Espaço lifelong learning

Cenários reais para futuros imaginários

Os sinais do futuro estão disponíveis em muitas pistas no cotidiano das pessoas hoje, perceptíveis para quem tiver habilidade – e disposição – para enxergá-los
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Prever futuros é uma arte diretamente ligada à análise de dados, à interpretação de contextos históricos e à modelagem de cenários. Os grandes escritores de ficção científica, como Philip K. Dick e William Gibson, perceberam isso muito antes dos think tanks e dos bureaus de tendências. Publicados há algumas décadas, livros como Neuromancer e Androides sonham com ovelhas elétricas? mostram futuros que permanecem assustadoramente próximos de todos nós – resultado de um extenso trabalho de pesquisa, leitura e cruzamento de informações realizado por seus autores. Como já dizia a antiga propaganda: não é bruxaria, é tecnologia – e, nesse caso, metodologia.

Cenários futuros, sejam pessimistas ou otimistas, estão sempre vulneráveis à força da natureza e do acaso, como aprendemos a duras penas nos últimos anos. Teoria do caos, pura e simples. Mas, no longo prazo, modelos preditivos baseados em pesquisa rigorosa e informação de qualidade tendem a apresentar bons índices de precisão. O que faz a diferença é o viés da análise. Na retrospectiva, os mais otimistas dirão que já sabiam. Os mais pessimistas, que já tinham avisado. Entre essas duas visões, estão as revoluções silenciosas que invadem nossas vidas todos os dias.

Para quem está tentando antecipar os próximos 20 ou 30 anos, recomendo imaginar como será nossa vida nos próximos 12 meses. Pense menos em carros voadores e mais no diagnóstico rápido de um teste de covid-19 da farmácia da esquina. Por trás de cada minuto e real economizados, estão algumas das tecnologias mais decisivas para o futuro da humanidade. Novos modelos econômicos e sociais surgem de inovações acessíveis a grandes parcelas da população – e de sua tradução em estilos de vida, comportamentos de consumo e modelos de negócios replicáveis.
As pistas de como será o amanhã estão em nosso dia a dia. No sistema de recomendação da plataforma de streaming. Nas transmissões de e-sports que atraem milhões de espectadores. Nos estudos acadêmicos e científicos publicados em cada canto do mundo. Do blockchain ao metaverso, o glossário de tendências vai longe. Citando mais uma vez William Gibson, o futuro já chegou, ele apenas não está uniformemente distribuído. As possibilidades estão no modo como entendemos e preenchemos essas lacunas. Cada vez mais, uma habilidade essencial para fazermos as escolhas e os investimentos certos nos próximos anos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura
ESG
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que um gesto de empatia; é uma estratégia essencial para elevar a produtividade, reduzir custos e fomentar o bem-estar dos profissionais, dentro e fora da empresa.
3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como a obliquidade e o efeito cobra podem transformar estratégias organizacionais trazendo clareza e objetividade para questões complexas que enfrentamos no dia-dia.

Manoel Pimentel

4 min de leitura
ESG
As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento e vantagem competitiva.

Marcelo Murilo

9 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como o Brasil pode superar barreiras internas, abraçar sua identidade cultural e se posicionar como protagonista no cenário global

Angelina Bejgrowicz

11 min de leitura
Finanças
Uma das características mais importantes no mundo atual é o que Roland Barthez chamava de "Além do texto". Este é mais um daqueles artigos fantásticos que vão te ajudar a compreender entrelinhas que muitas vezes a experiência forja nosso entendimento, por isso, nos vale compartilhar estes manejos.

Fernando Seabra

4 min de leitura
Finanças
A transformação da Indústria 4.0 exige integração tecnológica e inovação estratégica. O programa Finep Inovacred 4.0 viabiliza essa mudança ao oferecer financiamento para soluções avançadas como IoT, IA, robótica e automação. Empresas fornecedoras podem se credenciar como integradoras, enquanto indústrias aproveitam condições atrativas para modernizar processos. Essa iniciativa impulsiona eficiência, competitividade e a digitalização da economia.

Eline Casasola

5 min de leitura
Uncategorized
A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Carine Roos

4 min de leitura