Uncategorized

Carta-Convite

Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

Para estimular ações em prol da proteção ao ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

E a gente com isso? Bem, para quem ainda acha que o tema é responsabilidade de especialistas em sustentabilidade, esta revista chegou em boa hora. Para quem já está ciente de que essa é uma pauta importante para todos, a hora também é agora. Explico: nossa ideia é justamente promover um grande encontro entre iniciantes e escolados, para que a sustentabilidade alcance o patamar que ela precisa e assim, de fato, observarmos mudanças significativas em prol de uma qualidade de vida melhor para todos.

Pretensiosos? Talvez. Até porque nem mesmo uma publicação de 500 páginas daria conta de cobrir tudo que é relevante quando o assunto é proteção do meio ambiente. Mas preferimos nos autointitular “sonhadores”, porque se de um lado sonhamos com um mundo em que a sustentabilidade é parte integrante de nossa atitude como seres humanos, de outro sabemos que toda longa jornada começa com um primeiro passo. E eis nosso primeiro passo: lançar uma publicação totalmente diferente das edições extras anteriores, falando de respeito, consciência e trabalho coletivo.

Aqui você vai encontrar uma coletânea de artigos escritos por especialistas no assunto, cada qual com seu ponto de vista, sobre como devemos ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim, temos desde um case reconhecido internacionalmente como o da Natura, escrito por Keyvan Macedo, responsável pela área de sustentabilidade de marcas e produtos da empresa, até um leve e didático artigo sobre aquecimento global, assinado pela engenheira ambiental especialista em mudanças climáticas, Mariana Fieri. Ainda na categoria artigos, tanto Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota na América Latina, quanto Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável e compromisso social do 

McDonald’s, nos agraciam com textos que manifestam crenças e fazem chamados importantes para que a sustentabilidade seja um tema de todos.

E não paramos por aí. Além de apresentar pontos de vista diferentes de executivos imersos no universo corporativo, esta edição especial também agrega o papel do empreendedorismo e dos negócios sustentáveis nessa discussão. Essa parte do conteúdo foi 100% construída no formato de entrevista, para que os desafios e os ensinamentos desses empreendedores cheguem ainda mais vivos até você. Queremos que os sabores da Frutos da Amazônia e os cheiros da Papel Semente mostrem a você a lógica do comércio justo, e que os planos da Shizen e da Utopies no Brasil encham seu coração de esperança, assim como encheram os nossos aqui na redação.

Mais do que um editorial, esta é uma carta-convite. Um convite para que você se abra para a sustentabilidade e para todos os temas que ela abriga. Sonhando grande e começando pequeno, juntos podemos mudar a realidade do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura