Uncategorized

Como o crowdfunding promove a inovação

Estudo comprova: o uso certo do financiamento coletivo pode aumentar a chance de êxito de um novo produto ou serviço
são professores de marketing no Poole College of Management, da University of North Carolina

Compartilhar:

O crowdfunding (ou financiamento coletivo) está influindo na maneira pela qual os empreendedores lançam novos produtos. Acompanhamos mais de 200 projetos de tecnologia, design de produtos, hardware e videogames que fizeram campanhas no Kickstarter e, juntos, obtiveram mais de US$ 17 milhões de cerca de 239 mil apoiadores. E dois elementos se mostraram especialmente relevantes: 

**1. Abertura a ideias**

Em geral, quanto maior o nível de abertura, melhor o desempenho futuro do produto. Estratégias de inovação que promovem a abertura incluem buscar fontes externas de informações, como clientes, fornecedores, distribuidores e universidades. 

**2. Mais apoiadores**

A quantidade de apoiadores que um projeto consegue atrair é um importante indicador das chances futuras do produto no mercado, mais significativa até do que o montante que se consegue levantar por meio da campanha de financiamento. Isso acontece porque a importância de cada um dos apoiadores vai além de quanto ele consegue desembolsar. Essas pessoas dão retorno sobre o produto em desenvolvimento e tendem a ser ótimos divulgadores. Como atrair um número maior de apoiadores? Jamais fazer campanha quando a maior parte das atividades de desenvolvimento do produto já estiver concluída. Os apoiadores potenciais valorizam o fato de participarem do esforço que leva ao produto final, e é preciso cultivar isso. 

> **RECOMENDAÇÕES AOS EMPREENDEDORES**
>
> 1.  Abrir-se a ideias de fora. Para isso, o empreendedor deve buscar de maneira proativa sugestões de clientes, fornecedores, especialistas do mundo acadêmico, organizações profissionais e apoiadores do financiamento coletivo. Não se deve pedir apenas dinheiro aos apoiadores, mas também que compartilhem suas ideias. 
>
> 2. Realizar a campanha de financiamento logo no início do desenvolvimento do novo produto. Os potenciais apoiadores querem participar do processo desde o início. 
>
> 3. Estruturar a campanha para atrair o maior número possível de apoiadores, até mesmo aqueles que vão contribuir com pequenas somas. 
>
> 4. Manter os apoiadores informados sobre a evolução do produto

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)