Como manter o interesse da plateia pelos espetáculos esportivos? Eis um desafio de marketing que pode inspirar executivos de todos os setores de atividade. James Dinan, CEO da companhia de investimentos York Capital Management e um dos donos do Milwaukee Bucks, time integrante da liga de basquete profissional norte-americana NBA, participou recentemente de um fórum promovido pela Wharton School sobre esportes para discutir isso e compartilhou sua receita para levar mais pessoas ao estádio.
Para ele, a globalização da liga criou um problema e o preço do ingresso precisa ter papel fundamental em sua solução. “A NBA se tornou uma marca internacional. Há jogadores e torcedores estrangeiros e, com isso, os preços dos jogadores aumentam cada vez mais e os ingressos acompanham a subida – estão na casa dos US$ 60 por pessoa, o que vem afastando o público”, observou Dinan.
Ele continuou: “Hoje, um pai de classe média não consegue levar seus filhos ao jogo ao vivo como meu pai fazia. Mesmo depois de nove anos da recessão de 2008, muitas famílias ainda não recuperaram seu nível de vida. E nós precisamos estar atentos a isso. Todos estamos sempre muito focados em maximizar o lucro, mas é o correto? Afinal, o futuro do esporte depende da inclusão desse público”.
Outro aspecto-chave do desafio, na visão de Dinan, é atrair a atenção dos millennials, distraídos o tempo todo por estímulos das mídias digitais. “Fiz uma pesquisa informal com as pessoas que trabalham comigo e fiquei impressionado ao descobrir que dois terços dos millennials não têm TV por assinatura. Tudo o que eles veem é no celular.”
O conforto da experiência dos jogos é o terceiro ingrediente importante da receita de Dinan, o que inclui construir novos estádios cobertos. O empresário planeja um novo estádio, minuciosamente planejado para destacar as qualidades do esporte e, assim, proporcionar ao público o melhor espetáculo possível.
O executivo relacionou ainda a participação de mais mulheres na gestão do time como peça-chave na estratégia de aumentar o público. Isso é de extrema importância para entender os clientes e a experiência esperada.