Uncategorized

Case Grupo Fleury: Design Thinking como metodologia para potencializar a estratégia de diversidade

Fundadora e CEO da Blend Edu, startup que já tem em seu portfólio empresas como 3M, TIM, Reserva, Movile, Grupo Fleury, TechnipFMC, Prumo Logística, brMalls etc. Thalita também está presente na lista da Forbes Under 30 de 2019, como uma dos 6 jovens destaques na categoria Terceiro Setor e Empreendedorismo Social.

Compartilhar:

_”Design é um exercício de empatia. Empatia é um exercício de design”._

Essa é uma das frases de [Brené Brown](https://brenebrown.com/), famosa pesquisadora americana, reconhecida globalmente por suas pesquisas e livros sobre vergonha, vulnerabilidade, empatia e coragem. Nela, Brené reforça e conexão profunda entre estes dois temas, tão discutidos nos tempos atuais.

Cada vez mais as organizações tem falado de metodologias ágeis, multidisciplinares e colaborativas para solucionar problemas complexos e inovar, mas poucas tem compreendido como **design e empatia** estão intimamente conectados neste contexto [da 4a Revolução Industrial](https://revistahsm.com.br/post/a-importancia-da-empatia-e-da-diversidade-para-as-empresas-no-contexto-da-4-revolucao-industrial). Para compreender esta conexão, primeiro precisamos entender como o conceito de design evoluiu (e se ampliou) ao longo do tempo:

### Design gráfico

Inicialmente, o conceito de design era visto a partir de símbolos e imagens (gráficos, logotipos, informações,etc.).

### Design industrial

Com o tempo, as pessoas passaram a trabalhar o conceito de design industrial, entendendo como esse mindset poderia ser aplicado ao desenho de produtos, linhas de produção e espaços físicos. 

### Design de interação

Em seguida, com o avanço das tecnologias e produtos digitais, o design de interação passou a ser estudado, entendendo como os consumidores interagiam com serviços, experiências e ferramentas digitais. 

### Design de sistemas

Já hoje, o conceito se ampliou ainda mais e as pessoas passaram a entender o design como uma metodologia para desenhar modelos de negócio, sistemas, estratégias de aprendizagem e culturas organizacionais.

Design Thinking
—————

Assim, também vem à tona o termo Design Thinking, que significa, literalmente, pensar como um designer (considerando toda a amplitude que este conceito tomou no decorrer do tempo) na maneira de enxergar o mundo, analisar problemas e desenhar soluções. A metodologia foi popularizada por Tim Brown, CEO da [IDEO](https://www.ideo.com/), empresa norte-americana de consultoria que é referência no tema.

O objetivo do Design Thinking é ir além de uma inovação emocional, funcional ou de processo. Seu grande foco é conseguir **inovar a experiência do seu público-alvo**, conectando negócios, tecnologias e pessoas. Para tal, algumas passos devem ser seguidos e, por mais que eles possam variar de acordo com o autor ou a linha de pesquisa, gosto de tomar como referência a [d.school](https://dschool.stanford.edu/) (Instituto de Design da Universidade de Stanford), que propõe cinco grandes etapas: 

(1) Empatizar; 

(2) Definir; 

(3) Idealizar / Criar; 

(4) Prototipar; 

(5) Testar, conforme a imagem abaixo.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/c36b2dd0-ce08-469d-b53c-2293546401a5.png)

Idris Monotee, autor do livro Design Thinking for Strategic Innovation, reforça que “o Design Thinking nos empodera e nos encoraja a experimentar”.

Por esses e outros fatores, a [Blend Edu](https://www.blend-edu.com/consultoria-de-diversidade) entende esta metodologia como uma das grandes aliadas no desenho e na implementação do programa de diversidade das organizações, incorporando-a no nosso modelo de atuação e realizando treinamentos sobre o tema.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/8cb2a55f-83fa-4099-9414-42892e60c0cd.png)

Um dos clientes que aderiu essa estratégia é o [Grupo Fleury](http://www.grupofleury.com.br/SitePages/Home.aspx), uma das maiores e mais respeitadas empresas de medicina e saúde do país e que possui mais de 10.000 colaboradores.

Desde 2018, a Blend Edu tem realizado workshops de imersão em Design Thinking como parte oficial do Programa de Desenvolvimento da Liderança (PDL), abordando temas e questões relacionadas à diversidade e compartilhando diversas ferramentas práticas para que gestores e gestoras possam desenhar soluções baseadas em um processo empático.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/e501a063-d890-4a88-9013-4a3dce4c3a69.png)

Foto: Turma do Fleury com [Thalita Gelenske](https://www.linkedin.com/in/thalitagelenske), fundadora da Blend Edu

Como forma de compreender melhor este case, realizamos uma entrevista com [Daniel Périgo](http://linkedin.com/in/daniel-perigo-4171ba11), Gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury. 

**1) Como e por que surgiu a ideia de trabalhar o tema de Design Thinking dentro do PDL (Programa de Desenvolvimento da Liderança)?**

Acreditamos que a metodologia de Design Thinking é importante para o desenvolvimento de nossas lideranças por poder ser aplicada no dia a dia, visando solucionar problemas por uma abordagem mental prática, alcançando a inovação em produtos e serviços, sempre focado no indivíduo. Inserimos esse tema na trilha dos líderes há alguns anos e, em 2018, fizemos a parceria com a Blend Edu para reforçar também o tema Diversidade.

**2) Em 2018, a Blend Edu sugeriu que durante o treinamento de DT fosse realizado com um desafio de diversidade, sugestão que foi bem recebida pela equipe de Educação e Sustentabilidade do Grupo Fleury. Qual o potencial e oportunidade que vocês enxergaram em, além de trabalhar a metodologia, trazer um desafio / problema relacionado à diversidade para ser debatido com os participantes do treinamento?**

O Design Thinking é um método de ideação e solução de desafios e problemas, e sua aplicação coincidiu com um momento de revisão das iniciativas e plataformas do Programa de Diversidade do Grupo Fleury, em especial às relacionadas ao pilar LGBTQIA+. Atrelar o curso às questões de Diversidade e Inclusão foi uma maneira de aumentar a visibilidade desse tema junto aos coordenadores; buscar, de modo coletivo, ideias e soluções que pudessem agregar valor ao programa e preparar os gestores para lidarem melhor com os desafios e dilemas da Diversidade no dia a dia.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/f74d8d4d-547e-4f25-bbfe-57c8107b78f2.png)

**3) Como este treinamento com foco em diversidade conversa com a estratégia e os valores do Grupo Fleury?**

Diversidade é um assunto de grande importância para o Grupo Fleury. É um tema transversal que transita por diferentes áreas e processos da organização e se conecta com todos os colaboradores e, também, com os clientes da empresa. Investir em Diversidade traz diversos benefícios à organização, desde o fomento à inovação até a melhoria do clima organizacional, melhora do relacionamento com as partes interessadas, melhores taxas de atração e retenção de talentos, dentre outros aspectos. Além disso, está intimamente conectado ao respeito e à solidariedade, dois dos valores fundamentais do Grupo Fleury. Portanto, atuar nesta frente reforça os valores da companhia.

**4) Como tem sido a receptividade e feedback dos participantes nos treinamentos de Design Thinking com foco em Diversidade, realizados nos últimos anos em parceria com a Blend Edu?**

Os feedbacks dos participantes foram positivos. Eles aprenderam não apenas a metodologia de Design Thinking e sim **como focar nas pessoas para resolução dos problemas.** Muitos deles ficaram surpresos com os dados e informações compartilhadas. Disseram que o assunto Diversidade foi abordado de uma forma prática, fazendo refletir sobre a importância do tema para a sociedade e para o Grupo Fleury.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mobilidade interna: Por que quando o tema é talentos estamos sempre olhando para a grama do vizinho?

A sua próxima contratação pode já estar dentro da empresa. Dados mostram que muitos profissionais deixam suas organizações não por falta de oportunidades no mercado, mas por não enxergarem caminhos de crescimento internamente. O artigo discute por que iniciativas como marketplaces de talentos, projetos multidisciplinares, gig assignments e conversas estruturadas de carreira são fundamentais para revelar potencial, ampliar a mobilidade interna e transformar talentos já existentes em uma vantagem competitiva para o negócio.

Sua empresa precisa de um cargo ou de uma competência?

Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

O que CEOs e CFOs realmente avaliam nas reuniões de orçamento

Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 18H00
A sua próxima contratação pode já estar dentro da empresa. Dados mostram que muitos profissionais deixam suas organizações não por falta de oportunidades no mercado, mas por não enxergarem caminhos de crescimento internamente. O artigo discute por que iniciativas como marketplaces de talentos, projetos multidisciplinares, gig assignments e conversas estruturadas de carreira são fundamentais para revelar potencial, ampliar a mobilidade interna e transformar talentos já existentes em uma vantagem competitiva para o negócio.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
31 de agosto de 2026 14H00
A lógica do “trabalhe enquanto eles dormem” ajudou a moldar uma geração de profissionais que transformou o cansaço em símbolo de mérito. O artigo questiona os mitos da cultura hustle e defende o sono como um dos investimentos mais estratégicos para desempenho, bem-estar e crescimento sustentável.

Valter Roldão - CEO da Luuna

5 minutos min de leitura
Estratégia, Cultura organizacional
31 de agosto de 2026 07H00
Ao revisitar conceitos milenares do Yoga sob a ótica da gestão contemporânea, o artigo propõe uma pergunta essencial para líderes e organizações: os sistemas que construímos estão alinhados aos valores que afirmamos praticar?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

6 minutos min de leitura
ESG
30 de agosto de 2026 14H00
Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Estratégia, Finanças, Gestão de recursos
30 de agosto de 2026 07H00
Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

François Bazini - CMO e Consultor

6 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance, Finanças
29 de agosto de 2026 14H00
A implementação do Split Payment inaugura uma nova lógica para o recolhimento de tributos no Brasil e altera uma dinâmica financeira que acompanha as empresas há décadas. Ao retirar do fluxo de caixa os valores destinados a impostos, o novo modelo exigirá mais planejamento, integração entre áreas e maturidade na gestão financeira e tributária.

Ulisses Brondi - CEO da ASIS Tax Tech

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
29 de agosto de 2026 07H00
Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

Ísis P. Fontenele - Consultora organizacional, professora da FGV, mestre em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de agosto de 2026 17H00
O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da curadoria, da divergência e do discernimento humano em uma era marcada pela abundância de inteligências e pela escassez de julgamento.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

7 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de agosto de 2026 12H00
Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
28 de agosto de 2026 07H00
O voluntariado corporativo emerge como uma ferramenta capaz de aproximar propósito, liderança e transformação social. No Dia Nacional do Voluntariado, o artigo convida empresas e profissionais a refletirem sobre o papel que podem desempenhar na construção de oportunidades, no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Ana Carolina Viana - Vice-Presidente de Operações Industriais da Braskem no Brasil

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo