Desenvolvimento pessoal

Como a Linguagem Corporal Afeta a Credibilidade

Durante uma negociação, uma entrevista de emprego, uma apresentação ao chefe ou uma reunião com pares, é comum o corpo desdizer o que as palavras estão dizendo; aprenda a dominar a linguagem corporal para ser mais confiável

Compartilhar:

Sim, enquanto você se esforça para passar credibilidade e construir uma relação de confiança com seu interlocutor, é bem possível que seu corpo o esteja sabotando. Vale lembrar algumas orientações de especialistas, publicadas por revistas como Inc., para garantir que sua linguagem corporal transmita a mesma mensagem que a oral. 

**1 -** Nunca deixe de estabelecer contato visual, pois a ausência dele pode parecer desinteresse. Enquanto fala, mantenha esse contato em pelo menos 50% do tempo.

**2 -** Cuidado com o movimento da cabeça quando diz “sim” ou “não”. Se forem invertidos, a percepção é que você está querendo dizer o oposto do que está falando em palavras.

**3 -** Cruzar os braços quase sempre demonstra descontentamento e falta de conexão com o interlocutor, interrompendo o canal de comunicação.

**4 -** Inclinar a cabeça para trás e levantar o queixo revela rebeldia ou arrogância. É empinar o nariz literalmente!

**5 -** Colocar as mãos nos bolsos ou atrás das costas pode significar que você está nervoso ou, pior, que tem algo a esconder. O mesmo vale para as mãos em frente aos genitais atitude defensiva, temerosa, a evitar sobretudo em negociações.

**6 -** Manter a palma da mão para baixo ou o punho fechado indica agressividade ou sentimento de superioridade e também que você está fechado para qualquer coisa que a pessoa disser. Não faça isso se estiver tentando construir um relacionamento.

**7 -** Talvez essa opção não seja válida para brasileiros, mas quem não gesticula enquanto conversa demonstra desonestidade. Com medo de serem entregues por suas mãos, os mentirosos costumam deixá-las imóveis. 

**8 -** Quer transmitir a mensagem de desconforto e vontade de ir embora o mais rápido possível? Sente-se na beirada da cadeira. É tiro e queda 

**9 -** Ficar segurando um objeto, como uma caneta ou a bolsa, normalmente denota insegurança em culturas ocidentais. No Oriente, tudo bem: lá tende a demonstrar respeito. 

**10 -** Encolher-se é má ideia de modo geral, pois pode fazer com que você pareça indiferente, desinformado ou infeliz. Encolher só um ombro é pior ainda: normalmente indica que você está mentindo.

**11 -** Sentar-se bem em frente a uma pessoa em uma reunião não é recomendável. Forme um ângulo de 45 graus com o interlocutor, para a conversa ser mais colaborativa que conflituosa e para pavimentar a confiança.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança