Sustentabilidade

Como mostrar às pessoas que pequenas ações importam

Engajamento e meio ambiente devem caminhar juntos. Mas nem sempre é fácil enxergar um problema no “macro”
Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro *Seu Sonho Tem Futuro*.

Compartilhar:

Na última edição do Clinton Global Initiative (CGI), na qual estive presente, o ex-presidente americano Bill Clinton falou sobre a importância de agirmos em questões relacionadas a clima, saúde, crescimento econômico, crise global de refugiados e direitos das mulheres. As mudanças climáticas são um desafio complexo, em que é necessário o envolvimento da iniciativa pública, privada e da sociedade.

Mas como engajar a sociedade em um tema que é ao mesmo tempo urgente, mas que nem sempre sentimos seu impacto no dia a dia? Quando falamos em impacto social com muita grandiosidade, é difícil chegar a um entendimento.

Mostrar a dimensão do impacto individual é bastante complexo e exige ações inovadoras para se fazer compreender. Foi o que fez o empreendedor americano Donnel Baird, fundador da BlocPower, ao instalar placas de energia solar em seu apartamento. Seu feito chamou a atenção dos demais moradores do condomínio não pelo impacto ambiental, mas pela enorme economia nos custos domésticos.

Ele se profissionalizou, sua ideia foi recentemente financiada pelo fundo Bezos Earth Fund, de Jeff Bezos. Agora, sua ambição é levar tetos solares a mais lugares no mundo todo.

Porém, nem sempre é necessário a implementação de projetos ou adoção de novas estruturas. Às vezes bastam pequenos ajustes. Esse é o exemplo da americana Save Water, da minha grande amiga Katie Anderson, do Texas. A sua empresa ajuda empreendimentos imobiliários não-comerciais a reduzirem os gastos e os desperdícios de água em suas instalações com ajustes no fluxo de saída de água.

Resultado? O engajamento dos moradores é bem maior, sem gastar e sem mudar seu estilo de vida, pois até 50% da água antes desperdiçada é economizada. O grande pulo do gato de Katie foi oferecer dois modelos de negócio para convencer os administradores dos condomínios: pagamento de um valor fixo ou repasse da economia feita. A maioria optou pela segunda opção, que financeiramente gera lucros consideráveis para a empreendedora.

Agora imagine empreendimentos tão inovadores quanto os que comentei postos em prática em um país privilegiado pelo clima como o Brasil? Apesar das incertezas atuais do cenário econômico e político, somos um país fadado ao sucesso. O nosso clima tropical permite gerar e abastecer muitos municípios por meio da energia solar e eólica, sendo a transição energética uma nova oportunidade de negócios e com menos impacto ao meio ambiente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro