Direto ao ponto

Chineses contra o gênio do mal

Pesquisadores da China estão preocupados com o Starlink

Compartilhar:

E haja tensão geopolítica envolvendo os negócios. Após um estudo, pesquisadores da área militar da China cobram que o país tenha um sistema de vigilância com escala e sensibilidade sem precedentes para rastrear e monitorar todos os satélites Starlink da SpaceX, e até para desativá-los ou destruí-los se ameaçarem a segurança nacional. A notícia vem do *South China Morning Post (SCMP)*.

O estudo foi liderado por Ren Yuanzhen, pesquisador do Instituto de Rastreamento e Telecomunicações de Pequim, e contou com vários cientistas seniores da indústria de defesa da China. Os autores estimam que os caças e drones militares dos EUA poderiam aumentar sua velocidade de transmissão de dados em mais de cem vezes com uma conexão Starlink. Segundo o SCMP, não se sabe até que ponto a opinião deles representa uma posição do governo chinês.

Starlink é o projeto de comunicação por satélite mais ambicioso de todos os tempos. Quer fornecer serviços de internet de banda larga para usuários comerciais e militares no mundo inteiro – recentemente essa discussão incluiu a Amazônia. O Starlink tem feito estragos. Quando dois de seus satélites se aproximaram da estação espacial chinesa, em 2021, muitos chineses que admiravam Musk como um inovador passaram a vê-lo como uma espécie de gênio do mal.

__[Leia mais: Ou o verdadeiro gênio do mal seria Jack Welch](https://www.revistahsm.com.br/post/ou-o-verdadeiro-genio-do-mal-seria-jack-welch)?__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura