Cultura organizacional

Como a comunicação corporativa contribui nos conselhos consultivos e administrativos

Para transformar cenários e impulsionar resultados ainda não alcançados é preciso se comunicar muito bem
Heloiza Carvalho é empreendedora e fundadora da Tree Comunicação. É especialista em comunicação para transições como fusões e aquisições, reorganizações societárias e internacionalizações. É conselheira TrendsInnovation especializada em comunicação, gente e gestão, transição e transformação.

Compartilhar:

A comunicação corporativa é, há tempos, um elemento essencial no processo de inteligência empresarial. Porque contribui cada vez mais para o uso potencial de novas tecnologias, para a emergência de novas estratégias e para maximizar a reputação e a relação entre as empresas e seu entorno. Assim, a comunicação está inserida nas tomadas de decisões das organizações, nos seus processos estratégicos e, sobretudo, nas estruturas de governança corporativa.

Nada mais natural diante disso que ampliar o volume de profissionais de comunicação corporativa nos conselhos. Conforme as mídias sociais ganham importância – seja facilitando a divulgação de marcas, serviços ou produtos, ou exigindo o monitoramento de risco de imagem –, a presença de profissionais atentos aos aspectos da comunicação dentro dos conselhos consultivo e administrativo revela-se fundamental. Mas o quadro vai além: os profissionais de comunicação podem apontar a necessidade de redesenho da experiência do usuário ou de fortalecer as empresas em seus processos de transformação digital.

Em outra ponta, sabe-se que uma boa gestão da reputação de uma empresa é condição essencial para a perenidade do negócio e engajamento dos stakeholders. O público consumidor hoje busca não somente produtos e serviços de qualidade, mas instituições nas quais possa confiar. A demanda do público é também conhecer claramente o posicionamento destas instituições percebendo-as como protagonistas na solução de problemas reais, sejam eles sociais ou ambientais.

Para provocar as mudanças que o mundo impõe, a diversidade é condição para inovar. Não somente a diversidade de gênero ou geracional, mas sobretudo a diversidade cognitiva e de competências é o que elevará o nível de transformação das corporações.

Neste sentido, profissionais de comunicação, com visão sistêmica, de relações institucionais e reputação, enriquecem os conselhos consultivo e administrativo com um olhar integrado e ampliam uma nova e fundamental dimensão em debates e decisões.

Afinal, uma organização precisa, por exemplo, não só trazer boas práticas de governança e ética, como também saber comunicar estas boas práticas.

Saber comunicar bem é e sempre será a melhor maneira de transformar cenários e impulsionar resultados ainda não alcançados. Os conselhos consultivo e administrativo da sua empresa está preparado para isso?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Futebol feminino: O que mulheres aprendem quando têm espaço para competir?

A conquista histórica do São Paulo no Brasileirão Feminino vai além do esporte e convida a uma reflexão sobre como desenvolvemos competências que costumam ser associadas à liderança. O artigo explora como experiências vividas dentro e fora das organizações ajudam a construir confiança, influência, resiliência e capacidade de disputar espaços de forma saudável, preparando novas gerações para desafios que começam muito antes do primeiro cargo de liderança.

Tecnologia se compra. Liderança se constrói.

O artigo discute por que sucessão, desenvolvimento de lideranças e fortalecimento da cultura organizacional deixaram de ser temas de RH para ocupar o centro das decisões estratégicas e da competitividade empresarial.

Autonomia não é fazer sozinho

Empresas querem profissionais protagonistas, capazes de decidir e agir com independência. As pessoas querem mais confiança, voz e espaço para fazer escolhas. O desafio é que autonomia costuma significar coisas diferentes para cada lado dessa relação.

User Experience, UX
12 de setembro de 2026 09H00
Uma experiência ruim não gera apenas insatisfação. Ela aumenta custos operacionais, compromete a reputação da marca, reduz receitas futuras e pode encerrar relacionamentos construídos ao longo de anos.

Tâmara Lira - CFO da Paschoalotto

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
11 de setembro de 2026 14H00
Rotular profissionais como tóxicos pode encerrar uma conversa, mas raramente resolve o problema. Ao investigar como comportamentos se formam e se repetem nas organizações, o artigo convida líderes a substituírem julgamentos rápidos por diagnósticos mais profundos e eficazes.

Marta Ferreira

7 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
11 de setembro de 2026 08H00
Mais do que dominar ferramentas, o desafio da liderança passou a ser tomar decisões, engajar pessoas e construir crescimento em um ambiente de incerteza permanente.

Eduardo Raffaini - Sócio-líder de Soluções de Strategy da Deloitte

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
10 de setembro de 2026 18H00
Discordâncias fazem parte de qualquer equipe diversa, mas nem sempre encontram espaço para serem expressas. O verdadeiro risco para as organizações não está no excesso de conflitos, mas na ausência deles.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão

2 minutos min de leitura
Finanças, Estratégia
10 de setembro de 2026 12H00
Sua estratégia está no PowerPoint ou no orçamento? No trimestre em que o plano de 2027 ganha aprovação, uma disputa invisível acontece dentro das empresas. De um lado, a estratégia que promete transformação. Do outro, o orçamento que preserva as prioridades de sempre. Quase sempre, é a planilha que decide o vencedor.

Átila Persici Filho - CINO, professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação.

10 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
10 de setembro de 2026 08H00
As declarações recentes dos líderes da OpenAI e da NVIDIA reacenderam uma das discussões mais importantes da era digital: a Inteligência Artificial Geral já é uma realidade? Ao conectar os avanços mais recentes da IA às previsões feitas por Ray Kurzweil décadas atrás, o artigo explora não apenas a evolução da tecnologia, mas também o desafio humano, organizacional e social de acompanhar uma transformação que pode estar acontecendo mais rápido do que imaginávamos.

Leandro Mattos- Expert em neurociência da Singularity Brazil e CEO da CogniSigns

16 minutos min de leitura
Liderança, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de setembro de 2026 14H00
Ao relatar uma experiência marcante durante sua recuperação de uma cirurgia, o autor provoca uma reflexão sobre um erro recorrente nas organizações: confiar mais naquilo que é visível do que na experiência de quem vive o problema. Quando líderes ignoram relatos e se apoiam apenas em protocolos e percepções, perdem informação, confiança e capacidade de tomar melhores decisões.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de setembro de 2026 09H00
Os agentes de IA não pedem aumento, não tiram férias e não podem ser administrados como funcionários tradicionais. Como gerir colaboradores digitais que não seguem as regras tradicionais de contratação, supervisão e desligamento?

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Estratégia
8 de setembro de 2026 18H00
Empresas expostas aos mesmos dados, cenários e tendências frequentemente chegam a decisões opostas. O que explica essa diferença não é a informação disponível, mas a forma como cada organização interpreta a realidade.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

10 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
8 de setembro de 2026 14H00
Na mitologia grega, os centauros simbolizavam a convivência entre razão e instinto. Hoje, a união entre inteligência humana e artificial cria uma nova versão desse mito e desafia líderes a equilibrar produtividade, discernimento e autonomia em um mundo cada vez mais automatizado.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução