Gestão de Pessoas

Como avançar em TI sem profissionais qualificados?

A alta demanda de mão de obra no mercado de TIC deve ser mantida pelo menos até 2025. É preciso capacitar, incentivar e apostar em iniciativas que deixem os profissionais mais preparados para as empresas
Jornalista especializada em gestão, inovação e negócios, com mais de 30 anos de experiência como redatora, repórter, editora e revisora. Colaboradora de HSM Management e de MIT Sloan Management Review Brasil.

Compartilhar:

O mercado brasileiro de TIC continua avançando. A perspectiva para este ano é de crescimento de 6,2% do setor de tecnologia da informação e de 3% do de telecom, segundo o estudo [IDC Predictions Brazil](https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prLA50352423). Isso promete tornar ainda mais caótica a situação de falta de mão de obra no País. Desde 2021, a demanda por profissionais na área é de 159 mil, em média por ano e que deve ser mantida pelo menos até 2025, porém apenas 53 mil pessoas são formadas anualmente. Esses dados são da [Brasscom](https://brasscom.org.br/estudo-da-brasscom-aponta-demanda-de-797-mil-profissionais-de-tecnologia-ate-2025/) (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), que projeta um déficit de 530 mil profissionais de TIC, de 2021 a 2025, diante da demanda prevista de 797 mil talentos.

Esses números, sem dúvida, são um entrave para o desenvolvimento de todas as empresas, ainda mais no crescente cenário de transformação digital. “Sem buscarmos alternativas para atuar na raiz do problema, esse gap de talentos vai piorar cada vez mais, colocando em xeque todas as projeções de crescimento do mercado de tecnologia e a contribuição do setor para a economia brasileira”, afirma Leandro Torres, sócio-fundador e CEO da edtech BePRO Institute.

Apesar da criticidade que a falta de profissionais de TI qualificados representa, ainda há, segundo Torres, “uma miopia no mercado em não se investir satisfatoriamente em formação de talentos”. Para exemplificar, ele cita as grandes consultorias de TI, cujos colaboradores são cobrados por resultados, mas nem mesmo existe a cultura dos mais experientes treinarem os mais jovens. “Foi analisando e vivenciando toda essa problemática que decidimos criar a BePRO Institute”, explica ele, que tem quase 30 anos de experiência em empresas como Service IT e Organize Cloud Labs.

## Curso de capacitação de graça
Os planos da edtech são ambiciosos: pretende formar 800 desenvolvedores cloud até o final de 2023. O curso online é gratuito, indicado para pessoas que buscam o primeiro emprego ou querem dar um reskilling na carreira. É preciso estar cursando – ou ter cursado – alguma disciplina da área de TI, além de conhecimento básico de inglês.

Para a primeira turma, iniciada em abril, 150 pessoas (30 delas mulheres) se inscreveram, mas somente 26 tinham esses pré-requisitos, sendo oito mulheres e 18 homens, com idades de 19 a 52 anos. “A ideia é termos turmas de 50 pessoas”, revela Torres. “Nossa proposta é preparar os alunos para lidarem com questões diárias da rotina de um desenvolvedor jr., acelerando sua inserção no mercado de trabalho por meio de uma jornada que espelhe os desafios atuais do mercado”, afirma o executivo.

Toda a capacitação, que tem duração de quatro semanas, ocorre numa plataforma própria de EAD, na qual Torres investiu cerca de R$ 500 mil. No formato de bootcamp, os treinamentos são focados em plataformas de desenvolvimento na nuvem. A primeira plataforma escolhida foi a da Outsystems, de desenvolvimento low-code, com jornada educacional de 140 horas, com um total de 63 conteúdos gravados, entre:

– __Conteúdo técnico:__ sobre a plataforma, desenvolvimento mobile, desenvolvimento front-end, noções básicas de arquitetura de TI, fundamentos operacionais, entrega de projetos e melhores práticas, entre outros.
– __Conteúdo comportamental:__ abordando temas como técnicas de estudo, gestão do tempo, liderança protagonista, resiliência, cujos conteúdos foram preparados por Lúcia Helena Galvão, professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil.
– __Conteúdo prático:__ basicamente no formato de exercícios individuais.
– __Mentoria:__ com acompanhamento no decorrer de toda a jornada.

Com inspiração na metodologia ágil, são realizados daily meetings obrigatórios, de manhã e à tarde. As comunicações com e entre os alunos acontecem em grupo no WhatsApp e no Discord. Na última semana, cada um desenvolve uma aplicação, como projeto final.

Além da iniciativa social, ao oferecer a capacitação gratuita para interessados, a BePRO pretende atrair empresas, interessadas em treinar seus funcionários ou para apadrinhar alunos, podendo depois contratá-los. Para essas, a formação de cada aluno custará R$ 6 mil. Outro plano é fazer parcerias com universidades e fornecedores de tecnologia.

A união de forças é importante para formar esses profissionais que serão cada vez mais demandados pelas organizações. “A transformação digital não é uma opção, mas sim um imperativo para todas as empresas que querem continuar e prosperar no mercado”, diz Torres. Para que esta transformação aconteça, elas precisarão:

– modernizar seus sistemas e plataformas tecnológicas, tornando-as mais eficientes, integráveis e flexíveis;
– mapear e automatizar processos; e
– investir em inovação.

“Pois bem, todas essas frentes de trabalho passam pela necessidade de se adquirir ou aumentar conhecimentos e capacidades relacionadas ao desenvolvimento de aplicações”, pontua o empreendedor. E, se o mercado não forma as pessoas com as qualificações desejadas para ocuparem os postos de trabalho, a alternativa é incentivar e apostar em iniciativas que deixem os profissionais mais preparados para as empresas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organizações vivas: o que o levain ensina a quem lidera?

Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Inovação farmacêutica brasileira: um ponto de inflexão nas análises do setor

Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento.
Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

O cliente não compra tecnologia. Compra conforto.

Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Autoridade não se mede em decibéis

Em um momento em que denúncias de assédio, investigações internas e crises de liderança ganham cada vez mais espaço nas organizações, cresce a necessidade de diferenciar autoridade de poder. O texto analisa por que líderes que dependem do cargo ou da imposição para obter resultados acabam comprometendo justamente aquilo que mais precisam preservar: pessoas, confiança e performance.

ESG, Liderança
20 de outubro de 2026 08H00
Ao celebrar 13 anos de atuação, o Grupo Mulheres do Brasil reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e diversa. Mas sua trajetória revela um impacto que vai além das causas e dos projetos: a força de uma rede capaz de conectar mulheres, criar oportunidades, fortalecer vínculos e promover desenvolvimento pessoal e coletivo.

Alexandra Segantin - CEO do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de outubro de 2026 14H00
Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

11 minutos min de leitura
Estratégia
19 de outubro de 2026 08H00
Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento. Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

22 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
18 de outubro de 2026 15H00
Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Euclides Ciruelos - Idealizador da SmartLy, diretor responsável técnico da Hotfloor

5 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de outubro de 2026 09H00
Inclusão não se resume ao acesso ao emprego. Ela envolve reconhecimento, desenvolvimento, representatividade e perspectivas reais de carreira. O artigo reflete sobre os avanços conquistados, os desafios que persistem e o papel das organizações na construção de ambientes onde todas as pessoas possam prosperar.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
17 de outubro de 2026 15H00
Em um momento em que denúncias de assédio, investigações internas e crises de liderança ganham cada vez mais espaço nas organizações, cresce a necessidade de diferenciar autoridade de poder. O texto analisa por que líderes que dependem do cargo ou da imposição para obter resultados acabam comprometendo justamente aquilo que mais precisam preservar: pessoas, confiança e performance.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Estratégia
17 de outubro de 2026 09H00
O artigo propõe uma reflexão sobre como energia, bem-estar, desenvolvimento de lideranças e autonomia deixaram de ser temas periféricos para se tornarem elementos centrais da infraestrutura necessária para escalar negócios sem esgotar os recursos humanos que tornam esse crescimento possível.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

6 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
16 de outubro de 2026 15H00
Algoritmos, preferências pessoais e vieses cognitivos influenciam diariamente a forma como enxergamos o mundo, muitas vezes sem que percebamos. Em tempos de polarização, excesso de informação e mudanças rápidas, cultivar curiosidade, escuta ativa e abertura para pontos de vista diferentes pode ser um diferencial importante para quem deseja construir decisões mais inteligentes e sustentáveis.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de outubro de 2026 09H00
Entre previsões apocalípticas e promessas de produtividade ilimitada, os dados mais recentes sobre inteligência artificial publicados pela Gartner, MIT e Frontiers contam uma história mais complexa.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
15 de outubro de 2026 14H00
Inspirado pela trajetória de Rafael Nadal retratada no documentário Rafa, o artigo propõe uma reflexão sobre a forma como empresas constroem seus planejamentos estratégicos.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução