Uncategorized

Como enfrentar os mais graves problemas sem se estressar

Melinda Gates desenvolveu métodos para não se abalar com as tragédias com que a Bill & Melinda Gates Foundation lida e, assim, manter-se produtiva

Compartilhar:

Não, a receita não é “casar-se com Bill Gates”. Melinda Gates sempre trabalhou duro. Quando era funcionária da Microsoft e não tinha filhos, ficava até tarde no escritório, sem ter hora para sair. Quando os teve, subiu sua barra da produtividade. “Ser mãe me ensinou a trocar de tarefas rapidamente”, contou à revista Fast Company. E seu estresse sempre foi elevado. 

Depois, à frente da maior instituição filantrópica do mundo, com ativos de US$ 37,6 bilhões, Melinda entrou de novo em um ritmo alucinante, como em seus tempos de Microsoft. “Seis ou sete anos atrás, embora eu amasse esse trabalho, ficava emendando viagens e reuniões, corria para casa para ficar com meus filhos, abria e-mails tarde da noite e por aí vai. E pensei: ‘Não quero viver assim. Não sei se estou dando o melhor de mim’.” 

Melinda decidiu mudar e conseguiu. O que ela fez? Uma de suas primeiras atitudes foi parar de tentar limpar a caixa de e-mails diariamente. “Entendi que algumas mensagens precisavam de mais informações antes de eu responder e que outras nem precisavam de resposta. Agora só volto para o computador em certas noites da semana.” 

Outra mudança surgiu em uma conversa que teve com o cogestor de sua fundação, o financista Warren Buffett. “Ele me disse: ‘Lembre que você está assumindo os problemas que a sociedade deixou para trás, e isso aconteceu justamente porque são problemas difíceis’. Isso me fez perceber que preciso de um tempo para encher meu próprio balde profissional se quiser ser boa no que faço.” 

Então, ela passou a fazer intervalos de 15 minutos ao longo do dia para ter um tempo consigo mesma, em silêncio, entre terminar uma reunião e ir para outra. “Acredito muito em tirar um tempo para descansar e refletir, especialmente quando se trabalha em alguns dos maiores desafios mundiais.” 

Melinda ainda guarda dois segredos para seu bem-estar. Um é o de ser praticante assídua de meditação; o outro, mais inusitado e curioso, o hábito de trocar de objetivo com frequência, o que ajuda a desestressar. Se hoje seu foco é erradicar a malária, uma das piores doenças que o mundo já viu, amanhã terá de ser outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro