Uncategorized

Como enfrentar os mais graves problemas sem se estressar

Melinda Gates desenvolveu métodos para não se abalar com as tragédias com que a Bill & Melinda Gates Foundation lida e, assim, manter-se produtiva

Compartilhar:

Não, a receita não é “casar-se com Bill Gates”. Melinda Gates sempre trabalhou duro. Quando era funcionária da Microsoft e não tinha filhos, ficava até tarde no escritório, sem ter hora para sair. Quando os teve, subiu sua barra da produtividade. “Ser mãe me ensinou a trocar de tarefas rapidamente”, contou à revista Fast Company. E seu estresse sempre foi elevado. 

Depois, à frente da maior instituição filantrópica do mundo, com ativos de US$ 37,6 bilhões, Melinda entrou de novo em um ritmo alucinante, como em seus tempos de Microsoft. “Seis ou sete anos atrás, embora eu amasse esse trabalho, ficava emendando viagens e reuniões, corria para casa para ficar com meus filhos, abria e-mails tarde da noite e por aí vai. E pensei: ‘Não quero viver assim. Não sei se estou dando o melhor de mim’.” 

Melinda decidiu mudar e conseguiu. O que ela fez? Uma de suas primeiras atitudes foi parar de tentar limpar a caixa de e-mails diariamente. “Entendi que algumas mensagens precisavam de mais informações antes de eu responder e que outras nem precisavam de resposta. Agora só volto para o computador em certas noites da semana.” 

Outra mudança surgiu em uma conversa que teve com o cogestor de sua fundação, o financista Warren Buffett. “Ele me disse: ‘Lembre que você está assumindo os problemas que a sociedade deixou para trás, e isso aconteceu justamente porque são problemas difíceis’. Isso me fez perceber que preciso de um tempo para encher meu próprio balde profissional se quiser ser boa no que faço.” 

Então, ela passou a fazer intervalos de 15 minutos ao longo do dia para ter um tempo consigo mesma, em silêncio, entre terminar uma reunião e ir para outra. “Acredito muito em tirar um tempo para descansar e refletir, especialmente quando se trabalha em alguns dos maiores desafios mundiais.” 

Melinda ainda guarda dois segredos para seu bem-estar. Um é o de ser praticante assídua de meditação; o outro, mais inusitado e curioso, o hábito de trocar de objetivo com frequência, o que ajuda a desestressar. Se hoje seu foco é erradicar a malária, uma das piores doenças que o mundo já viu, amanhã terá de ser outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)