Empreendedorismo

Como aliar a tecnologia aos pequenos negócios

Microempreendedores devem ir além do telefone celular para organizar seu dia a dia
Paulo Junior é CEO da PJI Consulting, presidente da Embaixada de Negócios da Paraíba e criador da Clínica de Planejamento, especialista em empreendedorismo, gestão empresarial, carreira e liderança.

Compartilhar:

O Brasil pode estar na vanguarda da criação de novas ideias e soluções para os problemas das pessoas, com bons exemplos de inovações empresariais. Mas podemos afirmar que ainda é grande o desafio dos pequenos empreendedores quando o assunto é o uso adequado da internet e a transformação digital que ela propicia aos negócios.

Recentemente, a quinta geração das redes móveis chegou ao país. Mas como essa tecnologia contribui, de fato, com os mais de 52 milhões de brasileiros que possuem o próprio negócio? Grandes empresas têm à disposição pesquisas e treinamentos que auxiliam seus times no mundo digital. Contudo, o pequeno empresário, o empreendedor do dia a dia, do negócio local que atende microrregiões, não encontra facilmente esse suporte ou ainda não abriu os olhos para essa realidade.

Veja que, ainda hoje, boa parte da agenda das manicures, por exemplo, funciona no velho caderno de anotações que, por vezes, causa confusão nos horários de atendimento. Muitos donos de pequenos comércios também se garantem apenas com um único aplicativo de mensagens para gerir o seu estabelecimento, sem buscar por ferramentas que auxiliem na organização da agenda, do financeiro, de pedidos e entregas.

Com isso, a tão falada “internet das coisas” que revoluciona o mercado com mais interatividade, rapidez nas conexões, respostas praticamente instantâneas, novas ferramentas e até profissões, deve ser também uma aliada dos pequenos empreendedores. Não é necessário ir longe para isso, basta buscar.

É possível fazer cursos gratuitos ou pagos, de modo presencial ou online, que sejam práticos e dinâmicos e voltados para gestão, liderança, finanças, marketing, franquia ou qualquer outro tema que agregue conhecimento para o avanço e o fortalecimento da empresa e do empreendedor. Vale considerar que todo curso traz benefícios e aprendizados, também, pela interação com outros empresários que compartilham histórias, desafios, expectativas e fracassos.

Todas as regiões do país possuem associações empresariais. É válido buscar essas organizações para convivência e troca de experiências reais que trarão, sem dúvida alguma, motivação e inspiração entre os participantes.

Hoje, realidade acessível para qualquer ramo empresarial, a contratação de consultorias é outra opção para o empreendedor planejar e organizar sua empresa. Um dos papéis do consultor é identificar os pontos fortes e fracos em toda a gestão com o objetivo de facilitar e aprimorar os processos do negócio.

O uso de ferramentas tecnológicas com aplicativos e sistemas está interligado às melhores práticas do empreendedorismo. São recursos disponíveis na palma da mão que permitem melhores resultados nas empresas, que passam a ter processos digitalizados, atualizados e mais bem explorados, de maneira tal que o empreendedor possa extrair informações valiosas para o relacionamento com os atuais e novos clientes.

O fato é que um mundo de oportunidades chega com o avanço da tecnologia, e elas tendem a aumentar. Portanto, micro e pequenos empreendedores que ainda não atentaram para essa nova forma de fazer negócios – usando ao máximo recursos tecnológicos para ajudar os clientes a comprar e tornando essa jornada de compra muito mais simples e prazerosa – devem acelerar o entendimento sobre as transformações do mercado, além de procurar o aprendizado e o desenvolvimento de um novo pensamento, mais fluido, ágil e abundante.

Ainda que a empresa tenha nascido por questões de necessidade, o que pode gerar um considerável despreparo devido à urgência no processo do empreendedorismo, é possível traçar novas metas para o alcance do sucesso a partir da busca por conhecimento e parcerias. Por isso, não vale apenas comprar o smartphone de última geração, é preciso saber usá-lo a seu favor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional
8 de janeiro de 2026
Diversidade não é jogo de aparências nem disputa por cargos. Empresas que transformam discurso em prática - com inclusão real e estruturas consistentes - não apenas crescem mais, crescem melhor

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de janeiro de 2026
E se o maior risco estratégico para 2026 não for uma decisão errada - mas uma boa decisão tomada com base em uma visão de mundo desatualizada?

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

8 minutos min de leitura
Estratégia, ESG
6 de janeiro de 2025
Com a reforma tributária e um cenário econômico mais rigoroso, 2026 será um divisor de águas para PMEs: decisões de preço deixam de ser operacionais e passam a definir a sobrevivência do negócio.

Alexandre Costa - Gerente de Pricing e Inteligência de Mercado

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
5 de janeiro de 2026
Inovar não é sinônimo de começar do zero. A lente da exaptação revela como ideias e recursos existentes podem ser reaproveitados para gerar soluções transformadoras - da biologia às organizações contemporâneas.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Cultura organizacional, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de janeiro de 2026
Em 2026, não será a IA nem a velocidade que definirão as empresas líderes - será a inteligência coletiva. Marcas que ignorarem o poder das comunidades femininas e colaborativas ficarão para trás em um mundo que exige empatia, propósito e inovação humanizada

Ana Fontes - Fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e Membro do Conselho da Presidência da República - CDESS.

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de janeiro de 2026
O anos de 2026 não será sobre respostas prontas, mas sobre líderes capazes de ler sinais antes do consenso. Sensibilidade estratégica, colaboração intergeracional e habilidades pós-IA serão os verdadeiros diferenciais para quem deseja permanecer relevante.

Glaucia Guarcello - CEO da HSM, Singularity Brazil e Learning Village

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
31 de dezembro de 2025
Segurança da informação não começa na tecnologia, começa no comportamento. Em 2026, treinar pessoas será tão estratégico quanto investir em firewalls - porque um clique errado pode custar a reputação e a sobrevivência do negócio

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
ESG
30 de dezembro de 2025
No dia 31 de dezembro de 2025 acaba o prazo para adesão voluntária às normas IFRS S1 e S2. Se sua empresa ainda acha que tem tempo, cuidado: 2026 não vai esperar. ESG deixou de ser discurso - é regra do jogo, e quem não se mover agora ficará fora dele

Eliana Camejo - Conselheira de Administração pelo IBGC e Vice-presidente do Conselho de Administração da Sustentalli

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Aprendizado
30 de dezembro de 2025
Crédito caro, políticas públicas em transição, crise dos caminhões e riscos globais expuseram fragilidades e forçaram a indústria automotiva brasileira a rever expectativas, estratégias e modelos de negócio em 2025

Bruno de Oliveira - Jornalista e editor de negócios do site Automotive Business

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de dezembro de 2025
Automação não é sobre substituir pessoas, mas sobre devolver tempo e propósito: eliminar tarefas repetitivas é a chave para engajamento, retenção e uma gestão mais estratégica.

Tiago Amor - CEO da Lecom

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança