Assunto pessoal

Coaches vão treinar líderes de favelas. E você?

Os profissionais da gestão poderiam se inspirar na nova iniciativa da ICF Brasil em parceria com a Central Única das Favelas, que está para começar

Compartilhar:

Você tem uma agenda ESG pessoal? Se tem, é contribuição em dinheiro? Ou um trabalho voluntário que não tem a ver com sua expertise, como construir casas? Uma parte significativa dos gestores que são filantropos tende a seguir uma dessas duas opções. Eles se esquecem de um terceiro caminho, que é pessoalmente repassar seu conhecimento de gestão a pessoas de baixa renda, o que poderia gerar um impacto muito maior do que as outras contribuições – no velho clichê “ensinar a pescar em vez de dar o peixe”.

Agora, os gestores podem seguir o exemplo dos coaches. Em 2021, o braço brasileiro da International Coaching Federation (ICF-Brasil) procurou Celso Athayde, presidente da Central Única das Favelas (Cufa), para oferecer programas de coaching aos líderes da associação ministrados por seus associados. O projeto, parte da iniciativa Ignite da ICF global, sairá do papel agora em 2022 – o vice-presidente do conselho deliberativo global da ICF, Steve Weiss, veio ao País em junho para participar de seu lançamento. Marcia Yokota, diretora de responsabilidade social da ICF Brasil, contou mais sobre a parceria:

__Os coaches.__ Serão 20, cada um com várias acreditações da ICF e muitos ex-executivos de organizações, e mais três supervisores. Como houve mais do que 20 inscrições, os coaches finalistas foram sorteados. Todos trabalharão voluntariamente.

__Os coachees.__ Serão 20 líderes estaduais da Cufa, com muita experiência de liderança na prática – colaboração, comunicação, engajamento etc. Eles poderão escolher o tema que julgam mais importante para trabalhar com seu coach.

__Como será.__ O método será individualizado por cliente. Haverá dez sessões, de uma hora cada, o que representa um investimento em torno de R$ 180 mil (seguindo estimativa de valor de PwC), e o programa vai até dezembro. Prevê-se um efeito cascata sobre as comunidades. Sentiu-se provocado? Pense no que pode fazer, sozinho ou com colegas. Todo mundo precisa de gestão.

Coaching atrai mais interesse

Steve Weiss, VP do conselho global da ICF, dividiu com HSM Management achados da mais recente pesquisa com empresas que mostram impacto da pandemia no coaching em âmbito global (a ICF tem 50 mil membros em 140 países) e especificamente no Brasil.

O awareness da profissão de coach, que vinha sendo de 50% nos últimos dez anos, saltou para 73% nos últimos dois anos, segundo Weiss. No Brasil, 50% das empresas entrevistadas têm processos de coaching em curso e 65% pretendem fazer novos programas – dois percentuais que ficam acima da média mundial.

__Leia mais: [As redes sociais e o que Cheryl faria](https://www.revistahsm.com.br/post/as-redes-sociais-e-o-que-cheryl-faria)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança