisso social do 

McDonald’s, nos agraciam com textos que manifestam crenças e fazem chamados importantes para que a sustentabilidade seja um tema de todos.

E não paramos por aí. Além de apresentar pontos de vista diferentes de executivos imersos no universo corporativo, esta edição especial também agrega o papel do empreendedorismo e dos negócios sustentáveis nessa discussão. Essa parte do conteúdo foi 100% construída no formato de entrevista, para que os desafios e os ensinamentos desses empreendedores cheguem ainda mais vivos até você. Queremos que os sabores da Frutos da Amazônia e os cheiros da Papel Semente mostrem a você a lógica do comércio justo, e que os planos da Shizen e da Utopies no Brasil encham seu coração de esperança, assim como encheram os nossos aqui na redação.

Mais do que um editorial, esta é uma carta-convite. Um convite para que você se abra para a sustentabilidade e para todos os temas que ela abriga. Sonhando grande e começando pequeno, juntos podemos mudar a realidade do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A ilusão que alimenta a disrupção

Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

De olho

Liderança, ética e o poder do exemplo: o caso Hunter Biden

Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Uncategorized
Até onde os influenciadores estão realmente ajudando na empreitada do propósito? Será que isso é sustentavelmente benéfico para nossa sociedade?

Alain S. Levi

Gestão de Pessoas
Superar vieses cognitivos é crucial para inovar e gerar mudanças positivas, exigindo uma abordagem estratégica e consciente na tomada de decisões.

Lilian Cruz

Transformação Digital, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Marketing business-driven
Crescimento dos festivais de música pós-pandemia oferece às marcas uma chance única de engajamento e visibilidade autêntica.

Kika Brandão

Gestão de pessoas, Liderança, Liderança, times e cultura
Explorando como mudanças intencionais e emergentes moldam culturas organizacionais através do framework ‘3As’ de Dave Snowden, e como a compreensão de assemblages pode ajudar na navegação e adaptação em sistemas sociais complexos.

Manoel Pimentel

Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital
A GenAI é uma ótima opção para nos ajudar em questões cotidianas, principalmente em nossos negócios. Porém, precisamos ter cautela e parar essa reprodutibilidade desenfreada.

Rafael Rez

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky