Quantas vezes você checou o seu celular hoje? Ou melhor, quantas mensagens você troca no WhatsApp em um dia? Saiba que, enquanto você lê esse texto, mais de quatro bilhões de espectadores assistem a vídeos online, e quase três bilhões e meio de pessoas usam as redes sociais via aplicativos mobile, segundo dados do relatório [Global Digital Statshot](https://nam02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwearesocial.com%2Fblog%2F2019%2F07%2Fglobal-social-media-users-pass-3-5-billion&data=02%7C01%7C%7Cb4d1faa5e6df4dea185808d74dadd71b%7C68f064013da9497296e1bd5e2bf1d646%7C0%7C0%7C637063281335724312&sdata=1LCtpovDWJcrNA%2FNRZmzkF%2FOXqHTbH32WDMt9fbuDUg%3D&reserved=0), produzido pela agência We Are Social e pela plataforma de redes sociais, Hootsuite. Acontece que, durante todas essas atividades, dados e informações são gerados, e com eles, as organizações vêm trabalhando para chegar até o cliente final.
Um relatório da consultoria [Altimeter](https://nam02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fpt.slideshare.net%2F42medien%2Fthe-2016-state-of-digital-transformation-altimeter&data=02%7C01%7C%7Cb4d1faa5e6df4dea185808d74dadd71b%7C68f064013da9497296e1bd5e2bf1d646%7C0%7C0%7C637063281335734312&sdata=nk3eXMtzV9eWy%2BkTsqSyHynXa6fPHcgfXKrHA52XCoE%3D&reserved=0), com mais de 500 executivos responsáveis por transformação, indicou que 55% dos grandes agentes da Transformação Digital estavam voltados à “evolução dos comportamentos e das preferências dos consumidores”. Vale frisar que a tecnologia é justamente a catalisadora e a alavanca dessas mudanças, trazendo novidades que impactam não apenas o mercado, mas alcançam diretamente o comportamento das pessoas. Além disso, tecnologias emergentes como IoT, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Machine Learning, têm sido essenciais para transformar a rotina dos profissionais, tirando-os do ‘automático’ e levando-os a realizar atividades cada vez mais estratégicas.
Nesse contexto, dizer que as empresas buscam a reinvenção é discurso pronto. Importante é saber olhar para trás e aprender, relembrando por exemplo que a _Blockbuster_ perdeu a chance de comprar a _Netflix_ – que hoje fatura mais de três bilhões de dólares por ano. A realidade pede uma ação rápida e voltada às pessoas, sabendo que o que fez sucesso no passado, hoje pode não ser tão relevante. Mas o que já passou também não precisa, e nem deve ser tratado como inimigo.
E como isso funciona na prática? A tecnologia muda a vida das pessoas, e se você tem um papel gerencial, precisa estar atento aos processos e à gestão da companhia, relembrando as dores do negócio e procurando oportunidades para unir a ação humana ao que é automatizado ou até robotizado.
Vale lembrar que novas circunstâncias geram movimentos, e quando o ecossistema da empresa é engajado, tudo acontece mais rápido. Transformação digital exige a quebra dos silos organizacionais e a queda das barreiras que impedem a colaboração entre as áreas. É importante fomentar o apoio mútuo entre os setores, o que é fundamental para gerar bons resultados, e cabe aos gestores incentivar essa mudança.
Para os negócios entre empresas, as relações interpessoais também precisam ser consideradas, uma vez que podem influenciar o fechamento de bons contratos. Invista não apenas no conhecimento tecnológico, mas no trato com as pessoas. Conheça o seu cliente e as necessidades dele. Um portfólio ou um catálogo de produtos não é a solução, mas talvez um pequeno time com uma entrega ágil, sim.
No cenário business to business, executivos comerciais precisam estar preparados para atuar de modo consultivo, pois embora a tecnologia seja o cerne da discussão, são as pessoas que assinam os papéis.
As empresas de tecnologia têm a responsabilidade e o privilégio de liderar essa transformação e mostrar ao mercado o melhor lado da inovação. Os robôs não tiram o emprego das pessoas, mas os altera profundamente. Eles são a porta de uma capacitação melhor, avançada e que vai gerar novos resultados.
Imagine se, de analista sênior, você passa a gestor de processos robotizados? Afinal, uma automação também precisa ser supervisionada. As profissões do futuro já existem no presente! Quem diria que um matemático hoje, pode ser o cientista de dados amanhã?
Não adianta fingir que a transformação digital não é com você; por isso, esteja atento às mudanças e tenha um compromisso com a transformação. Existem questões que a tecnologia vai responder, mas para atravessar essa ponte, a responsabilidade é nossa.