Marketing Business Driven

CMO fora da estratégia? Como assim!?

Muitas vezes culpam o marketing digital quando o departamento está ficando menos estratégico. Pudera: marketing não pode ficar só no operacional
Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Compartilhar:

Estávamos conversando esses dias com um profissional de marketing de uma grande empresa global sobre estratégia e reposicionamento de um produto muito conhecido no mercado. Para nossa surpresa, quando entramos na discussão sobre mark-up do produto, margem de contribuição, volume de vendas e outras questões, ouvi a seguinte frase: “Não participo dessas discussões. Não acompanho DRE {demonstração de resultado de exercício} nem o resultado de vendas dos produtos. Nem sequer participo das reuniões.” Isso é real, existem outros profissionais assim, os CMOs que fazem todo o trabalho de marketing, mas não sabem, de fato, o impacto disso no resultado da empresa!

Em alguns casos, a liderança de marketing nem sequer atua na estratégia. Ou seja, o marketing está virando operacional demais, mas não deveria. Se a/o CEO ou o conselho considera que o marketing é apenas execução e não estratégia, aí o problema é pior ainda.

Voltando ao conceito básico dos 4Ps, produto, preço, praça e promoção: me parece que algumas empresas acreditam que a função do marketing é apenas a execução da promoção (comunicar o produto ou serviço). Mas como é que o marketing pode atuar de forma eficaz se não entende a margem de contribuição e o objetivo real daquele produto no mix da empresa? Se não sabe se o preço está compatível com o mercado?Se não compreende qual praça precisa priorizar para conquistar mercado e/ou superar um concorrente? Não tem o menor cabimento o marketing não ser estratégico. Ninguém até hoje conseguiu me convencer do contrário. Então, se você, que é CEO, membro de conselho ou o que quer que seja, acredita que marketing só tem um papel operacional em sua organização, passou da hora de rever seus conceitos.

E você, CMO, que está atuando mais na execução do que no planejamento, também passou da hora de mudar isso. Mas é possível mudar? Sim. Como?

1 – Estude seus concorrentes.
2 – Escute seus clientes. O que eles têm a dizer da sua marca?
3 – Busque saber qual é o futuro da empresa para os próximos cinco ou dez anos.
4 – Mapeie toda a jornada do seu cliente, entendendo quais são os pontos de contato que ele tem com sua empresa – vendas, atendimento a cliente, financeiro, pós-vendas etc.
5 – Aprenda sobre finanças. Saiba ler uma DRE. Busque ter acesso
a ela, caso não tenha.

Em seguida, apresente para a liderança a conclusão do seu estudo, usando esses cinco passos. Se eles não entenderem que o marketing precisa ser estratégico, não apenas operacional, aí talvez seja a hora de você mudar, em vez de esperar que os outros mudem.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura
Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura