ESG
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Como as empresas devem promover o bem-estar nas organizações?

O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.
é CEO da I-Scaneo, uma HRtech focada em soluções de impacto social para empoderar os colaboradores das empresas brasileiras. Entre os benefícios está o Essencial, que tem como principal objetivo combater a pobreza menstrual oferecendo produtos de higiene íntima: absorventes internos e externos, coletores menstruais, calcinhas, etc. Atualmente, a empresa conta com mais de 35 parceiros, dos mais diversos segmentos: tecnologia, alimentação, saúde, arquitetura, moda, financeiros, dentre outros.

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Nos últimos anos, o bem-estar dos colaboradores vem sendo uma demanda crescente nas empresas, principalmente após o período da pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022. Foi quando as necessidades dos colaboradores se tornaram mais complexas e diversificadas, exigindo das organizações uma abordagem inovadora e personalizada.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela plataforma Infojobs, 86% das pessoas mudariam de emprego por questões de saúde mental ou satisfação no trabalho. Tamanha é a  importância da saúde mental que  recentemente foi sancionada pelo Congresso Nacional a Lei 14.831/2024, que institui o certificado de empresas promotoras da saúde mental, como um incentivo de boas práticas. 

Com a retomada da economia, e uma maior oferta de vagas, para se manterem competitivas, as organizações vêm adotando tecnologias oferecidas por startups conhecidas por HRtechs, que oferecem diversas estratégias para atrair e reter talentos, entre elas os benefícios corporativos flexíveis, que vão além dos tradicionais e previstos em lei, como: vale academia, alimentação para pets, higiene íntima, eventos culturais, saúde mental, educação continuada, dentre outros que podem ser escolhidos pelos colaboradores.

Por outro lado, o mercado de benefícios deve crescer anualmente 9,55% até 2028, movimentando mais de US$6,99 bilhões nesse período, segundo a consultoria global Technavio. Ao apoiar os colaboradores em suas despesas pessoais, as empresas demonstram comprometimento com o bem-estar a longo prazo. Porém, para que tudo isso aconteça, é importante que se crie dentro da cultura da empresa políticas voltadas para as pessoas em primeiro lugar. 

Este é um trabalho que deve ser realizado em conjunto com todas as áreas, independentemente das atribuições de cada setor. Líderes precisam de fato estar engajados e serem inspiradores para os liderados, porque, no final das contas, todos saem ganhando. Além de tudo isso, a empresa não só se moderniza com benefícios corporativos flexíveis, como garante que a experiência do colaborador seja prática e satisfatória. 

Em um mundo onde o digital faz parte da rotina, é necessário que as soluções se integrem de forma inteligente.  Quando os colaboradores se sentem cuidados e apoiados, há um aumento de produtividade e engajamento. Como consequência, menores índices do temido turnover e maior retenção de talentos.  A meu ver, o futuro do bem-estar é o agora e quem não estiver atento a isso, ficará para trás. E você, o que tem feito pela sua empresa?

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