Uncategorized

Carta-Convite

Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

Para estimular ações em prol da proteção ao ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

E a gente com isso? Bem, para quem ainda acha que o tema é responsabilidade de especialistas em sustentabilidade, esta revista chegou em boa hora. Para quem já está ciente de que essa é uma pauta importante para todos, a hora também é agora. Explico: nossa ideia é justamente promover um grande encontro entre iniciantes e escolados, para que a sustentabilidade alcance o patamar que ela precisa e assim, de fato, observarmos mudanças significativas em prol de uma qualidade de vida melhor para todos.

Pretensiosos? Talvez. Até porque nem mesmo uma publicação de 500 páginas daria conta de cobrir tudo que é relevante quando o assunto é proteção do meio ambiente. Mas preferimos nos autointitular “sonhadores”, porque se de um lado sonhamos com um mundo em que a sustentabilidade é parte integrante de nossa atitude como seres humanos, de outro sabemos que toda longa jornada começa com um primeiro passo. E eis nosso primeiro passo: lançar uma publicação totalmente diferente das edições extras anteriores, falando de respeito, consciência e trabalho coletivo.

Aqui você vai encontrar uma coletânea de artigos escritos por especialistas no assunto, cada qual com seu ponto de vista, sobre como devemos ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim, temos desde um case reconhecido internacionalmente como o da Natura, escrito por Keyvan Macedo, responsável pela área de sustentabilidade de marcas e produtos da empresa, até um leve e didático artigo sobre aquecimento global, assinado pela engenheira ambiental especialista em mudanças climáticas, Mariana Fieri. Ainda na categoria artigos, tanto Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota na América Latina, quanto Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável e compromisso social do 

McDonald’s, nos agraciam com textos que manifestam crenças e fazem chamados importantes para que a sustentabilidade seja um tema de todos.

E não paramos por aí. Além de apresentar pontos de vista diferentes de executivos imersos no universo corporativo, esta edição especial também agrega o papel do empreendedorismo e dos negócios sustentáveis nessa discussão. Essa parte do conteúdo foi 100% construída no formato de entrevista, para que os desafios e os ensinamentos desses empreendedores cheguem ainda mais vivos até você. Queremos que os sabores da Frutos da Amazônia e os cheiros da Papel Semente mostrem a você a lógica do comércio justo, e que os planos da Shizen e da Utopies no Brasil encham seu coração de esperança, assim como encheram os nossos aqui na redação.

Mais do que um editorial, esta é uma carta-convite. Um convite para que você se abra para a sustentabilidade e para todos os temas que ela abriga. Sonhando grande e começando pequeno, juntos podemos mudar a realidade do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura