Uncategorized

Como o crowdfunding promove a inovação

Estudo comprova: o uso certo do financiamento coletivo pode aumentar a chance de êxito de um novo produto ou serviço
são professores de marketing no Poole College of Management, da University of North Carolina

Compartilhar:

O crowdfunding (ou financiamento coletivo) está influindo na maneira pela qual os empreendedores lançam novos produtos. Acompanhamos mais de 200 projetos de tecnologia, design de produtos, hardware e videogames que fizeram campanhas no Kickstarter e, juntos, obtiveram mais de US$ 17 milhões de cerca de 239 mil apoiadores. E dois elementos se mostraram especialmente relevantes: 

**1. Abertura a ideias**

Em geral, quanto maior o nível de abertura, melhor o desempenho futuro do produto. Estratégias de inovação que promovem a abertura incluem buscar fontes externas de informações, como clientes, fornecedores, distribuidores e universidades. 

**2. Mais apoiadores**

A quantidade de apoiadores que um projeto consegue atrair é um importante indicador das chances futuras do produto no mercado, mais significativa até do que o montante que se consegue levantar por meio da campanha de financiamento. Isso acontece porque a importância de cada um dos apoiadores vai além de quanto ele consegue desembolsar. Essas pessoas dão retorno sobre o produto em desenvolvimento e tendem a ser ótimos divulgadores. Como atrair um número maior de apoiadores? Jamais fazer campanha quando a maior parte das atividades de desenvolvimento do produto já estiver concluída. Os apoiadores potenciais valorizam o fato de participarem do esforço que leva ao produto final, e é preciso cultivar isso. 

> **RECOMENDAÇÕES AOS EMPREENDEDORES**
>
> 1.  Abrir-se a ideias de fora. Para isso, o empreendedor deve buscar de maneira proativa sugestões de clientes, fornecedores, especialistas do mundo acadêmico, organizações profissionais e apoiadores do financiamento coletivo. Não se deve pedir apenas dinheiro aos apoiadores, mas também que compartilhem suas ideias. 
>
> 2. Realizar a campanha de financiamento logo no início do desenvolvimento do novo produto. Os potenciais apoiadores querem participar do processo desde o início. 
>
> 3. Estruturar a campanha para atrair o maior número possível de apoiadores, até mesmo aqueles que vão contribuir com pequenas somas. 
>
> 4. Manter os apoiadores informados sobre a evolução do produto

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura