Uncategorized

Carta-Convite

Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

Para estimular ações em prol da proteção ao ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

E a gente com isso? Bem, para quem ainda acha que o tema é responsabilidade de especialistas em sustentabilidade, esta revista chegou em boa hora. Para quem já está ciente de que essa é uma pauta importante para todos, a hora também é agora. Explico: nossa ideia é justamente promover um grande encontro entre iniciantes e escolados, para que a sustentabilidade alcance o patamar que ela precisa e assim, de fato, observarmos mudanças significativas em prol de uma qualidade de vida melhor para todos.

Pretensiosos? Talvez. Até porque nem mesmo uma publicação de 500 páginas daria conta de cobrir tudo que é relevante quando o assunto é proteção do meio ambiente. Mas preferimos nos autointitular “sonhadores”, porque se de um lado sonhamos com um mundo em que a sustentabilidade é parte integrante de nossa atitude como seres humanos, de outro sabemos que toda longa jornada começa com um primeiro passo. E eis nosso primeiro passo: lançar uma publicação totalmente diferente das edições extras anteriores, falando de respeito, consciência e trabalho coletivo.

Aqui você vai encontrar uma coletânea de artigos escritos por especialistas no assunto, cada qual com seu ponto de vista, sobre como devemos ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim, temos desde um case reconhecido internacionalmente como o da Natura, escrito por Keyvan Macedo, responsável pela área de sustentabilidade de marcas e produtos da empresa, até um leve e didático artigo sobre aquecimento global, assinado pela engenheira ambiental especialista em mudanças climáticas, Mariana Fieri. Ainda na categoria artigos, tanto Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota na América Latina, quanto Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável e compromisso social do 

McDonald’s, nos agraciam com textos que manifestam crenças e fazem chamados importantes para que a sustentabilidade seja um tema de todos.

E não paramos por aí. Além de apresentar pontos de vista diferentes de executivos imersos no universo corporativo, esta edição especial também agrega o papel do empreendedorismo e dos negócios sustentáveis nessa discussão. Essa parte do conteúdo foi 100% construída no formato de entrevista, para que os desafios e os ensinamentos desses empreendedores cheguem ainda mais vivos até você. Queremos que os sabores da Frutos da Amazônia e os cheiros da Papel Semente mostrem a você a lógica do comércio justo, e que os planos da Shizen e da Utopies no Brasil encham seu coração de esperança, assim como encheram os nossos aqui na redação.

Mais do que um editorial, esta é uma carta-convite. Um convite para que você se abra para a sustentabilidade e para todos os temas que ela abriga. Sonhando grande e começando pequeno, juntos podemos mudar a realidade do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa precisa de um cargo ou de uma competência?

Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

O que CEOs e CFOs realmente avaliam nas reuniões de orçamento

Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

Quando a geopolítica entra pela porta da empresa

Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

O mito da falta de qualificação das pessoas com deficiência

Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
24 de julho de 2026 08H00
A preocupação com dinheiro já impacta produtividade, saúde mental e permanência no emprego. Diante desse cenário, organizações começam a repensar seu papel e a buscar formas de apoiar colaboradores sem invadir sua autonomia financeira.

Vivian Pardini - Coordenadora de compliance da Biz

4 minutos min de leitura
Marketing, Estratégia
23 de julho de 2026 14H00
O avanço dos vídeos curtos, dos criadores digitais e da inteligência artificial transformou a forma como consumimos informação e entretenimento. O desafio das empresas agora não é apenas alcançar audiências, mas construir confiança, interpretar comportamentos e criar experiências capazes de permanecer na memória das pessoas.

Ronaldo Fragoso - Chief Growth Officer da Deloitte e Carlos Eduardo Fogarolli - Sócio-líder da indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte

3 minutos min de leitura
Comunicação, Liderança
23 de julho de 2026 08H00
A autenticidade virou commodity quando todo mundo aprendeu a soar autêntico do mesmo jeito. Este artigo explora como voz, vivência e consistência podem se tornar os principais diferenciais para líderes que desejam construir influência e confiança de forma genuína.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

5 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia
22 de julho de 2026 14H00
Logotipos já não são suficientes para conquistar relevância. Em um mercado saturado de mensagens, as marcas que se destacam são aquelas capazes de transformar interações em experiências memoráveis e consumidores em protagonistas de suas histórias.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de julho de 2026 09H00
Posicionamento claro, gestão comercial estruturada, experiência do cliente, disciplina financeira, desenvolvimento de talentos e capacidade de adaptação formam os pilares de um crescimento sustentável. O desafio das empresas de serviços já não é apenas expandir, mas criar condições para que essa expansão se mantenha saudável e rentável.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
21 de julho de 2026 14H00
A desconexão entre pessoas custa bilhões às empresas todos os dias. Ainda assim, muitas organizações seguem tratando cultura como documento, engajamento como métrica e comunicação como ferramenta. Talvez o problema esteja justamente aí.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de julho de 2026 09H00
A construção civil está deixando para trás práticas marcadas por desperdícios e retrabalhos. O avanço de soluções industrializadas, novas tecnologias e modelos de gestão mais eficientes aponta para um novo cenário: construir com mais qualidade, menor impacto e maior previsibilidade.

Rafael Brizot - Diretor da Max Mohr

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
20 de julho de 2026 14H00
Sem maturidade informacional, a IA não elimina problemas, apenas os torna mais rápidos e mais difíceis de controlar.

Bergson Lopes - Fundador e sócio-diretor da BLR DATA, Vice-presidente da DAMA Brasil

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de julho de 2026 07H00
Quase 80% dos trabalhadores sentem culpa ao tirar férias e muitos continuam respondendo mensagens durante o período de descanso. O artigo discute como essa cultura afeta pessoas e organizações e por que líderes precisam dar o exemplo para transformar a relação com o descanso.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude e autora do livro “Saúde mental é inegociável”

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
19 de julho de 2026 14H00
WhatsApp, redes sociais, chats e inteligência artificial mudaram a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. O desafio agora não é apenas responder mais rápido, mas transformar cada interação em uma oportunidade de fortalecer confiança, reputação e valor de marca.

Edson Alves - CEO da Ikatec

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo