Empreendedorismo

Como aliar a tecnologia aos pequenos negócios

Microempreendedores devem ir além do telefone celular para organizar seu dia a dia
Paulo Junior é CEO da PJI Consulting, presidente da Embaixada de Negócios da Paraíba e criador da Clínica de Planejamento, especialista em empreendedorismo, gestão empresarial, carreira e liderança.

Compartilhar:

O Brasil pode estar na vanguarda da criação de novas ideias e soluções para os problemas das pessoas, com bons exemplos de inovações empresariais. Mas podemos afirmar que ainda é grande o desafio dos pequenos empreendedores quando o assunto é o uso adequado da internet e a transformação digital que ela propicia aos negócios.

Recentemente, a quinta geração das redes móveis chegou ao país. Mas como essa tecnologia contribui, de fato, com os mais de 52 milhões de brasileiros que possuem o próprio negócio? Grandes empresas têm à disposição pesquisas e treinamentos que auxiliam seus times no mundo digital. Contudo, o pequeno empresário, o empreendedor do dia a dia, do negócio local que atende microrregiões, não encontra facilmente esse suporte ou ainda não abriu os olhos para essa realidade.

Veja que, ainda hoje, boa parte da agenda das manicures, por exemplo, funciona no velho caderno de anotações que, por vezes, causa confusão nos horários de atendimento. Muitos donos de pequenos comércios também se garantem apenas com um único aplicativo de mensagens para gerir o seu estabelecimento, sem buscar por ferramentas que auxiliem na organização da agenda, do financeiro, de pedidos e entregas.

Com isso, a tão falada “internet das coisas” que revoluciona o mercado com mais interatividade, rapidez nas conexões, respostas praticamente instantâneas, novas ferramentas e até profissões, deve ser também uma aliada dos pequenos empreendedores. Não é necessário ir longe para isso, basta buscar.

É possível fazer cursos gratuitos ou pagos, de modo presencial ou online, que sejam práticos e dinâmicos e voltados para gestão, liderança, finanças, marketing, franquia ou qualquer outro tema que agregue conhecimento para o avanço e o fortalecimento da empresa e do empreendedor. Vale considerar que todo curso traz benefícios e aprendizados, também, pela interação com outros empresários que compartilham histórias, desafios, expectativas e fracassos.

Todas as regiões do país possuem associações empresariais. É válido buscar essas organizações para convivência e troca de experiências reais que trarão, sem dúvida alguma, motivação e inspiração entre os participantes.

Hoje, realidade acessível para qualquer ramo empresarial, a contratação de consultorias é outra opção para o empreendedor planejar e organizar sua empresa. Um dos papéis do consultor é identificar os pontos fortes e fracos em toda a gestão com o objetivo de facilitar e aprimorar os processos do negócio.

O uso de ferramentas tecnológicas com aplicativos e sistemas está interligado às melhores práticas do empreendedorismo. São recursos disponíveis na palma da mão que permitem melhores resultados nas empresas, que passam a ter processos digitalizados, atualizados e mais bem explorados, de maneira tal que o empreendedor possa extrair informações valiosas para o relacionamento com os atuais e novos clientes.

O fato é que um mundo de oportunidades chega com o avanço da tecnologia, e elas tendem a aumentar. Portanto, micro e pequenos empreendedores que ainda não atentaram para essa nova forma de fazer negócios – usando ao máximo recursos tecnológicos para ajudar os clientes a comprar e tornando essa jornada de compra muito mais simples e prazerosa – devem acelerar o entendimento sobre as transformações do mercado, além de procurar o aprendizado e o desenvolvimento de um novo pensamento, mais fluido, ágil e abundante.

Ainda que a empresa tenha nascido por questões de necessidade, o que pode gerar um considerável despreparo devido à urgência no processo do empreendedorismo, é possível traçar novas metas para o alcance do sucesso a partir da busca por conhecimento e parcerias. Por isso, não vale apenas comprar o smartphone de última geração, é preciso saber usá-lo a seu favor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura