Estratégia e execução, Marketing e vendas

Como nasce uma marca

Ao (re)construir toda uma marca com o apoio de diversas mãos e mentes, descobri que nada substitui a dedicação de pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem diariamente
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Nunca tive medo de novidades. Ao longo da minha trajetória pessoal e profissional sempre questionei o status quo. Quando cheguei à Acesso Digital, fui logo desafiada a montar o time de marketing praticamente do zero e iniciar a divulgação de quem somos, destacando a razão de ser da empresa e os motivos que fazem os olhos de muita gente brilhar – incluindo os meus.

Era preciso reposicionar a marca e, para isso, logo notei que o processo precisava ser construído internamente, pelas mãos apaixonadas de quem está lindando com o trabalho no dia a dia.

Por que não delegar a uma agência terceira, especialista nisso? Porque era preciso que o projeto fosse genuíno, no ritmo da empresa e que tivesse características essenciais do nosso negócio e da nossa cultura.

A gente precisava se enxergar, se perceber naquilo que estava sendo proposto. E olha que ao longo da minha carreira nunca obtive problemas em delegar. Ao contrário: [gosto de dividir tarefas com o meu time](https://www.revistahsm.com.br/post/do-zero-a-pandemia-um-ano-como-cmo), porque acredito que cada pessoa tem um potencial, um talento a ser explorado e, ao lhe proporcionar desafios, colabora com o seu desenvolvimento.

Mas, (re)construir uma marca é um trabalho minucioso, deve ser feito a várias mãos e cérebros para ficar ainda mais bacana. Por isso, para não dizer que não houve apoio externo, duas especialistas foram convidadas a imergir na história, cultura e valores da empresa – no que éramos, no que cremos e no que desejávamos ser – e nos ajudaram a conduzir o processo com maestria e agilidade.

Convidamos também nossos Seres, como chamamos nossos colaboradores — e foi muito interessante ouvir suas percepções, lembranças e motivações. Conversamos com os fundadores, com quem estava aqui há muito tempo. Falamos também com quem acabara de chegar, entrevistamos conselheiros e colocamos várias cabeças para pensar juntas até chegarmos ao que nos define.

Somos a IDTech que simplifica a vida das pessoas através de sua identidade digital, permitindo que se integrem numa sociedade digital.

Ao longo de dois meses intensos de trabalho, notamos que seria preciso mudar também o nome da empresa. Apesar de o nome ser sempre algo importante e que traz o reconhecimento imediato de quem somos.

Dessa maneira, Acesso Digital não refletia mais o momento vivido e nossos objetivos. Tinha de ser [algo íntimo, simples e fácil de falar](https://www.revistahsm.com.br/post/foco-no-essencial-e-na-essencia), mas que definisse nosso sonho grande.

Algo muito importante é destacar que acreditamos na transformação da sociedade via identidade digital, na qual todos possam desfrutar dos benefícios de um mundo mais digitalizado e sem impedimentos. Sem ter de ficar provando quem é quem a todo o momento. Cada pessoa é única, deve contar e confiar na tecnologia, e isso deveria bastar.

## A paixão de uma identidade: unico

Foi da combinação de várias ideias que nasceu a __unico__. [Uma marca sonora, curta e forte](https://www.revistahsm.com.br/post/cultura-forte-marca-forte), que reforça nossa atenção exclusiva a cada cliente e a cada pessoa.

O nome é assim mesmo: escrito em letra minúscula, sem acento e em degradê de cores, com linhas retas e curvas, para mostrar a diversidade e respeito entre todos – valores tão importantes para a empresa desde que ela nasceu, que queremos manter entre nossos seres e poder levar aos nossos clientes.

A unico é uma marca de todos e de cada um, com identidade internacional e fácil assimilação. Uma marca que reflete os valores da empresa e das pessoas que a constituem: simplicidade, transparência, confiabilidade e autenticidade.

Poder participar do seu (re)nascimento foi uma grande honra e um grande orgulho. É daqueles desafios que a gente junta todos os colaboradores, passa horas se dedicando e depois exibe feliz o que conseguiu: uma marca incrível, assim como as pessoas que a constroem diariamente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organizações vivas: o que o levain ensina a quem lidera?

Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Inovação farmacêutica brasileira: um ponto de inflexão nas análises do setor

Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento.
Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

O cliente não compra tecnologia. Compra conforto.

Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Autoridade não se mede em decibéis

Em um momento em que denúncias de assédio, investigações internas e crises de liderança ganham cada vez mais espaço nas organizações, cresce a necessidade de diferenciar autoridade de poder. O texto analisa por que líderes que dependem do cargo ou da imposição para obter resultados acabam comprometendo justamente aquilo que mais precisam preservar: pessoas, confiança e performance.

Hyper-growth: o desafio não é acelerar, é sustentar a velocidade

O artigo propõe uma reflexão sobre como energia, bem-estar, desenvolvimento de lideranças e autonomia deixaram de ser temas periféricos para se tornarem elementos centrais da infraestrutura necessária para escalar negócios sem esgotar os recursos humanos que tornam esse crescimento possível.

ESG
25 de setembro de 2026 15H00
Com a participação de nomes como Christopher Garman, Thomas Shannon, Sergio Rial, Jeane Tsutsui e Guilherme Horn, o Congresso IBGC 2026 propõe um debate sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: como exercer liderança e governança em um mundo marcado por inteligência artificial, incertezas geopolíticas e mudanças cada vez mais rápidas, sem abrir mão das competências que permanecem essencialmente humanas.

Luiz Martha - Diretor de Conhecimento e Impacto do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Rodolfo Fücher - Líder do Grupo Curador do 27º Congresso IBGC.

3 minutos min de leitura
Estratégia, Direito, Regulação & Compliance, Finanças
25 de setembro de 2026 08H00
Investigações sobre práticas abusivas colocam em evidência a necessidade de repensar a relação entre instituições financeiras e consumidores. Em um ambiente marcado por inovação digital e alta demanda por crédito, a transparência deixa de ser apenas uma obrigação regulatória e passa a ser condição essencial para a sustentabilidade do setor.

Rodolfo Takahashi - CEO da Gooroo Crédito

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
24 de setembro de 2026 19H00
Das reflexões de Amy Edmondson sobre segurança psicológica aos alertas de Michael Long sobre a economia da atenção, passando pelas provocações de Paul Goldsmith e Deepika Chopra, a última edição do Mind Summit revelou um ponto em comum: o futuro do trabalho dependerá menos da capacidade das máquinas e mais da nossa habilidade de preservar aquilo que nos torna humanos em meio à aceleração tecnológica.

Jorge Inafuco - Sócio-diretor da empresa LEADERS LAB Treinamento e Consultoria, Professor e Consultor HSM

7 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance, Estratégia
24 de setembro de 2026 14H00
Enquanto grupos como Casas Bahia, Americanas e Braskem recorrem abertamente a processos de reestruturação para preservar suas operações, muitos empresários de médio porte ainda enxergam a Recuperação Judicial como um sinal de fracasso. O artigo questiona essa percepção e mostra por que, em muitos casos, o verdadeiro risco não está na recuperação em si, mas em esperar tempo demais para enfrentar a crise.

Aislan Campos Rocco - Advogado, Sócio na Barroso Advogados Associados

7 minutos min de leitura
Marketing & growth
24 de setembro de 2026 08H00
As empresas acumulam volumes crescentes de dados, tecnologias e ferramentas para entender o consumidor. Ainda assim, muitos clientes continuam sentindo que não são realmente compreendidos. Nesse cenário, o papel do marketing evolui: deixa de ser apenas uma função de comunicação para se tornar um elo estratégico comportamento, experiência e crescimento do negócio.

Ana Flavia Martins - CMO da Algar

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de setembro de 2026 13H00
O crescimento da população acima dos 60 anos está alterando padrões de consumo, comportamento e bem-estar em velocidade crescente. Para as empresas, o desafio não é criar soluções para idosos, mas compreender como a própria noção de envelhecimento está mudando e quais oportunidades surgem a partir dessa nova realidade.

Felipe Calbucci - CEO LATAM da TotalPass

Oferecido por: TotalPass
2 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
23 de setembro de 2026 08H00
A crescente complexidade regulatória da armazenagem e distribuição de agroquímicos elevou o nível de responsabilidade das empresas do setor. O que antes era visto como uma exigência burocrática agora impacta diretamente a sustentabilidade financeira, jurídica e reputacional das organizações.

Antonio Sousa - Gerente corporativo de HSE da Bravo Serviços Logísticos

3 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
22 de setembro de 2026 14H00
Ao eliminar distorções fiscais e reduzir a antecipação do recolhimento do ICMS em determinados produtos, as novas regras trazem mais equilíbrio tributário para fabricantes e distribuidores. A mudança não reduz necessariamente a carga tributária, mas pode melhorar o fluxo de caixa, simplificar operações e impulsionar a competitividade do setor.

Alexandro Ferreira de Souza - Superintendente de Planejamento Econômico e Financeiro da Termomecanica

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de setembro de 2026 08H00
Durante anos, as empresas disputaram espaço na tela dos usuários por meio de aplicativos, portais e plataformas digitais. Agora, a ascensão das interfaces de inteligência artificial inaugura uma nova lógica: em vez de buscar atenção, os softwares passam a competir para estar presentes no momento exato em que uma decisão é tomada.

Fulvio Mascara - Head global de inovação da Foursys

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
21 de setembro de 2026 14H00
Da carta assinada por milhares de pesquisadores aos recentes pedidos de desaceleração feitos por líderes da OpenAI, Anthropic e DeepMind, cresce o debate sobre os riscos e os limites da inteligência artificial. O desafio talvez não seja decidir se devemos continuar avançando, mas descobrir como fazê-lo sem perder o controle do rumo que estamos escolhendo.

Marcel Nobre - CEO da BetaLab, Professor, Pesquisador e Keynote Speaker de inovação e novas tecnologias

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução