Uncategorized

Como enfrentar os mais graves problemas sem se estressar

Melinda Gates desenvolveu métodos para não se abalar com as tragédias com que a Bill & Melinda Gates Foundation lida e, assim, manter-se produtiva

Compartilhar:

Não, a receita não é “casar-se com Bill Gates”. Melinda Gates sempre trabalhou duro. Quando era funcionária da Microsoft e não tinha filhos, ficava até tarde no escritório, sem ter hora para sair. Quando os teve, subiu sua barra da produtividade. “Ser mãe me ensinou a trocar de tarefas rapidamente”, contou à revista Fast Company. E seu estresse sempre foi elevado. 

Depois, à frente da maior instituição filantrópica do mundo, com ativos de US$ 37,6 bilhões, Melinda entrou de novo em um ritmo alucinante, como em seus tempos de Microsoft. “Seis ou sete anos atrás, embora eu amasse esse trabalho, ficava emendando viagens e reuniões, corria para casa para ficar com meus filhos, abria e-mails tarde da noite e por aí vai. E pensei: ‘Não quero viver assim. Não sei se estou dando o melhor de mim’.” 

Melinda decidiu mudar e conseguiu. O que ela fez? Uma de suas primeiras atitudes foi parar de tentar limpar a caixa de e-mails diariamente. “Entendi que algumas mensagens precisavam de mais informações antes de eu responder e que outras nem precisavam de resposta. Agora só volto para o computador em certas noites da semana.” 

Outra mudança surgiu em uma conversa que teve com o cogestor de sua fundação, o financista Warren Buffett. “Ele me disse: ‘Lembre que você está assumindo os problemas que a sociedade deixou para trás, e isso aconteceu justamente porque são problemas difíceis’. Isso me fez perceber que preciso de um tempo para encher meu próprio balde profissional se quiser ser boa no que faço.” 

Então, ela passou a fazer intervalos de 15 minutos ao longo do dia para ter um tempo consigo mesma, em silêncio, entre terminar uma reunião e ir para outra. “Acredito muito em tirar um tempo para descansar e refletir, especialmente quando se trabalha em alguns dos maiores desafios mundiais.” 

Melinda ainda guarda dois segredos para seu bem-estar. Um é o de ser praticante assídua de meditação; o outro, mais inusitado e curioso, o hábito de trocar de objetivo com frequência, o que ajuda a desestressar. Se hoje seu foco é erradicar a malária, uma das piores doenças que o mundo já viu, amanhã terá de ser outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)