Direto ao ponto

Centauros são os novos unicórnios

VC afirma que agora quer realismo – receita recorrente anual de US$ 100 mi

Compartilhar:

Todos os investidores perseguem potenciais unicórnios da tecnologia, startups que possam valer US$ 1 bilhão ou mais. Todos menos a firma de investimentos global Bessemer Venture Partners (BVP). Ela está de olho é nos “centauros” – empresas que atingem US$ 100 milhões de receita recorrente anual (ARR, na sigla em inglês).

Adam Fisher, sócio dos escritórios da BVP em Tel Aviv, disse ao Times of Israel que o centauro, embora também mítico, é muito mais realista com sua metade humana. Em um estágio em que uma empresa tem US$ 100 milhões em ARR, explica Fisher, “já houve o ajuste do produto ao mercado (market fit), e dificilmente vai falir de uma hora para outra, porque ela é financiável”. Além disso, “valuations não são boas para as jovens empresas”, na opinião do investidor.

“Dão uma falsa sensação de sucesso quando algumas ainda não atingiram nenhum marco”, diz. Para piorar, unicórnios nem são mais uma raridade. Em 2013, quando o termo foi criado, havia uma dúzia deles. Hoje, de acordo com o CB Insights, o rebanho global é de 1.068 (dado de março de 2022).

“As conversas que temos sobre o sucesso devem mudar para algo mais substancial”, prevê Fisher, com outros investidores deixando de lado as avaliações subjetivas – e correndo menos riscos. “Centauros também podem ser já grandes empregadores, com um mínimo de 300 pessoas, enquanto unicórnios podem ter 30.” No fechamento desta revista, a BVP tinha identificado 150 centauros no mundo, em cloud computing.

__Leia mais: [Computação quântica chegará antes do esperado](https://www.revistahsm.com.br/post/computacao-quantica-chegara-antes-do-esperado)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura