Diversidade

Como o protagonismo feminino pode agir em áreas tradicionalmente masculinas

Mais assíduas na internet e com poder de decisão de compra maior, elas são essenciais na digitalização de setores ainda pouco conectados e, em geral, liderados por homens
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

As mulheres estão mais presentes que os homens na internet. Essa é uma das conclusões da pesquisa [Elas: Comportamentos e barreiras](https://www.linkedin.com/smart-links/AQHdhIDS5omSRQ/3cf2641e-fa6e-42b7-b7db-5422aaf355f1), divulgada no início de maio pela Nielsen, líder global em insights de audiência, dados e análises, em parceria com Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online.
De acordo com o levantamento, 90% do público feminino consultado usa a internet diariamente. Entre os homens, a taxa é de 83%.

Num contexto em que sete em cada dez empresas atuam nas redes sociais, nos aplicativos ou na internet para impulsionar suas vendas, segundo dados da FGV, não podemos mais ignorar o poder de influência e protagonismo das mulheres. É um desafio ainda maior para setores pouco digitalizados e comumente liderados por homens, como o imobiliário.

Na última pesquisa elaborada pelo Instituto Mulheres do Imobiliário, em parceria com a maior plataforma multitarefa móvel da América Latina, PiniOn, identificamos que 35% dos contratos de financiamento já eram assinados pelas mulheres. Ao interpretar os dados sobre a conectividade do público feminino e o aumento da sua presença no acesso ao crédito, desenvolvi, em parceria com a fintech CrediAll Tech, a primeira linha de crédito imobiliário voltada exclusivamente para mulheres.

Além de taxas diferenciadas e serviços que facilitam o acesso ao crédito, o programa, que recebeu o nome de CrediAll Mulher, reverte parte dos ganhos da empresa à rede Mapa do Acolhimento, entidade que atua no combate à violência doméstica.

Outra frente potencial é a de eventos. Nos dias 29 e 30 de abril, o Instituto Mulheres do Imobiliário realizou o evento presencial Soma, com o objetivo de mostrar o setor “mais completo com as protagonistas”. Com mais de 30 palestrantes e uma audiência predominantemente feminina, os painéis destacaram como as principais executivas e influenciadoras do segmento transformam os dados em estratégias de negócios, ações de impacto e resultado de venda.

Esses casos práticos mostram a importância de interpretarmos os números do crescimento do protagonismo feminino e traduzi-los em ações, especialmente em setores em que elas se destacam, como a pesquisa da Nielsen apontou: música, notícias, séries e conteúdos relacionados à saúde e beleza. Além disso, em vestuário, alimentos e eletrônicos, as mulheres estão à frente dos homens na decisão de compra.

Pensar em soluções que atendam à demanda feminina é uma missão para as lideranças estratégicas que ainda enfrentam dificuldade em estabelecer e cumprir os percentuais mínimos de participação feminina nesses cargos. Resta saber se a mesa em que as decisões estratégicas e os desenhos de produtos de nicho para o público feminino acontecem é composta, também, por executivas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando um legado familiar redefine um pedaço da cidade

Construído sobre a área que durante décadas abrigou a fábrica e a recreativa da Tigre, o Cidade das Águas nasceu de uma pergunta pouco comum ao mercado imobiliário: antes de erguer torres, que tipo de bairro vale a pena construir?

A energia invisível da liderança – revelando a verdadeira natureza do “Ki” irradiado por Masao Ogura, da Yamato Transport

Da criação do Takkyubin à reinvenção da logística japonesa, a história de Masao Ogura, responsável por transformar a Yamato Transport em um dos maiores cases de inovação logística do Japão. Este artigo revela como os princípios das artes marciais podem oferecer novas perspectivas sobre cultura organizacional, inovação, tomada de decisão e liderança em tempos de transformação.

Inovação & estratégia
7 de junho de 2026 08H00
Este artigo mostra como falhas operacionais e desintegração de sistemas ainda geram perdas bilionárias - e por que a inteligência artificial pode transformar a eficiência em vantagem estratégica no setor elétrico.

Gilson Paulillo - Diretor comercial da Pagar

2 minutos min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A longevidade deixou de ser apenas um dado demográfico para se tornar questão de governança

Fran Winandy

0 min de leitura
Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de junho de 2026 13H00
Quando bem interpretados, os sinais do comportamento das equipes deixam de ser rotina e passam a revelar o que realmente sustenta performance, engajamento e resultado.

Natalia Ubilla - Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

4 minutos min de leitura
ESG
6 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra por que a inclusão de pessoas com deficiência ainda não evoluiu de obrigação legal para estratégia de negócio nas organizações brasileiras.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

6 minutos min de leitura
Liderança
5 de junho de 2026 16H00
Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

François Bazini - CMO e Consultor

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de junho de 2026 08H00
Como o Brasil chegou à NR1 e por que esta pode ser nossa última chance de acertar?

Thais Requito - Palestrante, consultora e pesquisadora em saúde mental e trabalho sustentável

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de junho de 2026 14H00
Ao refletir sobre a evolução da indústria têxtil, o autor propõe uma mudança de lógica: mais do que investir em máquinas, a competitividade passa a depender do valor real que a tecnologia entrega ao longo do tempo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
4 de junho de 2026 08H00
O próximo desafio da liderança não é tecnológico - é aprender a liderar humanos e máquinas na mesma mesa.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
3 de junho de 2026 15H00
Quando a IA vira solução antes de existir o problema, o resultado tende a ser irrelevante. Este artigo mostra por que o erro das empresas não está na tecnologia, mas na ordem das decisões

Osvaldo Aranha - Chief AI Strategist, Palestrante, Mentor e Conselheiro

5 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança, Marketing & growth
3 de junho de 2026 08H00
Em meio à obsessão por crescimento, este artigo propõe uma mudança de perspectiva: não é o quanto a empresa cresce que define seu sucesso, mas sua capacidade de transformar expansão em valor real e sustentável ao longo do tempo.

Alexandre Costa - Gerente de Estratégia Financeira, Pricing e Revenue Management

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo